Entrar na carreira militar exige que os candidatos estejam preparados. Embora cada força das frotas tenha seu próprio procedimento seletivo, a dinâmica é a mesma, havendo várias etapas que qualquer pessoa interessada deve seguir.
São elas: a conclusão do ensino médio, deve ser lido o edital do processo seletivo disponibilizado, escolher uma dentre as forças do exército, da marinha, da aeronáutica ou policial, realização de um teste psicológico, conclusão de uma prova teórica e por fim a execução de uma prova de aptidão física.
Isso se deve ao fato de que as escolas para formação militar incluem em seus processos testes físicos e teóricos.
Qual a média salarial dos militares?
O soldo é recebido, ao invés do termo “salário”, pois os integrantes do exército militar têm seu próprio regime trabalhista, não possuindo direitos como adicionais noturnos, horas extras e até o FGTS. Em contrapartida, recebem por conclusão de cursos e serviços prestados.
Nas “praças especiais” pertencentes aos estudantes aspirantes a oficiais, seu soldo está na faixa de 1.340 reais aos alunos do 1º ano.
Já Cabos e Terceiro Sargento recebem em torno de 3.830 reais, podendo ser aumentado para 5.490 reais quando na posição de Primeiro Sargento.
Oficiais subalternos, primeiro e segundo tenentes, recebem um soldo de 8.250 reais e 7.490 reais respectivamente. Os oficiais intermediários conhecidos como Capitão e Capitão-Tenente recebem 9.135 reais.
Oficiais superiores tem seu soldo na faixa de 11.100 reais para os capitães de corveta, e majores. Capitães de mar e coronéis possuem um soldo de 11.450 reais.
Começando com 12.500 reais para contra-almirantes, generais de brigada e brigadeiros, indo até 14.050 reais para almirantes, marechais e marechais do ar.
Conheça alguns dos adicionais possuídos nas forças militares
Parcela militar: valor que se refere a cada posto da carreira. Quanto maior for, maior também será a remuneração.
Parcela de habilitação: valor recebido por cursos realizados.
Parcela de compensação orgânica: valor recebido para compensar os desgastes resultados pelos desempenhos contínuos das atividades especiais, como paraquedismo, submarinismo e pilotagem de avião.
Parcela de permanência: parcela recebida ao indivíduo que permanecer em serviço após completar o tempo mínimo de 30 anos trabalhados. Esse adicional trás incentivo aos militares para permanecerem mais tempo servindo.
Gratificação de localidade especial: valor recebido devido ao indivíduo que está servindo em localidades que podem trazer algum afeto à saúde. Gratificação paga pelo tempo do militar que permanece nesta região.
Gratificação de representação: valor recebido por oficiais que estão tendo ordens de autoridades estrangeiras, tendo em mente a regulamentação, e também àqueles que participam de viagens de emprego operacional, representação ou instrução.
Conheça todos os cargos do exército
Marechal, general do exército, general da divisão, general de brigada, coronel, tenente-coronel, major, capitão, primeiro e segundo tenente, aspirante a oficial, subtenente, primeiro, segundo e terceiro sargento, cabo e por fim soldado, sendo estes os postos da maior para a menor divisão.
Conheça todos os cargos da marinha
Almirante, almirante da esquadra, vice-almirante, capitão do mar e guerra, capitão da fragata, capitão da corveta, capitão-tenente, primeiro e segundo tenente, guarda-marinha, suboficial, primeiro, segundo e terceiro sargento, cabo e marinheiro. Estes são os cargos possuídos na marinha do mais elevado posto, até o menor.
Conheça todos os cargos aeronáuticos
Marechal do ar, tenente de brigada do ar, major de brigada do ar, brigadeiro, coronel, tenente-coronel, major, capitão, primeiro e segundo tenente, aspirante, suboficial, primeiro, segundo e terceiro sargento, cabo, taifeiro-mor, soldado e taifeiro primeira classe, e por fim, soldado e taifeiro segunda classe. Sendo seus postos classificados da maior divisão, para a menor.
Conheça a Unibe
A Unibe Preparatório Militar tem o foco em desenvolver alunos nas importantes frentes para aprovação, sendo uma das mais famosas escolas pré-militares, tendo acompanhamento de psicólogos, treinamentos físicos de acordo com cada prova a ser executada, acampamentos exclusivos e muitos outros benefícios.
Saiba como entrar no exército, na marinha e na aeronáutica
Há cinco escolas de formação, permitindo o início na vida militar.
Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx): tem como foco jovens do sexo masculino que estejam passando pelo final do ensino médio, preparando os mesmos para ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
Instituto Militar de Engenharia (IME): tem como foco a formação de engenheiros, sendo ingressados tanto formandos do ensino médio como engenheiros formados.
Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx): nela há permissão de candidatos do sexo masculino como também do feminino atuando em várias áreas.
Escola de Saúde do Exército (EsSEx): permite a entrada dos dois gêneros, tendo foco aos formados em Medicina, Odontologia e Farmácia, os deixando aptos a entrarem no serviço de saúde militar.
Escola de Sargentos das Armas (EsSA): se compõe por ambos os sexos, porém com diferentes carreiras.
Para homens são disponibilizadas as seguintes carreiras: aviação, logística técnica e combatente.
Para as mulheres, apenas saúde e música.
A próxima entrada de carreira a ser explicada é a Marinha e sua principal escola de formação é a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), aceitando mulheres e homens com 17 a 23 anos.
Por fim, para entrar na Aeronáutica, é preciso ter os seguintes cursos: Curso de Formação de Oficiais Aviadores, de Intendentes e de Infantaria, sendo os dois primeiros para o sexo masculino e feminino, e o ultimo para apenas o sexo masculino.
Para todos é preciso ter o ensino médio completo e de 17 a 23 anos, tendo que ser preenchido também todos os pré-requisitos do edital.