Cada vez mais, profissionais no Brasil e no mundo estão trabalhando home office. E de acordo com pesquisas recentes, a tendência é que esta modalidade de trabalho siga crescendo nos próximos anos.
Agora, para ser de fato produtivo e eficiente no home office, existem algumas dicas, oito para sermos mais exatos, que você precisa saber!
Portanto, se você quer trabalhar da sua casa, sem ter o seu desempenho afetado negativamente, confira, com atenção, as dicas que separamos a seguir. Com certeza elas irão te ajudar!
Como ter um home office eficiente: 8 dicas fundamentais
Dica 1: rotina
O home office envolve um certo período de adaptação. Não será de um dia para o outro que você estará com tudo organizado e com os níveis de performance lá em cima.
Sendo assim, para ajudar neste aspecto, é essencial que você comece estabelecendo uma rotina de trabalho.
Então, defina horários. Organize e planeje o seu dia.
Você verá que com o passar das semanas, você estará mais adaptado a uma rotina e, assim, conseguirá ser mais produtivo e eficiente!
E isso é só começo!
Dica 2: local adequado
Trabalhar na cama ou no sofá, é algo tentador para muitas pessoas que trabalham em home office. Porém, em termos de eficiência e produtividade, eles definitivamente não são os lugares mais adequados…
Para conseguir trabalhar bem, com foco e concentração, e desempenhar a sua função da melhor forma possível, você precisa de um local adequado.
E este local precisa, principalmente, ter um espaço apropriado para você colocar/organizar as suas coisas, ser o mais sossegado possível, ou seja, livre de distrações e perturbações, e ficar perto de uma janela (você entenderá o porquê na dica 3).
Portanto, analise muito bem em qual cômodo e em qual espaço você pode estabelecer o seu ambiente de home office, ok?
E uma dica extra para este assunto:
Como sabemos, nem todo mundo consegue trabalhar em um ambiente calmo e silencioso. Por isso, uma boa solução é pegar um fone de ouvido (ou um headphone) e colocar músicas relaxantes, instrumentais, para ouvir.
Assim, você conseguirá isolar o barulho e os ruídos externos, e conseguirá ter mais foco e concentração para fazer o que precisa.
Dica 3: iluminação
A luz natural, isto é, aquela que vem de fora, é extremamente importante para o seu home office – por isso que dissemos anteriormente que o seu local de trabalho precisava ficar perto de uma janela.
Assim, além de ter uma iluminação adequada para trabalhar, você poderá deixar o ambiente mais ventilado e arejado, e ainda conseguirá economizar, pois não será necessário manter as luzes acesas o tempo todo.
Agora, como sabemos, em dias chuvosos, nublados, ou caso você trabalhe a noite, a iluminação natural não será tão eficiente.
Por isso, é importante também que você invista em iluminação artificial, em boas lâmpadas de LED e em uma luminária de mesa, para utilizar em seu home office.
E caso você queira deixar a iluminação do seu ambiente mais profissional e harmoniosa, vale a pena investir em um projeto luminotécnico.
Com este projeto, profissionais farão análises e estudos em seu ambiente, de modo a posicionar e instalar os pontos de iluminação da melhor forma possível.
Dica 4: mesa
Outra dica fundamental para você ter um home office mais eficiente, é ter uma mesa adequada para poder trabalhar.
Afinal, você precisa de uma peça de mobiliário que tenha uma boa altura (atentando-se à ergonomia) e que tenha um bom espaço para colocar seus materiais (computador, notebook, teclado, mouse, fone, papéis, canetas, etc.).
Portanto, invista em uma boa mesa para o seu home office, ok? Hoje em dia, opção é o que não falta. Tem para todos os bolsos e gostos.
Dica 5: cadeira
Outro item extremamente importante para o seu trabalho em casa, é a cadeira. Isso porque, você irá passar horas e mais horas do seu dia sentado nela.
Então, procure adquirir uma cadeira que seja de qualidade, que seja confortável e ergonômica, ou seja, que tenha apoios e que você possa regulá-la, de modo a ficar com uma postura adequada ao trabalhar.
Dica 6: decoração
Uma grande vantagem do home office, é que você pode decorar o seu ambiente de trabalho do jeito que quiser.
Portanto, aproveite isso para criar um ambiente com a sua cara.
Você pode pintar as paredes com uma cor que gosta, pendurar quadros, colocar algumas plantas, ou ainda, instalar nichos/prateleiras, o que inclusive, pode ajudar na organização das suas coisas – e isso nos leva para a próxima dica!
Dica 7: limpeza e organização
Trabalhar em um local sujo e bagunçado, definitivamente não é a melhor escolha em termos de eficiência e produtividade. Tais circunstâncias atrapalham, distraem.
Portanto, para não ter problemas em sua performance, procure manter o seu ambiente de home office sempre limpo e organizado.
Quanto mais limpo e organizado for o seu ambiente e o seu espaço, mais o seu trabalho fluirá.
Dica 8: pausas
Por fim, mas não menos importante, outra dica que você deve considerar para o seu home office ser eficiente, é fazer algumas pausas ao longo do dia.
Isso porque, você não é uma máquina ou um robô. Nenhum ser humano é 100% do tempo produtivo. O corpo e a mente precisam de alguns momentos de descanso.
Não há quem aguente trabalhar oito horas sem nenhuma pausa, sem nenhum intervalo.
Portanto, em sua rotina de trabalho, estabeleça alguns momentos de pausa, tanto no período da manhã quanto no período da tarde. E para isso, você pode configurar alguns alarmes em seu celular para te lembrar.
E nessa pausa, que pode durar cinco, dez, quinze minutos, aproveite para relaxar, para se alongar, meditar, tomar um café e/ou comer algo.
Assim, ao voltar a trabalhar, você se sentirá mais disposto e revigorado!
Dicas bônus
Para finalizar, uma dica bônus que você precisa considerar para ter um home office produtivo e eficiente, é beber bastante água todos os dias.
Isso porque, a hidratação é extremamente importante para a saúde, para a memória e para o foco.
Portanto, tenha em sua mesa uma garrafinha e hidrate-se diariamente, ok?