As telhas são componentes utilizados para revestir os telhados de prédios, casas, galpões, etc.
Embora possam afetar muito a estética de uma edificação, selecionar o modelo e material da telha deve levar em consideração fatores como pluviosidade, temperatura média e tipo de construção.
Sendo assim, ainda bonitos, os revestimentos cerâmicos também devem ter uma boa duração e resistência à chuva, ao vento e à luz solar. Dependendo da região, eles também devem suportar granizo e nevascas sem rachaduras ou danos.
Sendo as mais conhecidas, as telhas cerâmicas podem ser encontradas em outros modelos no mercado, como de concreto, metal, PVC, fibrocimento, vidro e muito mais.
Quais os modelos mais comuns de telhas?
Telha de cerâmica: As mesmas são feitas com argila.
É o mais antigo e é usado com mais frequência em edifícios com telhados expostos por um longo período.
São muito duráveis, resistentes e proporcionam uma excelente isolação térmica.
Você encontrará vários formatos e modelos, sendo os mais vistos: Francês, Romano, São Paulo, Flat, Português e Americano.
É mais comum encontrar telhas da cor vermelha, mas hoje há tipos de revestimentos esmaltados em diversas colorações. O procedimento com verniz ou esmalte pode ajudar a elevar a duração e prevenção de fungos.
Telha de concreto: As telhas de concreto são mais fortes, mais impermeáveis, mais pesadas e também maiores.
Além disso, oferecem excelente conforto térmico, e o consumidor encontrará uma variedade vasta de cores e modelos.
Devido a essas propriedades, elas são progressivamente encontradas em telhados expostos.
Telha de vidro: O modelo de vidro é translúcido, permitindo a entrada de iluminação natural nos ambientes internos, garagem e jardins de inverno.
Trabalham juntamente com os revestimentos cerâmicos e também com os de concreto, portanto, possuem o mesmo modelo e formato.
Embora mais caras, alguns modelos de vidro são por si só eficazes para o melhoramento significativo da luz e aumentando a economia na conta de energia elétrica.
Telhas de policarbonato: Lembrando os modelos de vidro, o tipo de telha de policarbonato permite o acesso da luz. Mas a grande vantagem é que as mesmas são usadas em telhados inteiros.
As telhas de policarbonato são até 90% transparentes. São bem resistentes ao impacto e oferecem melhor proteção solar do que o modelo de vidro.
Pode ser encontrado telhas de policarbonato em uma variedade de modelos, desde tamanhos pequenos, como telhas comuns, até tamanhos grandes, como as de fibrocimento.
Por fim, as telhas de fibrocimento, ou popularmente chamadas, telhas de brasilit: São telhas grandes muito escolhidas em construções com telhados embutidos, galpões e enormes espaços de lazer.
Sendo grandes, fortes e leves, são precisas muito poucas unidades para revestir grandes áreas com estruturas de telhado simples e de menor inclinação.
Por esses critérios, os modelos de fibrocimento acabam sendo os de melhor custo-benefício para o consumidor, vindas em diferentes ondulações e formatos.
Entenda um pouco mais sobre a telha brasilit
Depois que o uso do amianto foi banido em inúmeros países (no Brasil, os produtos à base do componente foram banidos em 2017) o fibrocimento se tornou uma grande escolha para quem não quer gastar dinheiro devido ao alto risco de saúde.
A inalação ou ingestão de fibras de amianto, por trabalhadores de empresas industriais ou de mineração, que ficam expostos a altas concentrações por longos períodos de tempo, podem desenvolver a asbestose (as fibras de amianto entram nos pulmões em vez de serem mais excretadas, causando alguns ferimentos).
No entanto, enquanto os antigos telhados e tanques de água ainda contém fibras de amianto, muitas construções ainda precisam ser reformadas.
Saiba as vantagens da telha brasilit
Além de ser mais barata que outras opções do comércio (concreto, cerâmica etc.), o estilo é por sua vez mais leve e durável, significando menos gastos com reforço da estrutura.
Simultaneamente, é maior em tamanho, portanto, são necessárias menos unidades para revestir a casa. Torna-se mais prática, tanto a instalação quanto a limpeza e manutenção, por este material possuir poucos sulcos.
Outras vantagens da telha brasilit sem amianto são:
- Proporciona excelente isolamento térmico;
- Pode ser pintado com tinta acrílica, conforme recomendado;
- São resistentes à corrosão causada pela atmosfera e agentes corrosivos;
- Possuem alto desempenho acústico;
- Podem ser instaladas em telhados de baixa inclinação;
- Preço baixo.
Algumas precauções com as telhas brasilit
Precisam de mais cuidado ao reparar e aparar: evite problemas com ventos fortes e chuva forte;
Absorvem o calor com mais facilidade e aquecem o ambiente.
Vale ressaltar, no entanto, que alguns fabricantes afirmam que sua resiliência térmica é a mesma das telhas comuns e, com instruções de montagem adequadas, não é necessário o uso de chapas planas ou forros para isolar o calor absorvido.
Algumas pessoas dizem que sua aparência não é tão bonita. No entanto, já existem diversos modelos e versões no mercado que complementam diferentes estilos arquitetônicos e acabamentos.