Os tipos de indicadores de desempenho, ou KPIs, são fundamentais para mensurar o desempenho de qualquer negócio. Eles existem em vários setores, em várias funções e equipes, e têm o mesmo peso, independentemente de quem está monitorando.
No entanto, escolher os KPIs certos e específicos para acompanhar as mudanças, dependendo da função da equipe, ou da função de negócios pode parecer difícil, mas um software de planejamento estratégico pode ajudar a fazer esse monitoramento.
Isso porque, embora a maioria dos empresários saiba a importância da seleção adequada de KPIs, muitos perdem oportunidades de rastreamento concentrando-se apenas em um tipo.
Por isso, continue lendo este artigo sobre os tipos de indicadores já que, entender como classificar seus KPIs, ajuda a ter um olhar mais completo do seu negócio e de seu desempenho.
Tipos de indicadores: o que são e para que servem?
Os tipos de indicadores de desempenho (KPIs) são metas quantificáveis destinadas a medir o escopo, o potencial do sucesso de uma empresa, ou objetivos de negócios atingíveis. Ou seja, eles revelam um pouco sobre a saúde e o sucesso de um negócio.
Essas medições de desempenho podem ajudar a indicar quais componentes do seu negócio são os mais benéficos para seu progresso, quais podem ajudar a otimizar seu desempenho, ou quais áreas de sua empresa podem precisar de trabalho.
Os KPIs, às vezes chamados de KSIs (ou indicadores-chave de sucesso), devem ser métricas quantificáveis que podem ser medidas regularmente para traçar o sucesso de um projeto ou operação de uma empresa como um todo.
Eles podem se aplicar a qualquer elemento do seu negócio, do marketing ao atendimento ao cliente, à satisfação dos funcionários e à saúde financeira. Para que você entenda melhor, vamos falar sobre os tipos de indicadores logo abaixo.
12 tipos de indicadores
Há uma variedade de tipos de indicadores que podem ajudar a medir o desempenho ou o progresso do seu negócio. Alguns tipos incluem:
Indicadores quantitativos
Os indicadores quantitativos são representados por números contínuos ou discretos, que podem ser proporções, porcentagens ou números inteiros que representam valores como escalas de classificação, dólares ou peso.
Esses indicadores são as medidas de desempenho quantificáveis mais diretas, pois apresentam valores numéricos diretos.
Indicadores qualitativos
Esses indicadores não são expressos numericamente, mas por meio de sentimentos ou opiniões. Uma pesquisa de satisfação do funcionário pode ser um exemplo de dados qualitativos, em que o desempenho é baseado em feedback.
Indicadores principais
Os indicadores principais são variáveis que podem ajudar a identificar tendências de longo prazo e possivelmente prever resultados futuros bem-sucedidos de seus processos de negócios.
Indicadores de atraso
Os KPIs de atraso comparam o desempenho atual de uma empresa em um campo específico com seu desempenho anterior no mesmo campo.
Indicadores de entrada
Os tipos de indicadores de entrada rastreiam os recursos necessários para produzir o resultado pretendido, como financiamento ou pessoal extra.
Os indicadores de entrada podem ajudar as empresas a acompanhar a eficiência com que estão usando seus recursos.
Indicadores de saída
Os indicadores de saída conseguem mensurar o sucesso ou fracasso das atividades da empresa, como o número de bens ou serviços criados por meio de um processo específico.
O crescimento da receita e a aquisição de novos clientes também indicam o desempenho do seu negócio.
Vejamos alguns exemplos de tipos de indicadores utilizados em diferentes áreas a seguir.
Tipos de indicadores: veja alguns exemplos
Os tipos de indicadores terão como alvo diferentes áreas, dependendo de como eles desejam crescer. Alguns exemplos de KPI incluem:
KPIs de clientes
Os KPIs de clientes demonstram o relacionamento de sua empresa com seus clientes e vice-versa.
Um exemplo de KPI de cliente é a retenção de clientes, que é o conceito de transformar clientes existentes em clientes recorrentes que continuam comprando de sua empresa, em vez de recorrer aos concorrentes.
KPIs operacionais
Os KPIs operacionais podem ajudar uma empresa a medir o grau de satisfação de seus funcionários em sua empresa.
Funcionários insatisfeitos podem causar uma maior taxa de rotatividade de funcionários, o que significa mais dinheiro que sua empresa gasta no treinamento de novos funcionários.
KPIs financeiros
Os KPIs financeiros podem ajudá-lo a medir a lucratividade ou a saúde financeira de sua empresa.
Coisas como margens de lucro líquido, margens de lucro bruto, contas a receber e taxa de rotatividade de estoque, são alguns dos melhores KPIs que estudam como sua empresa usa seus recursos, levando a um gerenciamento de dinheiro mais inteligente.
KPIs de marketing
O tráfego mensal do site, os leads qualificados e as taxas de conversão de call-to-action podem demonstrar como as campanhas de marketing da sua empresa estão tendo sucesso ou falhando.
Esses KPIs podem informar sua equipe de marketing como desenvolver ou melhorar sua estratégia atual.
KPIs de vendas
As taxas de conversão de lead para venda podem ser um bom indicador da eficácia do funil de vendas.
Além disso, um KPI, como o valor da vida útil do cliente, fornecerá uma visão geral de quanto dinheiro um cliente deve gastar com sua empresa durante a vida útil.
Como monitorar tipos de indicadores para o seu negócio
Estabelecer e monitorar os tipos de indicadores para o seu negócio pode ser um divisor de águas, já que você deve considerar os objetivos gerais e determinar os KPIs certos para medir o progresso pode levar algum tempo para descobrir.
Por isso, a sua empresa pode utilizar um software de planejamento estratégico , já que conta, em sua plataforma, com uma área de indicadores de desempenho personalizado, onde é possível cadastrar todos os KPIs de um negócio, avaliar e emitir relatórios.
Dessa forma, há a possibilidade de fazer demonstrações de resultados em reuniões, dividir com a equipe, além de criar insights para otimizações na empresa. E como tudo funciona em um só lugar, o gestor consegue ter uma visão melhor de todo processo.
Esse monitoramento, então, permite analisar se a empresa está no caminho certo, se os objetivos estratégicos podem ser alcançados, ou se já estão dando resultados.
À medida que você cresce e se expande, seus objetivos provavelmente também. Portanto, utilize tipos de indicadores para acompanhar o cenário em constante mudança do seu negócio.