Qualquer empresário sabe disso, mas vale lembrar. O sucesso de uma PME é quase inteiramente determinado pelas pessoas que compõem a equipe. Pela sua importância, e face a este ano que se inicia, não há nada melhor para o futuro a longo prazo de uma empresa do que tentar melhorar a satisfação dos trabalhadores sob a sua responsabilidade.
As ações devem ter como objetivo aumentar as oportunidades de crescimento profissional, sem esquecer aspectos tão importantes como a melhoria contínua da colaboração dentro da equipe e da comunicação.
Para tentar atingir esses objetivos, aqui estão nove iniciativas que qualquer empresário deve realizar para melhorar o fluxo de trabalho e a produtividade dos colaboradores através de um aumento da motivação.
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Lembre seu pessoal da visão e missão da empresa
Em um escritório tudo deve ser muito claro. Sem uma compreensão clara dos objetivos e da cultura da empresa, os funcionários correm o risco de ficarem perdidos e desmotivados. Para evitar isso, os membros da equipe devem ser lembrados do que a empresa representa e o que ela quer se tornar no futuro. Essa é a maneira mais simples de garantir que todos saibam qual é o seu papel dentro da empresa.
Defina as posições
Nós, brasileiros, somos acusados, e com razão, de sermos desorganizados e de perder muito tempo a descobrir o que temos de fazer e a fazer horas extraordinárias quando se descobre que não chegaremos a tempo para a apresentação de um produto ou serviço.
Solução? Defina e comunique claramente os papéis e responsabilidades dos membros da casa e esclareça quem são os líderes de equipe, que serão responsáveis por fazer tudo funcionar dentro dos departamentos.
Recompense os sucessos
Um colaborador deve se sentir valorizado e a melhor forma de conseguir isso é medindo constantemente o sucesso e avaliando o que está dando certo e o que não está, dentro da organização. Uma vez que as informações estejam disponíveis, os ajustes necessários devem ser feitos para melhorar globalmente.
Todos na empresa devem ter clareza sobre seus objetivos e saber que, se os atingirem, serão reconhecidos. Esses processos de avaliação de desempenho são fundamentais para aumentar a motivação e descobrir os melhores elementos dentro de uma estrutura.
Dê as ferramentas certas
Talvez você sinta vontade de trabalhar, mas eles podem ser retirados instantaneamente se você tiver problemas assim que chegar ao escritório, como o computador não funcionar ou não ter espaço para realizar seu trabalho. Todos esses detalhes devem ser cuidados e mimados pelo empresário se ele não quiser que a taxa de produtividade despenque.
Monitore e recompense os gerentes de nível médio
Normalmente, os maiores problemas que os funcionários encontram têm origem em seu chefe direto. Essa pessoa é fundamental para que tudo dê certo, pois é o primeiro escalão gerencial que a base possui.
Portanto, não se concentre apenas em ter ótimas pessoas em cargos como vice-presidente ou CEO, vá um pouco mais abaixo na pirâmide e descubra se os líderes de equipe são os que aumentam a motivação das pessoas.
Não se esqueça do treinamento
Aprimorar e aumentar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores por meio de um programa de desenvolvimento no qual todos estão envolvidos também é essencial. E é que a formação ajudará a destacar talentos, melhorando o clima de satisfação no trabalho e promovendo o crescimento profissional.
Comunicar, comunicar é comunicar
As novas tecnologias permitem um fluxo de comunicação quase instantâneo. Aproveite e ofereça informações sobre o andamento do negócio aos seus colaboradores.
Mas não apenas sente-se em sua cadeira e aperte a tecla, mas levante-se, saia do escritório e converse cara a cara com as pessoas. Dessa forma, você será visto como um chefe mais próximo, não se escondendo em seu cubículo.
Priorize os recursos humanos
Um empregador está acostumado a pedir favores aos trabalhadores e, com poucas exceções, geralmente sempre tem uma resposta positiva. Portanto, se o contrário acontecer com você e um de seus funcionários precisar de um esforço extra da empresa, você deve responder rapidamente.
Não coloque o assunto no fundo da gaveta e deixe passar meses antes de oferecer uma solução. Seja proativo e crie um departamento de recursos humanos eficaz para resolver todas as situações de trabalho e pessoais de seu pessoal.
Faça reuniões regularmente
Os funcionários devem ter interação regular com os gerentes. Isso ajuda a ter uma visão global dos pontos fortes e fracos do negócio. Portanto, reserve um tempo em sua agenda pelo menos uma vez por mês para descobrir o que realmente está acontecendo dentro das paredes do seu negócio. Visite: Coworking Ribeirao Preto