O Bitcoin é uma criptomoeda com maior popularidade e rápido crescimento que encontrou algumas oscilações selvagens em seu preço ao longo do caminho.
A cotação do Bitcoin tem sido uma montanha-russa, especialmente nos últimos anos, e muitos traders mergulharam em bitcoins, com alguns ganhando milhões.
Se você está considerando investir nesta versão descentralizada de dinheiro digital, saiba que hoje em dia você pode comprá-los direta ou indiretamente das corretoras tradicionais, bem como de alguns players iniciantes mais novos.
Na verdade, é mais fácil do que nunca comprar bitcoins, e você provavelmente pode fazê-lo com uma comissão menor do que antes também.
Aqui estão alguns fatores-chave que você precisa observar antes de se aventurar no mundo das criptomoedas.
O que é Bitcoin?
Bitcoin é um tipo de moeda digital ou criptomoeda , uma forma de pagar por coisas que existem apenas virtualmente.
A moeda estreou em 2009 e realmente invadiu a consciência dominante em 2017 com sua rápida ascensão naquele ano. As moedas são criadas, ou “extraídas”, quando os computadores organizam o processo monetário e legitimam as transações na moeda.
O Bitcoin usa uma rede descentralizada de computadores para gerenciar tudo – um livro-razão distribuído chamado blockchain, que rastreia as transações na moeda.
O blockchain funciona como um enorme registro público de todas as transações que ocorreram na moeda. A rede monitora tudo, garantindo a integridade da moeda e a propriedade dos bitcoins.
Quais informações são necessárias para comprar Bitcoin?
Ao abrir uma conta em uma corretora tradicional ou em uma exchange de criptomoedas, você precisará fornecer informações pessoais básicas.
Claro, você precisará fornecer seu nome, mas a empresa também exigirá outros dados, como seu número de seguro social, seu endereço, seu número de telefone e seu número de conta bancária.
Você também pode precisar detalhar quanta experiência de negociação você tem e quão confortável você está com a negociação, dependendo da instituição. Essas informações permitem que a empresa o identifique e verifique quem você é.
Também é vital durante o período de impostos quando o corretor ou a bolsa preparar documentos sobre seus ganhos e perdas, relatórios que você precisará para declarar o seu imposto de renda sem ter problemas com a receita federal.
O Bitcoin é um hedge eficaz contra a inflação?
Algumas pessoas pensam que o Bitcoin pode ser uma maneira eficaz de se proteger da inflação, ou o que é chamado de hedge de inflação.
Um hedge é um tipo de investimento que compensa, parcial ou totalmente, a queda de outro ativo. Então, um hedge de inflação o protegeria da inflação de alguma forma.
Há poucas evidências para apoiar a afirmação de que o Bitcoin atua como um hedge de inflação, dizem especialistas.
O Bitcoin não existe há tempo suficiente para ter passado por um grande período inflacionário e também não é um hedge eficaz contra a volatilidade do mercado de ações.
Isso vale também para investimentos de renda variável como ações e Fundos Imobiliários ou até mesmo aplicações ainda mais voláteis, como as opções binárias e o Forex.
Especialistas dizem que o Bitcoin age mais como um estoque de tecnologia arriscado ou estoque de impulso, o que significa que ele aumenta quando esses estoques sobem e cai quando caem.
Esse não é o tipo de coisa que você quer de um hedge, que deve fazer o oposto do ativo que está sendo protegido, ziguezagueando quando o mercado zague.
Qual é o melhor lugar para armazenar bitcoins?
O melhor lugar para armazenar seus bitcoins depende do que você pretende usá-los.
Por exemplo, se você planeja negociá-los, pode ser melhor mantê-los na bolsa de criptomoedas ou corretora onde você faz suas negociações, especialmente se estiver negociando com frequência ou no curto prazo.
Outros podem optar por uma carteira criptográfica , se planejam gastar a criptomoeda ou até mesmo bloqueá-la por segurança.
Uma carteira pode manter e proteger suas criptomoedas, mas se você está assumindo a custódia de seus ativos, é sua total responsabilidade, e você pode acabar perdendo sua criptomoeda se não tomar cuidado.
Existem suas opções populares para este último grupo que são as carteiras quentes e as carteiras frias.
Carteiras quentes
Uma carteira quente permite que sua criptomoeda seja usada ou movida facilmente. Como suas moedas são protegidas por software em vez de hardware e ainda estão conectadas à Internet, elas são menos seguras do que carteiras frias.
Mas se você estiver usando uma carteira porque pretende usar a criptomoeda, faz sentido usar uma carteira quente.
As carteiras quentes vêm em algumas variedades:
● Carteiras de desktop: você pode baixar o software da carteira para o seu computador e gerenciar suas participações de criptografia a partir daí. Quando terminar de fazer a transação, você pode até colocá-la offline, aumentando sua segurança.
● Carteiras da Web: Este plug-in de navegador permite que você se conecte ao blockchain e faça transações rapidamente, mas a conexão com a Internet o torna menos seguro.
● Carteiras móveis: você pode usar software em um dispositivo móvel se estiver usando criptografia para pagar ou fazer transações.
Alguns provedores de carteiras quentes também oferecem vários tipos de carteiras de hardware, para que você possa usar um tipo de software em vários dispositivos.
Carteiras frias
Uma carteira fria é mais valiosa se você realmente deseja bloquear sua criptomoeda e torná-la quase impenetrável.
As carteiras frias dependem de hardware, um dispositivo físico, para proteger suas posses, e parece um pen drive USB.
Isso pode ser desconectado da internet, tornando suas participações muito mais seguras. Quando estiver pronto para realizar a transação, você poderá conectá-lo e realizar negócios.
Embora mais segura do que uma carteira quente, uma carteira fria tem outros riscos potenciais, incluindo roubo do dispositivo, perda da carteira e até perda da senha. Portanto, mesmo as carteiras frias não são infalíveis.
Conclusão
Se você deseja comprar Bitcoin ou outras moedas digitais como investimento, é importante manter os custos no mínimo possível.
Dada a novidade do mercado de criptomoedas, muitos corretores adorariam maximizar suas comissões. Essas taxas consomem seus lucros, então procure uma maneira de minimizar esses custos de atrito.
Embora o preço do Bitcoin tenha subido rapidamente, ele ainda traz sérios riscos que o tornam inadequado para todos.
Aqueles que procuram investimentos conservadores ou que não podem perder dinheiro devem considerar evitar o Bitcoin ou negociar apenas com uma quantia que estão dispostos a perder.