Quando se trata de alugar um espaço comercial em São Paulo, há algumas coisas que você precisa ter em mente.
Neste artigo, abordaremos alguns dos fundamentos para alugar um espaço comercial em São Paulo, incluindo o que você precisa e o processo envolvido. Também abordaremos alguns fatores importantes a serem considerados ao escolher um local para sua empresa.
Você precisa conhecer os riscos, e procurar tudo a respeito do local que você irá alugar para o seu negócio. Prestar atenção em tudo, para você não fazer um mau negócio, e sair prejudicado no início do seu projeto.
Iremos ajudá-los a como fazer isso da maneira correta, para não ter futuras dores de cabeça.
Quando vamos iniciar um novo negócio, há vários pontos que devemos estudar.
Questionamentos do tipo: ter ou não um escritório, um estabelecimento.
Temos muitas preocupações, como onde locar, quando, decoração, fachada, tudo isso temos que pensar para dar tudo certo nos negócios.
Como Alugar um Espaço Comercial em São Paulo: O Básico
Mostraremos para você, nesses próximos tópicos, o que você precisa saber antes de alugar o seu imóvel. Você verá que tem vários fatores que farão diferença na hora da escolha.
Para alugar um espaço comercial em São Paulo, você precisará ter um número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) – este é essencialmente um número de identificação fiscal brasileiro e pode ser obtido na Receita Federal.
Você também precisará ter um RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) se não for cidadão brasileiro.
Além disso, você precisará apresentar comprovante de renda e bens e alguns lugares também podem solicitar que você forneça um plano de negócios ao proprietário.
O Processo para fazer a locação
O processo de aluguel de um espaço comercial em São Paulo é relativamente simples: assim que você encontrar um espaço que atenda às suas necessidades, você negocia os termos do aluguel com o proprietário. Assim que o contrato for assinado, você pagará a caução (igual a um ou dois meses de aluguel) e o primeiro mês de aluguel adiantado.
Fatores a Considerar
Ao considerar um local para o seu negócio, existem vários fatores que você deve levar em consideração:
- Zoneamento: Certifique-se de que a propriedade está zoneada para o tipo de negócio que você estará executando.
- Tráfego: como mencionado acima, é importante considerar o tráfego de pedestres se você estiver administrando uma loja de varejo ou restaurante.
- Estacionamento: Se seus clientes precisarem ir de carro até sua empresa, certifique-se de que haja estacionamento adequado disponível.
- Visibilidade: Você deseja que os clientes em potencial possam ver sua empresa da rua ou da calçada.
- Tamanho: Certifique-se de que o espaço é grande o suficiente para suas necessidades.
- Orçamento: Claro, você precisará considerar quanto de aluguel você pode pagar a cada mês.
Alugar um espaço comercial em São Paulo pode ser uma tarefa árdua, mas com um pouco de preparo e conhecimento, pode ser relativamente fácil.
Tudo é planejamento, e isso não muda quando você for procurar o lugar exato para o seu comércio. O planejamento começa antes mesmo das suas portas abrirem.
Preço médio de locação comercial em São Paulo
O preço médio de locação comercial em São Paulo, o valor médio do m2 de imóveis comerciais na cidade foi de R$8.891/m², no caso de salas e conjuntos colocados à venda, e de R$37,68/m², no caso de imóveis destinados para aluguel.
Em outubro de 2021, o valor médio do m2 de imóveis comerciais anunciados nas cidades monitoradas pelo Índice FipeZap Comercial foi de R$ 8.399/m², no caso de imóveis comerciais anunciados para venda, e de R$ 37,73/m², entre aqueles destinados para locação.
Se você tiver pensando em alugar um condomínio, você encontra aluguel entre R$1.500 à R$4.000 por mês. Se você procura uma sala full time com segurança, essa é uma ótima saída, embora os preços sejam mais elevados.
Uma das dúvidas que podem surgir, é como: quem deve fornecer o alvará.
O que você precisa saber sobre o alvará
No processo de regularização perante a prefeitura podem ser requeridas plantas do imóvel. Você terá que receber uma empresa especializada para fazer o pedido do AVCB aos bombeiros.
Eles irão demonstrar os lugares exatos que ficarão os extintores, placas de sinalização, rotas de fuga, entre outras indicações. Você pode até mesmo contratar um contador para intermediar com essas empresas, embora não seja muito recomendado.
Quando você for arrendar um imóvel, não fique preso somente no valor. Escolha o imóvel que tenha a documentação em ordem, porque caso contrário, poderá ter muito custo e gastar muito tempo para resolver os problemas, ao invés de gastar energia já no seu negócio.
Esperamos ter ajudado você a fazer a melhor escolha, e pensar sobre o assunto antes de tomar qualquer ação. Porque você precisa estar atento, para não entrar em um grande problema, prejudicando o seu início de negócio.