Hoje em dia o número de estabelecimentos, como lojas de roupas, sapatos ou restaurantes e lanchonetes cresceram bastante. Isso porque ficou ainda mais fácil fazer pedidos de forma online, e até mesmo os supermercados passaram a atender pedidos de compras via WhatsApp ou por algum outro tipo de plataforma.
Para se ter ideia do tamanho desse crescimento todo, somente no primeiro semestre de 2020 houve um aumento de 145% nas vendas feitas pela web, se comparado ao ano de 2019. De acordo com o e-commerce brasileiro, em outras palavras, as chances do seu empreendimento ter um aumento nas vendas online é muito maior.
Por outro lado, não basta somente estar presente na internet, você ainda precisa pesquisar por novas formas e ações e conseguir obter mais vendas na sua loja virtual. O que podemos adiantar, é que vender na web não tem uma receita que você possa seguir e que no final tudo vai dar certo, portanto, é preciso muita dedicação e esforço da sua parte para fazer as vendas crescerem ainda mais.
Você ainda pode contar com a ajuda de profissionais para ajudá-lo nas finanças como uma contabilidade para ecommerce, por exemplo. Com isso, você pode traçar diversas outras estratégias para a sua loja online.
Mas não deixe a peteca cair, e aqui neste artigo você encontrará várias dicas de como fazer as vendas aumentarem na sua loja virtual. Seguindo todas essas informações, com certeza você vai alcançar bons resultados nas suas vendas online.
Se você tem um e-commerce e ainda não sentiu esse crescimento nas vendas, fique ligado até o final desta leitura, pois vamos lhe dar inúmeras dicas de como se dar bem em suas vendas pela internet. Acompanhe!
Por quais motivos as vendas não crescem no e-commerce?
Assim que começar a vender pela internet é normal que suas estratégias de marketing precisem de um tempo para começar a funcionar, ou seja, é necessário um pouco de calma para conquistar a fidelidade dos seus clientes, e isso tudo vai aparecendo conforme suas vendas forem aumentando e o boca a boca for se espalhando.
Claro que tudo isso depende de uma boa estratégia de marketing, já que em tempos modernos como os de hoje, as pessoas ainda buscam por recomendações com amigos, parentes e conhecidos para adquirirem um produto. Então, o boca a boca ainda é uma boa opção para conquistar consumidores.
Entretanto, ainda há alguns e-commerces que não conseguem obter resultados, ou seja, ainda ficam abaixo do esperado pelo empreendedor, por mais que tenha passado algum tempo na ativa. Também existem casos em que as vendas até podem acontecer, porém, não da forma que o lojista espera, ou seja, que possa fazer com que se mantenha a sustentação do empreendimento.
Podemos chegar à conclusão que para obter sucesso nas vendas online, não é uma questão de sorte, e muito menos de azar, quando não se está conseguindo vender nada. A real questão está na estratégia de vendas, o que influencia diretamente na loja online.
Podemos citar alguns motivos pelos quais a sua loja virtual não está tendo um bom desempenho. Confira:
- as pessoas não sabem que seu e-commerce existe;
- o frete pode estar muito caro;
- a loja pode ter problemas com usabilidade;
- os clientes não se sentem seguros em comprar na sua loja.
Foque no e-commerce de nicho
Você deve procurar um nicho específico, ou seja, deve saber qual o público que deseja atingir e não somente vender de tudo para todos. Você deverá focar em vender determinados produtos para determinadas pessoas.
Com isso, há muito mais chances de vender mais para um único público de consumidores, do que vender de tudo para poucas pessoas. Confira a seguir uma pequena lista de alguns nichos específicos para determinadas pessoas:
- Moda plus size;
- Moda teen;
- Moda feminina evangélica.
Faça investimento em Marketing Digital
Fazer um bom investimento em marketing digital significa que você está investindo em uma melhor divulgação para o seu e-commerce. Essa é uma etapa que possibilita ter diferentes opções para montar uma estratégia e, por isso, torna-se uma etapa muito importante para sua loja online.
Nesse mesmo instante existem muitos consumidores online à procura de produtos que podem ser bem parecidos com o seu. Podemos chamar isso de clientes em potencial, no entanto, o que faz ele chegar até o seu produto e finalizar a compra é o marketing digital.
Existem muitas empresas vendendo o mesmo produto que o seu, e o que você precisa é chamar a atenção desse cliente em potencial para o seu e-commerce, ou seja, você deve ter mais destaque em meio à multidão. Com uma boa estratégia de marketing, certamente sua loja vai começar a aparecer entre as primeiras nas pesquisas, você vai ganhar mais cliques e consequentemente vender mais.
Faça o uso de marketplace
Podemos ver o marketplace como se fosse um grande shopping, só que de forma online. Para você entender melhor, o marketplace é um site que agrupa vários lojistas a fim de fazer a venda de seus produtos. Isso pode ser usado como uma forma de estratégia para vender ainda mais os seus produtos.
Com o uso dessa estratégia, certamente suas vendas vão aumentar e potencializar ainda mais seu e-commerce, contribuindo para que a sua loja online se destaque na internet.