O dia a dia das farmácias online é repleto de desafios que são acentuados pela eficiência e rapidez que as transações e compras online exigem.
Atendimento no chat, no WhatsApp, envio de entregas delivery e até mesmo entregas para outras cidades são processos que devem estar em constante atualização a fim de sempre entregar a melhor experiência ao consumidor.
Com tantos processos a serem monitorados, é natural que outras áreas acabem ficando um pouco de lado até que tudo esteja bem alinhado.
Mas a verdade é que esses processos podem e devem andar juntos, a fim de que as melhorias ocorram de maneira simultânea e para que outras áreas importantes da gestão da farmácia online não fiquem em defasagem por conta da atenção dada às demais.
Pensando em simplificar a rotina de gestores, gerentes de marketing e profissionais responsáveis pela comunicação de farmácias online, elaboramos um guia com 10 estratégias de marketing para conquistar a confiança e fidelizar os clientes.
1) Tenha um diferencial
O primeiro passo para se destacar em um setor considerado saturado é possuir um diferencial de mercado.
Este diferencial pode estar nos produtos oferecidos, no atendimento, no marketing e até mesmo na forma que a sua farmácia online entrega as compras.
Lembre-se que um dos fatores principais para que o seu diferencial seja conhecido entre os clientes é comunicá-lo por meio de ações de marketing e ações práticas.
O seu diferencial deve estar refletido em todas as atividades realizadas pela sua farmácia online, sendo que o marketing vem apenas para reforçar o que você já faz na prática.
Não esquece!
2) Coloque o consumidor no centro da estratégia
Colocar o consumidor no centro da estratégia não é tarefa fácil, principalmente para as empresas que já estão há anos no mercado, que nasceram e cresceram com as estratégias focadas no faturamento e lucro.
Empresas que têm o consumidor no centro costumam ter níveis altos de satisfação, além de terem um público fiel, que se sentem realizados em consumir aquele negócio/marca.
3) Conheça seu público
Conhecer o seu público é imprescindível para criar estratégias realmente efetivas. Ferramentas como Instagram e Facebook, quando utilizadas no modo para empresas, costumam oferecer relatórios que podem auxiliar nesse processo de entender quem é o seu público-online.
Ao mesmo tempo, contar com profissionais especializados para te ajudar a atingir o público que você deseja pode fazer toda diferença no sucesso da sua estratégia.
4) Utilize o recurso de geolocalização
Estar nos principais canais nem sempre significa que você será encontrado com facilidade. Para isso acontecer, utilizar recursos de localização e impulsionamento de publicações por localidade e região pode garantir que seus anúncios tenham desempenho altamente satisfatório.
5) Tenha um e-commerce intuitivo
Nada é pior para pessoas navegando online do que um site difícil de navegar. Para e-commerces, isso é ainda pior, visto que o objetivo do site é conduzir o cliente até a finalização da compra.
Por isso, as farmácias online devem manter um processo constante de melhorias a fim de aprimorar a navegabilidade e garantir que os clientes estão obtendo a melhor ou mais fácil experiência de compra possível.
6) Faça anúncios estratégicos
Seja nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok) ou no Google, é fundamental para uma boa estratégia de anúncios que o público e as peças criadas sejam bem segmentadas.
Na prática, significa que aquele anúncio genérico tem chances muito grandes de não atingir ninguém, enquanto um anúncio segmentado sobre um produto específico tem chances de ter sucesso e atingir às pessoas a quem ele interessa.
7) Invista no atendimento
A verdade é que para muitas pessoas, a qualidade do produto e o tipo de atendimento oferecido são grandes fatores de decisão, por isso, garantir que todos os níveis de atendimento da sua farmácia online sigam preceitos de qualidade estabelecidos será um diferencial.
Lembre-se: o atendimento é um dos grandes diferenciais que fazem as pessoas retornarem ao mesmo estabelecimento por anos – mesmo que os preços não sejam os mais baratos.
8) Capacite os funcionários
De nada adianta investir em marketing, em diferenciais e em produtos de qualidade se a etapa de atendimento é feita por profissionais que não estão capacitados para atender com a excelência que a sua farmácia online propõe.
O treinamento de funcionários é imprescindível nesse processo e deve passar por atualizações constantes ou anuais, acompanhadas de feedbacks sobre o desempenho e o que pode ser melhorado.
Estabelecer procedimentos padrões, mensagens e falas pré-determinadas pode auxiliar os colaboradores neste desafio.
9) Valorize os profissionais e fornecedores
A forma como a sua farmácia online se relaciona com os funcionários e fornecedores também aparecerá, naturalmente, como um reflexo nas ações de trabalho.
Por isso, ter um bom relacionamento em todos os níveis da empresa é uma maneira de fortalecer a cultura da sua farmácia online, de maneira que o atendimento atencioso com o cliente no centro seja um reflexo do propósito do seu negócio.
10) Compartilhe conteúdos interessantes
Por fim, compartilhar conteúdos que sejam do interesse do seu público é uma estratégia eficiente para se manter presente na rotina e na vida dos clientes sem precisar criar ofertas, promoções e fazer tentativas de vendas constantes que podem deixar o cliente saturado.
Os conteúdos devem ter o objetivo de demonstrar benefícios do produto na vida do consumidor, explicando informações de maneira objetiva e sem fatos enganosos.
Vamos colocar essas dicas em prática?