O lavador de fumaça, também conhecido como limpador de vapor de retorno ou lavador de gases, é de extrema importância quando o assunto é segurança no trabalho e preocupação com o meio ambiente.
De fato, os lavadores de fumaça podem ser usados para processar gases nas indústrias. Alguns dos gases são: físicos, químicos ou físico-químicos em todas as medidas granulométricas. A seguir mais detalhes sobre esse equipamento.
Como funciona o lavador de fumaça?
O lavador de fumaça é um componente de um sistema projetado para neutralizar os poluentes de todos os gases liberados. Por exemplo, gases corrosivos, bem como gases que contêm substâncias inflamáveis e explosivas, gases ácidos, sulfatos gasosos ou quaisquer outros gases.
Muitos processos de produção são muitas vezes acompanhados de gases que poluem o ar e diminuem sua qualidade. É por isso que a tecnologia de depuração de gás permite que as moléculas contaminantes sejam removidas dos fluxos de gás assim que entrarem em contato com o líquido neutralizante.
É preciso ter um lavador de fumaça?
Os lavadores de fumaça mostram sua capacidade de atender aos requisitos diários e superar os padrões do setor. Os controles de poluição aos quais refinarias, empresas químicas e fornos de cimento devem aderir estão se tornando mais rigorosos, pois agora são obrigados a purificar todos os gases ácidos antes de serem lançados na atmosfera.
Com base nas características dos vapores e no nível de poluentes presentes, são necessárias medidas para reduzir as emissões ao máximo possível. Nesses casos, o uso de um lavador de fumaça pode ser altamente recomendado.
Conclusão
Um lavador de fumaça de lidar com qualquer situação independente da quantidade de poluentes, da quantidade de ingestão ou do perigo ao meio ambiente. Este equipamento deve manter áreas livres de contaminantes para levar proteção à saúde dos funcionários e ao meio ambiente, levando em consideração o tipo de contaminante, sua eficácia de remoção e as condições do processo.