O que é SEO marketing? SEM e SEO Curitiba são as mesmas coisas? A maior parte do setor de marketing e publicidade está gradualmente, mas inexoravelmente, caminhando para o digital e em particular para a Web.
Para atingir alvos muito mais amplos e pré-estabelecidos com antecedência, é necessário propor anúncios sob medida (ou mesmo personalizados) para mostrar para um público específico.
Como se sabe, até hoje, a maior parte do tráfego de usuários em sites passa por mecanismos de busca: entre os mais usados de todos estão Google, Yahoo e Bing.
É natural que cada buscador tenha seu próprio algoritmo e suas próprias “regras” de indexação de conteúdo, mas em geral – dada a grande quantidade de tráfego – prefere-se focar a atenção no Google.
As técnicas para ser o primeiro no Google são diversas e se enquadram no chamado SEO e SEM, que podem ser definidos como práticas para otimizar seu conteúdo para que seja visto pelo maior número de pessoas possível.
A lógica é simples: os grandes navegadores estão fortemente interessados em propor conteúdos diversos e diferentes de forma padronizada e aprovada para ser o mais amplamente utilizável possível.
Basta dizer que qualquer conteúdo em inglês ou espanhol pode ser – potencialmente – visto por uma grande fatia da população mundial. No conteúdo de hoje, buscando ajudar você a compreender mais sobre o assunto de forma geral, vamos explicar o que é SEO marketing. Leia com a gente, vamos lá!
O que é SEO marketing? SEM: definição e aplicações
Afinal, o que é SEO marketing? SEM é um acrônimo que significa Search Engine Marketing (ou seja, Marketing para Motores de Buscas). É uma “ferramenta” obviamente paga, ao contrário do SEO que é um conjunto de técnicas e práticas.
Segundo muitos, o SEM inclui duas etapas: SEO (o conteúdo deve ser otimizado) e SEA (Search Engine Advertising, ou seja, pagar para que seu anúncio seja visualizado). Basicamente e logicamente, o conteúdo patrocinado também deve ser bem otimizado: o contrário seria como propor um outdoor publicitário em português não gramatical.
Essa prática faz parte do clássico Outbound Marketing, ou seja, é o anunciante que busca o cliente, a novidade está no fato de que como este busca o produto por meio da busca orgânica, um rastreamento mais completo do perfil do possível cliente é possível.
Ferramentas SEM: Google Adwords
Já sabemos o que é SEO Marketing, mas e qual é a principal ferramenta usada para seu funcionamento? Uma das ferramentas mais utilizadas e mais eficazes é o Google Adwords – obviamente – do Google. Você já procurou algo e viu no topo da SERP dois ou três resultados relacionados ou parcialmente relacionados à palavra-chave pesquisada?
Esses são muitos vendidos através do Google Adwords. SEM é uma estratégia, um atalho, para saltar para o topo dos resultados sem fazer um trabalho muito longo de otimização de SEO.
De qualquer forma, o comportamento dos usuários em relação aos anúncios promocionais – também oferecidos em uma fonte diferente – é de desconfiança. Por isso, é preciso contar com profissionais para produzir um anúncio atrativo, de qualidade e que aponte para as palavras-chave certas.
Google Adwords: como comprar espaços publicitários?
Depois de entender o que é SEO Marketing e como funciona o Google Adwords, é importante entender como os preços são estabelecidos para cada anúncio, a fim de fazer avaliações objetivas com base no orçamento disponível.
Cada anúncio está vinculado a uma palavra-chave: são as palavras que um usuário usa para pesquisar um determinado tipo de conteúdo.
Por exemplo: se pretendo reservar um hotel em São Paulo, procurarei “hotel em São Paulo”, “hotel São Paulo”, “hotéis em São Paulo mais baratos”. Todos estes termos são conhecidos e chamados de palavras-chave, ou keywords em inglês.
Os anúncios por palavra-chave são “leiloados”, ou seja, quanto mais anunciantes estiverem interessados em aparecer em uma determinada pesquisa, mais o preço do anúncio aumentará.
Embora existam regras a seguir, quanto mais a “kw” (leia palavra-chave) for solicitada e genérica, mais o preço aumentará: o pequeno anunciante obviamente se encontrará em desvantagem em relação aos grandes grupos que pretendem estar presentes naquela SERP e que possuem um orçamento alto para fazê-lo.
Portanto, para evitar gastar dinheiro sem obter retorno (o famoso ROI – Return on Investment) é necessário contar com profissionais que realizam estudos preparatórios sobre o kw menos inflado e, portanto, obtenível a custos menores.
Rede de Pesquisa x Rede de Display
Deve-se considerar que existem dois tipos de espaços que podem ser adquiridos no Adwords: rede de pesquisa e rede de display.
A primeira é a que acabamos de explicar: dimensionar as SERPs “artificialmente”, a segunda – a rede de display – consiste em ocupar os chamados banners publicitários, ou os anúncios que aparecem para todos nós quando visitamos sites, lemos clipping de notícias ou navegamos por portais.
Como você já deve ter entendido, desenhar uma campanha de marketing é fácil, mas a dificuldade está em converter o investimento em retorno econômico para sua empresa. Até a próxima!