Para fazer marketing, saber como se planejar, escolher qual é a melhor estratégia para o meu nicho e empresa, vale a pena contratar uma empresa de marketing? O marketing digital serve para a empresa que trabalho? Estas e muitas outras dúvidas estão sempre presentes na rotina de um gestor.
Isso ocorre pois nem todos têm noção do quão importante é para uma empresa fazer o marketing, e isso está no imaginário popular. Sempre que pensamos em aplicações de estratégias de marketing, associamos imediatamente a lojas e empresas tradicionais.
Porém, quem compreende realmente sobre o marketing, sabe muito bem que até mesmo as áreas que estão longe do consumidor final, como indústrias e fábricas, precisam de boas estratégias para atingirem melhores resultados.
O pensamento de que marketing só serve para vendas é extremamente danoso para a grande maioria das empresas, e para acabar com ele é preciso o quanto antes fazer algumas ressalvas sobre isso.
Primeiro que o marketing não é vendas. Pode até parecer confuso, mas vamos com calma que tudo se encaixa. A venda é essencial para toda empresa, e o marketing visa sim vender, mas isso não significa que toda estratégia e todo o marketing é feito com essa finalidade.
As estratégias corretas são o segredo do sucesso das empresas. Não é raro ver empresas do mesmo nicho com produtos semelhantes, porém, uma vai muito bem com muitos clientes e ótimas vendas, mas sua concorrente vive à beira da falência.
Situações como essas são muito comuns, seja com lojas, empresas b2b ou até mesmo com indústrias e fábricas, e podem ser resumidas em apenas um fator – o domínio do marketing profissional.
Ao falar disso, as pessoas imaginam instantaneamente aquelas propagandas, como outdoors, anúncios na internet, rádio ou televisão. Mas na verdade o marketing já vem muito antes disso, estando presente com suas estratégias na escolha do nome da empresa, logo, identidade visual, modo de relacionamento com o cliente e muito mais.
Todas as ações e atitudes de uma empresa devem sempre estar guiadas pelas estratégias de marketing, não importa o seu nicho de atuação, seja uma loja de artigos, ponta de estoque ou até mesmo uma indústria como é o caso da Alfa Instrumentos.
O que é marketing
Para saber como fazer marketing corretamente é preciso entender a fundo o verdadeiro marketing, por isso, vamos a uma rápida introdução.
Segundo a AMA (Associação Americana de Marketing) o marketing nada mais é do que um conjunto de técnicas e processos para comunicar, entregar ou trocar ofertas de valor para os consumidores, clientes e parceiros a fim de gerar um relacionamento.
Essa definição expõe o quão complexo pode ser o marketing, pois não é somente vendas, é também uma arte para se comunicar e se relacionar.
Sendo assim, as estratégias visam muitos objetivos, seja vender, gerar relacionamento, convencer, fortalecer a marca e muito mais, dependendo do objetivo de cada momento e de cada empresa.
Esses são alguns dos principais objetivos de uma estratégia de marketing:
- gerar mais vendas;
- fidelizar clientes;
- aumentar a visibilidade;
- fortalecer o branding;
- criar ou estreitar laços com o cliente;
- orientar os clientes;
- engajamento com os funcionários.
Com isso, o seu trabalho como gestor ou profissional de marketing, passa a ser o de identificar dentro dos objetivos quais são aqueles que mais trarão resultados para a empresa na qual trabalha.
Marketing Industrial
Com todas essas estratégias e métodos, fica muito mais simples entender o que é e como o marketing se encaixa em uma empresa, porém, quando o assunto são as indústrias, o processo passa a ser um pouco mais complicado, visto que o consumo é um pouco diferente do tradicional.
Para isso existe o marketing industrial, pois ele visa atender e criar estratégias que se encaixem nas especificidades de fábricas e afins, uma vez que a maioria delas funciona no modelo b2b. Sendo assim, é necessário um maior cuidado com estratégias mais precisas e efetivas para impactar corretamente outras empresas.
Estratégias efetivas de marketing para indústrias
Com as indústrias tudo é muito diferente, uma vez que as vendas não são diretas, o que torna muito mais difícil impactar os seus consumidores corretamente. Por essa razão, o marketing ocorre muito mais pensando em longo prazo e na geração de valor, tendo em vista que dificilmente uma propaganda surtirá efeito instantâneo.
O relacionamento entre indústria e consumidor é longo e duradouro, mas sempre com base na reciprocidade. Por isso, uma das melhores formas de se impactar com melhores resultados é com a criação de conteúdo específico.
Isso pode ser feito por um blog onde se escreve artigos sobre os produtos ou dúvidas do público, e assim tentar ajudar com conteúdo relevante e impactante. Uma rede social que seja também repleta de conteúdo que agregue valor aos seus seguidores, também é de suma importância.
Para que funcione corretamente, o seu processo de marketing deve ser focado no fortalecimento e expansão de marca, ou seja, a imagem da sua empresa deve ser vista como autoridade no assunto.