Confira as tendências de pagamentos mais utilizadas para melhorar a experiência de compra do consumidor!
Você já foi em um estabelecimento e conseguiu realizar a compra sem tirar o cartão do bolso? Ou se tirou o cartão só precisou aproximá-lo da maquininha?
A tecnologia contactless ou de aproximação está impulsionando a tendência de pagamentos sem o cartão presente, o que ajuda a aumentar as vendas e traz mais comodidade para o cliente, já que pode ser feito de qualquer dispositivo, desde um cartão black até um smartwatch.
E o interessante é que a famosa bandeira de cartões Mastercard é a que está investindo forte em recursos tecnológicos para que os cartões com as suas bandeiras possuam essa categoria de pagamento.
Entenda mais neste artigo sobre como isso está sendo feito e de que maneira essa tendência pode ajudar na experiência de compra do consumidor.
Mudanças que estimularam as tendências
Com a evolução que a tecnologia trouxe com novas startups no ramo financeiro, muitas transformações foram feitas no mercado de cartões.
Uma delas foi a forma de realizar as entregas de soluções para os clientes. Em entrevista ao site NeoFeed, o João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard no Brasil e cone sul, constatou que o mercado de cartões passou a trabalhar de forma colaborativa com outros parceiros, pois dessa maneira foi possível trazer diversas soluções para melhorar a experiência dos consumidores com os cartões.
A solução parou de ser entregue de um para um, e virou uma entrega de muitos para um, afinal de contas, quanto mais cabeças pensantes estão em um projeto, mais alta é a probabilidade de entregar aquilo que o cliente mais deseja.
Cartão não presente no momento da compra
Essa é uma tendência que está ficando muito famosa, pois ela pode suprir uma demanda que os consumidores atuais têm de experimentar formas diferentes e cada vez melhores de realizar suas compras.
A experiência de compra com o cartão não presente acontece quando uma transação é concluída sem necessitar que o cartão ou o titular dele estejam presentes no momento da compra.
Um exemplo bem comum de compra com cartão não presente é a utilização de carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay para realizar pagamentos pelo celular.
Para conseguir isso, as empresas precisam ter certeza de que a experiência de compra do cartão não presente tenha o mesmo nível de segurança da compra com o cartão presente. Isto será feito com um forte investimento em tecnologia para garantir que a pessoa que realiza a transação está autorizada pelo titular.
A Mastercard, por exemplo, comprou uma empresa de segurança e inteligência artificial, a NuData, que consegue identificar o titular do cartão a partir de comportamentos como, por exemplo, a forma que a pessoa pega o celular e os aplicativos que ela usa.
Aposta forte na tecnologia contactless
As empresas já estão percebendo que investir na experiência de compra do consumidor é a chave para conseguir aumentar as suas vendas. E para essa experiência ser realmente boa, a aposta da vez é facilitar os meios de pagamentos, deixando-os mais rápidos e seguros.
Para isso, a tecnologia de cartões contactless pode ajudar. Com eles, os consumidores conseguem realizar o pagamento das suas compras apenas aproximando o cartão da maquininha, sem precisar inserir senha.
Esse tipo de pagamento já é bem comum em transportes públicos, por exemplo, mas a Mastercard acredita que trazer essa tecnologia para o comércio pode ajudar a impulsionar as vendas dos comerciantes.
O interessante é que a tecnologia contactless é algo que pode ser adaptada para outros dispositivos além do cartão, como óculos, pulseiras, celulares e relógios inteligentes.
Esse meio de pagamento é bom tanto para o consumidor quanto para o comerciante que além de pagar taxas menores nas transações de débito conseguem ter a tecnologia sem grandes investimentos em novos hardwares, já que ela se adapta aos terminais de vendas já utilizados pelos comerciantes.
Com a pandemia muitas pessoas perceberam a importância da tecnologia no dia a dia e como ela pode nos ajudar a realizar as tarefas mais simples como, pagamentos mais rápidos. A Mastercard está seguindo uma estratégia inteligente em se adaptar às tecnologias emergentes e assim crescer com elas.