A educação financeira é um dos maiores problemas do Brasil, visto que, todas as profissões necessitam lidar com finanças, juros, empréstimo, lucros, dívidas e muito mais, desde o empreendedor, ao médico, farmacêutico, biólogo e muito mais.
A pior parte de tudo isso, é que ninguém aprende os conceitos básicos do dinheiro na escola e são jogados na vida adulta, precisando lidar com imposto de renda, juros, empréstimos e muito mais sem a menor instrução.
Esse é o padrão do perfil do brasileiro médio, onde tem muito mais perguntas e incertezas do que respostas, você por exemplo, conhece sobre dinheiro e sabe onde investir R$ 50 mil?
Essa pergunta não é tão difícil de ser respondida, na realidade, o correto a ser feito é falar que depende, uma vez que cada pessoa que determina o seu investimento e objetivo, com isso, vão surgir diversas opções de investimento que correspondam ao seu objetivo.
Um dos maiores problemas que iniciantes brasileiros do ramo das ações, quotas e fundos imobiliários é que geralmente não lidam muito bem com o principal fator de benefício dos investimentos que é o tempo.
A maioria das pessoas quando iniciam com compras de ações o fazem para lucrar no curto prazo, ou seja, são imediatistas e não compreendem que com o mercado de ações o tempo é rei, e ele vai ditar o seu sucesso ou fracasso, caso você saiba como utilizá-lo.
Ao começar a investir, tendemos a ser extremamente imediatistas, ligando apenas para o retorno o mais rápido o possível, por esta razão, boa parte das pessoas que investem em ações o fazem nas famosas modalidades de Trade, day trade e swing trade, ou seja, compra e venda de posições e mercados feitas em um curto período de tempo, visando lucrar em poucas horas.
Por mais que seja uma forma de se investir extremamente atrativa, afinal é o sonho de muitos aportar pela manhã e lucrar uma boa porcentagem antes do fim do dia, o que faz com que atraia cada vez mais pessoas, porém, estudos sólidos e feitos por diversas empresas mostram que as modalidades de trade são muito prejudiciais, com mais de 95 % dos investidores tendo prejuízo no longo prazo.
Por mais que o lucro possa sim ocorrer um dia ou outro, ainda assim, ele não perdura, e no final o mercado dá e tira.
Já por outro lado, estudos apontam que mesmo com crises, como a do subprime de 2008, Covid-19 os mercados de ações tendem a fechar mais de 80 % dos anos no positivo, e cerca de 92 % das décadas.
Isso prova por si só, que o investimento correto a se fazer é no longo prazo, o buy and hold, ou seja, compre e segure as ações para que o seu retorno com elas seja com base na valorização das empresas e com o pagamento de lucros e dividendos.
Sendo assim, fica claro que a forma correta de se conseguir um bom resultado é apenas com o longo prazo, tempo é rei e quando o assunto é ações ter ele como aliado é sinônimo de sucesso, por isso, veja as melhores dicas de como investir o seu dinheiro pensando no longo prazo.
Diversifique
Se estamos falando de ações e lucro no longo prazo, equilíbrio é a chave para o sucesso, sabendo como aplicá-lo em sua carteira os rendimentos serão constantes e expressivos.
Por isso, a construção de sua carreira como investidor deve ser sempre a mesma, pense no longo prazo e nunca coloque todos os seus ovos em uma só cesta.
Diversifique o seu portfólio de ações, investindo em ações de empresas que sejam confiáveis porém, de todos os setores como, saúde, tecnologia, pesquisa e ciência, gestão, software, varejo e muito mais.
Equilibre solidez com inovação
O processo de se tornar um bom investidor sempre é permeado por erros, não há para onde correr, todos erram em algum momento e um dos conselhos que mais faz com que os erros não aconteçam é optar por ações de empresas consolidadas no mercado como Mc Donalds, Magalu, Coca Cola e Microsoft, enquanto também possui empresas inovadoras.
Inovadoras que invistam em novas tecnologias emergentes como novos sistemas, inteligência artificial e muito mais.
Uma ótima opção pode ser investir na Meta(Facebook) e Amazon, que investem pesado em novas tecnologias que podem trazer muito lucro, como automação e metaverso.
Opte por ações que pagam dividendos semestrais
Por mais que o foco desta modalidade de investimento seja o longo prazo, ainda assim, ninguém é de ferro e optar por ações pensando apenas na valorização pode não ser a melhor opção.
Por isso, escolha ações de empresas que paguem bons dividendos, pois mesmo pensando no longo prazo, ainda assim, receber um pouco durante o processo pode fazer muito bem, nutrindo a disciplina e funcionando como um bom indicador de que a estratégia está funcionando.