Para ser um profissional de sucesso, você só precisa ser bom no que faz.
De primeira, a frase acima parece uma verdade óbvia, não é mesmo? Afinal, ser bom na sua profissão é realmente o item mais importante na construção de uma carreira bem sucedida, e a soma de talento com preparação é o que ajuda a trazer esse resultado.
Porém, ao ser analisada um pouco mais a fundo, dá para perceber que existe um pequeno problema com essa afirmação: não é só disso que um profissional de sucesso precisa: existe toda uma categoria de habilidades que são tão indispensáveis quanto os conhecimentos técnicos na hora de alcançar o sucesso em meio a tantas vagas, trilhas, empregos e caminhos.
Essa categoria de habilidades é normalmente conhecida como soft skills, e ela engloba uma série de competências relacionadas às emoções e aos relacionamentos interpessoais, partes inevitáveis de qualquer profissão.
O outro lado da moeda: o que são hard skills
Antes de saber um pouco mais sobre a real importância das soft skills e como desenvolvê-las, é importante esclarecer primeiro o que são as hard skills.
Em termos simples, as hard skills são as habilidades relacionadas aos conhecimentos técnicos e teóricos que se relacionam com a profissão, ou seja, é o que você aprende na escola, faculdade, cursos e até mesmo naquela consulta rápida na internet.
Em sua grande maioria, elas são mais objetivas, podem ser quantificadas e facilmente comprovadas, e dependem muito de experiência para melhorar.
Trabalhador também é gente: a real importância das soft skills
Como já explicamos lá no começo, saber a parte teórica e ter experiência na parte prática do seu trabalho é realmente indispensável para uma carreira bem sucedida — isso é um fato até meio óbvio.
Mas quando falamos em trabalho, não falamos só das tarefas do dia a dia, também falamos em pessoas.
As relações interpessoais em um ambiente de trabalho são inevitáveis desde o início, e a entrevista de emprego é um dos maiores exemplos disso: o seu currículo diz muito sobre sua capacidade técnica, mas a entrevista diz muito sobre a sua personalidade e o seu jeito de se relacionar com outras pessoas — e essa habilidade faz toda a diferença.
Saber se comunicar com outras pessoas de maneira efetiva, reconhecer, controlar e saber expressar suas emoções, reconhecer e saber lidar com as emoções de outras pessoas, saber trabalhar em equipe, ter empatia, resiliência e flexibilidade são apenas alguns dos exemplos mais relevantes de soft skills que tem uma influência direta na sua rotina de trabalho e nas relações que acontecem nela.
Um verdadeiro profissional de sucesso é construído a partir da soma e do equilíbrio das soft skills e hard skills, ou seja, uma pessoa que além de ser muito boa no que faz, também é capaz de construir boas relações no ambiente de trabalho, de entender e também de ser entendida.