Pensando em abrir uma clínica de estética? Se sim, este artigo irá te ajudar a formalizar seu negócio e também te ajudar no planejamento.
Como você já deve saber, o mercado brasileiro de beleza é o terceiro maior do mundo, e com toda certeza, é um ótimo segmento para quem está considerando empreender em 2022.
Além de todo o potencial do mercado de estética, também podemos considerá-lo como uma indústria estável e com apoio de grandes marcas, portanto, não sofre crises como em outros mercados.
Clínicas de estética estão se tornando cada vez mais comuns e atraentes para o crescente número de empreendedores que procuram fazer um negócio com a oferta de seus serviços.
Se você pensa em empreender nessa área, não se preocupe. Nós preparamos este artigo para você.
Passos para abrir um negócio de estética
Você sabe como iniciar sua operação em um negócio de estética? As chances de sucesso são grandes. Afinal, esta é uma indústria que está sempre trazendo novidades, e a demanda por serviço está aumentando dia após dia.
Mas para que você tenha sucesso em suas operações, você precisa ter um plano que o ajude a construir um negócio sustentável e com previsibilidade.
Ter noções de administração de negócio, localização do empreendimento, legislação são importantes para o sucesso do seu empreendimento.
Crie um plano de negócio
Iniciar um negócio é uma jornada emocionante. Quando se trata de um negócio de estética, é necessário ter cuidados. De fato, para que você tenha sucesso, você precisa ter muito planejamento.
Por isso, antes mesmo de realizar a abertura de empresa, você deve ter um plano de negócio. Esse é o primeiro passo para começar um empreendimento de sucesso.
Veja a seguir como fazer o seu plano de negócio:
Análise de mercado
Uma análise do mercado é uma das etapas que ajudam a definir seu plano de negócios.
Ela ajuda a ter mais informações sobre quais são seus clientes ideais, entender como funciona seu comportamento de compra e o principal: mais detalhes sobre seus concorrentes.
Estas informações podem ser usadas para definir quais serão os produtos a serem vendidos, e também quais são os principais serviços a serem oferecidos em seu negócio.
Tenha um plano de marketing
O plano de marketing define o conjunto de atividades necessárias para alcançar e satisfazer os desejos e necessidades dos clientes.
Ter um bom plano de marketing vai além do que simplesmente publicar em sua rede social favorita como o Instagram. Ele irá detalhar quais locais veicular anúncios de seu negócio, e isso inclui mídias online e offline.
Tenha um plano de operação
O plano operacional detalha como seu negócio está estruturado. Este plano inclui informações sobre onde o seu negócio ficará localizado, como será sua instalação, quais equipamentos e também a formação de equipe.
Tenha um plano financeiro
Para começar, você deve saber quanto você precisa gastar para abrir sua clínica.
Este documento deve conter basicamente suas estimativas iniciais de custos, despesas e receitas, fluxo de caixa e lucro.
Análise e estratégia
Uma análise estratégica o ajudará a prever os fatores que podem afetar os resultados de sua clínica, tanto no curto quanto no longo prazo.
Um planejamento estratégico eficaz será baseado em cenários possíveis e em como implementar estratégias que possam superar desafios e obstáculos.
Reúna a documentação necessária
Todo o processo de abertura de uma clínica na área envolve uma série de etapas. A coleta de todos os documentos necessários e o cumprimento das leis sanitárias é uma delas.
Você precisa de documentos de autorização para operar seu negócio. Eles determinam em que tipo de empresa você será registrado, se é uma microempresa ou uma sociedade de responsabilidade limitada (LTDA).
Após definir estes critérios, você deve abrir um formulário de Certificado de Registro de Empresa (mais comumente conhecido como CNPJ) e registrar-se em sua prefeitura local.
No final, você precisará preencher o pedido de Licença de Vigilância Sanitária de seu município. Se você não se sentir confortável durante todo o processo, você pode contratar uma consultoria que o ajudará em todas essas tarefas administrativas chatas.
Escolha o local ideal
A localização de sua clínica é extremamente importante para atingir seu público-alvo. Portanto, você deve pesquisar os locais quando estiver decidindo onde instalar sua clínica.
A principal pergunta que você deve fazer é se a área possui tráfego de pessoas. Lembre-se que as pessoas procuram por serviços de estética, e quanto mais próximo delas, melhor tende a ser seu faturamento.
Analise também se o local possui transporte público próximo, isso porque a acessibilidade do local é importante para que seus clientes cheguem até seu estabelecimento.
Fatores que ajudarão seus clientes a encontrar sua clínica e se sentirem confortáveis em vir até seu estabelecimento.
Invista em sua própria estrutura
Se você precisar melhorar a primeira impressão de seu cliente, certifique-se de que a decoração, a iluminação e a organização estejam adequadas e confortáveis.
Você pode ter um espaço agradável e confortável decorando-o com cores que são suaves e um bom design ou mesmo colocando plantas na sala.
Afinal de contas, um ambiente desagradável pode contribuir para o bem-estar do cliente enquanto aguarda seu atendimento, ou enquanto é atendido.
Escolha seus equipamentos
Escolher o equipamento certo para sua clínica pode ser uma das tarefas que consome mais tempo. Afinal de contas, o mundo da estética apresenta novidades todos os meses.
Você precisará pesquisar as tecnologias disponíveis, os preços e o suporte oferecido por cada fornecedor.
O ideal é começar pelos equipamentos essenciais, como maca, armários e mesas auxiliares, para só então decidir em quais equipamentos estéticos você pode investir mais dinheiro.
Veja também: Tecnologias desenvolvidas no Brasil se destacam na área da estética.
Conclusão
O processo de abertura de uma empresa não é uma tarefa fácil. Você precisará planejar cada detalhe do processo, desde autorizações e licenças até a contratação da equipe, e sempre prezar pelo bom atendimento.
Além disso, uma boa equipe e a qualidade de cada especialista determinam o sucesso que você terá, com o orçamento inicial e capital de giro, os fornecedores, estratégias de marketing, atendimento, junto da qualidade e valor dos procedimentos.