As mulheres estão cada vez mais lançando empresas e empreendendo no brasil. Segundo o boletim do governo federal no primeiro quadrimestre de 2021, foram abertas 1.392.758 empresas, o que representa um aumento de 17,3% em relação ao último quadrimestre de 2020, além de aumento de 32,5% quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2020.
Apenas no ano de 2020 houve um aumento de 40% em empresas abertas por mulheres.
O caminho para o próprio negócio é uma alternativa para a fonte de renda familiar em meio à pandemia do Covid-19.
O SEBRAE oferece algumas dicas válidas sobre como começar a empreender em 6 passos.
1. Escolha que negócio pretende abrir
Se tornar um empreendedor começa com a escolha certa do negócio a abrir. Confira sugestões ou consulte ideias de negócios e tipos e ramos. Verifique o que é preciso para montar um negócio e veja como o SEBRAE classifica a atividade escolhida.
2. Você precisa ter o perfil necessário
É preciso ter o perfil empreendedor conhecendo a realidade do mercado e organizando planos de negócio. O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, dos produtos e define as suas ações como empreendedor.
É por ai que você consegue informações sobre sua área de atuação descobrindo quais os pontos fracos do mercado.
3. Junte o máximo de informações possíveis
O pretendente a empresário precisa realizar uma pesquisa de mercado, identificando onde vai abrir o negócio e quais serão seus concorrentes, fornecedores e clientes.
É preciso identificar as necessidades dos clientes. Ter estes dados é extremamente importante para consolidar o projeto.
Obviamente outra informação necessária é quanto a gestão financeira. Trata-se de várias ações e procedimentos que necessitam de planejamento, análise e controle de atividades financeiras.
A ideia é aumentar o valor do patrimônio por meio de lucro.
Por fim a propaganda ou Marketing. Este conjunto de atividades com intuito de satisfazer os desejos do consumidor final.
É preciso entender o que leva o consumidor a comprar. É por meio da propaganda que as empresas conquistam seus clientes.
4. Organização
Sim a organização é de grande importante. Não adianta apenas coletar as informações, elas precisam estar organizadas construindo um plano de negócios e definindo estratégias claras para se posicionar no mercado.
5. Obter crédito
É preciso obter dicas de gestão financeira e de como conseguir recursos financeiros para as necessidades empresariais. Você poderá obter auxílio com o seguinte:
Fornecedores e prazos para pagamento;
Financiamento e análise das necessidades
Renegociando o pagamento de empréstimos
Escolhendo o melhor financiamento para seu negócio
Estabelecendo garantias para obter crédito
6. Finalmente coloque a mão da massa
Registre o negócio de tornar ele uma realidade. Acesso a nossa página sobre o que é necessário para formalizar o empreendimento, você irá encontrar dicas sobre como registrar a sua empresa, sua marca e patentes, dicas para sua formalização e um passo a passo para entender as diferentes constituições das empresas.
Grande parte das empreendedoras iniciam ou permanecem por um bom tempo sem formalizar o seu trabalho. No entanto, sabemos que isso é algo fundamental para fazer uma empresa crescer no mercado, não é mesmo?!
Ter um MEI ou ME irá garantir todos os seus direitos e também vantagens na contratação de empréstimos ou financiamentos.
Depois, é preciso que busquem uma instituição financeira de sua confiança para abrir uma conta bancária. Como um bom exemplo, a Cora oferece aos seus clientes contas digitais gratuitas, cartões de crédito exclusivos para pessoa jurídica, a emissão de boletos, e muito mais.
7. Revenda de produtos tem sido um ótimo inicio. Principalmente Lingerie e produtos eróticos.
Existem lojas especializadas no atacado de produtos e artigos de sex shop que têm aumentado muito as vendas para mulheres que querem abrir seu próprio negócio.
Os artigos eróticos em sua maioria têm custo bastante acessível e são relativamente fáceis de vender.
Lojas como a Misex possuem um preço bastante acessível e condições de pagamento que permitem as futuras empresárias adquirir um estoque inicial de produtos e vender em Market Places, redes sócias, salões de beleza e em diversos outros locais.