Não podemos negar que uma das principais motivações de um vendedor é o dinheiro. É por ele que esses profissionais lutam dia após dia para bater metas e concluir vendas com frequência.
Então, se um vendedor quer, de fato, gerar riqueza, ele consegue. No entanto, é importante que ele se dedique para isso, se apoiar em talento, dom ou “jeito para a coisa” – como muitos dizem – não levará ele a lugar nenhum.
Para gerar riqueza no mundo das vendas é preciso ser um vendedor de alta performance, aquele que fecha negócios com facilidade, atrai clientes e tem um nível de conversão impressionante. Assim é possível gerar riqueza nesse meio. Contudo, como você pode imaginar, não é tão simples se tornar um vendedor de alta performance – se fosse, todos seriam e já estariam ricos com a atividade.
Há milhares de profissionais que têm produtos incríveis nas mãos, no entanto, não conseguem fechar boas vendas. Por outro lado, há aqueles profissionais que conseguem vender até vento de tão bons que são.
Como chegar nesse nível? Essa é a grande questão. A gente tem a resposta para ela, mas você precisará se esforçar bastante e se dedicar todos os dias – neste ponto muitos desistem.
Se você ainda está aqui, é porque realmente deseja isso, mesmo com o aviso acima. Portanto, a resposta é: para ser um vendedor de alta performance é preciso estudar as principais técnicas de vendas.
Dessa forma você saberá como conduzir um consumidor no funil de vendas e começar a vender muito. Elas utilizam gatilhos mentais e metodologias que são conhecidas há anos no mundo da psicologia.
As técnicas de vendas são perfeitas para quem deseja aumentar seus resultados. Conhecê-las fará do vendedor um profissional mais preparado, com um olhar técnico para a ação de vender.
Sendo assim, conhecer as principais técnicas de vendas levará um vendedor ao sucesso. Como aprender tudo isso? Continue lendo este conteúdo e saberá das principais técnicas deste segmento.
Técnicas de vendas para você se aperfeiçoar
Antes de falarmos sobre as técnicas de vendas propriamente ditas, é importante ressaltar que o estudo sobre elas deve ser constante. O vendedor deve estar antenado a qualquer metodologia nova que surgir, inclusive,
O mais recomendado por especialistas é que o vendedor continue estudando e testando essas técnicas ao longo da sua carreira até que ele encontre o que faz mais sentido para ele e o seu segmento.
Com o passar do tempo, o profissional encontrará o seu próprio método, o qual é eficiente e otimizado para as suas principais atividades, necessidades e habilidades – afinal, o mundo das vendas é muito grande.
Não dá para generalizar de que se todos aplicarem determinada técnica, todos terão sucesso. Isso é impossível. Então, uma dica é realmente ir testando as técnicas que verá a seguir até encontrar o seu próprio método.
Conheça o produto que está vendendo
Parece óbvio, mas muitos vendedores não entendem o que estão vendendo, para que servem, qual necessidade ele supre. Com isso, eles não conseguem convencer o próximo de que aquilo é realmente bom e necessário.
É lógico: se nem o vendedor acredita naquilo, quem dirá o cliente. Então, a primeira técnica é se aprofundar no produto (ou serviço), usá-lo, entender tudo sobre ele. Com isso o vendedor não é pego de surpresa e está mais preparado para o mercado.
Foque sempre nos benefícios
Uma técnica importante é focar nos benefícios daquilo que está sendo vendido. Sem aumentar, mentir ou manipular o consumidor, apenas dizer como aquele produto pode ajudá-lo no dia a dia.
Cerca de 70% dos consumidores compram algo para sanar uma necessidade. Portanto, outra técnica é focar nessa dor e explicar como o produto vai ajudar o cliente.
É uma boa medida de persuasão, a qual aumenta os níveis de conversão dos vendedores.
Se conecte com o cliente e crie uma relação de confiança com ele
Uma dica para os vendedores é sempre ouvir o seu cliente, escutar mesmo, dar toda a atenção ao que está sendo dito.
Com isso, o profissional terá em mãos tudo aquilo que precisa para se conectar verdadeiramente com o cliente. Ou seja, suas dores, necessidades, o que mais gosta, entre outros dados.
Em seguida, o vendedor pode passar informações personalizadas e até mesmo relatos de experiências anteriores.
Assim ele criará uma conexão com o cliente, o qual confiará mais no trabalho do profissional e nas suas boas intenções. Essa é uma técnica extremamente importante e eficiente.
Use gatilhos mentais em todas as vendas
Os gatilhos mentais são métodos eficazes de influência no comportamento humano, nestes casos, do hábito de consumo dos clientes. Estude gatilhos, como o de urgência, escassez e todos os outros para conseguir persuadir melhor os consumidores.
Pode perceber, os gatilhos mentais estão em qualquer lista com as melhores técnicas de vendas. Isso porque eles são realmente fundamentais para os processos de vendas.
Estude os gatilhos e formas de aplicá-los, isso levará sua carreira para outro nível.