Você já ouviu falar da certidão de inteiro teor? Apesar de não ser tão falada, ela é um documento de grande importância, pois traz a transcrição fiel das informações de um documento original.
E por que emitir a certidão de inteiro teor? Em geral, ela serve para comprovar os dados que são informados no documento original. Dessa forma, você pode utilizá-la em diferentes situações ao invés do seu próprio documento.
Se isso lhe parece interessante, prossiga com a leitura do artigo e veja como tirar a certidão de inteiro teor!
O que é a certidão de inteiro teor?
“Diferente da certidão simples, o documento consta todas as modificações que passou ao longo da vida.”
A certidão de inteiro teor é a transcrição detalhada de um documento original, carregando assim todas as informações descritas nele. Essa certidão é produzida em cartório e pode ser utilizada para a transcrição de:
- Certidão de óbito
- Certidão de nascimento
- Registro de imóvel
- Certidão de casamento
Qualquer pessoa pode chegar no cartório e emitir a certidão de inteiro teor, contanto que tenha a titularidade no documento original.
Para que serve a certidão de inteiro teor?
A certidão de inteiro teor existe para comprovar os dados que são informados no documento original. Dessa forma, pode carregar mudanças que ainda não são presentes na sua certidão.
Além de trazer informações atualizadas sobre o documento original, a certidão de inteiro teor também pode ser solicitada em:
- Financiamentos imobiliários
- Casamento no exterior (também é necessário o apostilamento da certidão para que ela seja válida no exterior. Esse processo é conhecido como Apostila de Haia)
- Pedido de dupla nacionalidade
Quais informações estão presentes na certidão de inteiro teor?
Ao emitir a certidão de inteiro teor, você vai encontrar todas as informações relativas à atividade civil, que pode ser casamento, óbito, nascimento ou imóvel. Dessa forma, alguns dados que podem ser encontrados são:
- Dia e hora do ato civil
- Nome dos envolvidos
- Naturalidade dos envolvidos
- Identificação das testemunhas
- Entre outras informações
Qual é a diferença entre certidão simples e de inteiro teor?
No cartório, são encontrados dois modelos de certidão: a certidão simplificada e a certidão de inteiro teor. Os dois documentos apresentam características diferentes e também finalidades diferentes. Confira cada um!
Certidão simplificada
Na certidão simplificada, são presentes apenas as informações principais do registro produzido e arquivado num certo cartório civil. Nesse caso, é considerada uma certidão comum para casamento, nascimento, registro de imóvel, etc.
Certidão de inteiro teor
Enquanto isso, a certidão de inteiro teor traz uma reprodução integral das informações presentes no livro do Cartório de Registro Civil. Dessa forma, possui mais informações do que a certidão simplificada, que funciona mais como resumo.
Além disso, a de inteiro teor traz mais uma distinção: ela pode ser reproduzida em duas formas. Elas são a certidão digitada e a certidão reprográfica.
A certidão digitada, também conhecida como datilografada, é como o próprio nome diz, feita pelo computador. Dessa forma, o profissional do cartório pega o seu documento e o digita numa nova folha.
Já a certidão reprográfica, também conhecida como xerox, é uma fotocópia visivelmente igual ao documento original. Em algumas situações, apenas esse tipo de certidão é aceito nos trâmites em certas situações, como na dupla cidadania.
Como tirar a certidão de inteiro teor?
Da mesma forma que a certidão simplificada, a de inteiro teor é solicitada em cartórios. E como tirar a certidão de inteiro teor? No cartório, você deve preencher um formulário mais completo, ter consigo o documento original e obter o reconhecimento de firma.
É possível pedir o documento por meio de um representante legal, mas a autorização para ele precisa também ter firma reconhecida.
E quanto tempo demora? Isso depende do cartório: em alguns pode demorar dias, em outros pode demorar semanas. Em cartório 24 horas, o prazo pode ser menos de um dia. Já na certidão de inteiro teor online, o prazo pode ser de 20 dias após o pedido.
E quanto custa a certidão? Isso também depende, pois não há um valor fixado em nível nacional, é algo controlado pelos próprios estados. Em São Paulo, por exemplo, o valor médio é de R$ 60.
Como pedir a certidão de inteiro teor online?
A certidão de inteiro teor online é uma possibilidade para quem não pode ou não quer se locomover até um cartório. O processo é seguro, prático e rápido, se baseando num curto passo a passo:
- Acesse o site para a emissão da certidão online
- Peça pela certidão e preencha os dados solicitados
- Confirme o pedido
Dessa forma, você sempre tem uma oportunidade para obter a certidão de inteiro teor!