A prevenção de perdas pode ser um grande desafio para os gestores que precisam conhecer os métodos e ferramentas mais avançados do mercado para contornar essa situação.
Nesse sentido, o uso da tecnologia é fundamental para a melhoria dos processos logísticos, financeiros e de segurança. Eles exigem um alto nível de integração e comunicação eficiente, aumentando assim a qualidade de tais operações.
Quando se trata de gestão de pessoas, implementar uma nova abordagem de prevenção de perdas é um esforço de longo prazo que é reflexo da cultura estabelecida.
Pode até haver um grau de resistência à mudança no início. Afinal, a transformação da cultura organizacional leva tempo. No entanto, é importante ter paciência e incorporar boas práticas no dia a dia.
Treine seus funcionários
A primeira dica não poderia ser diferente. Cuidar das pessoas é fundamental para evitar perdas nos supermercados. É necessária a participação de todos os funcionários.
Portanto, investir em um programa de treinamento é um bom caminho. Crie um projeto que sensibilize toda a equipe e estimule o desenvolvimento de uma cultura focada na eficiência operacional.
Os responsáveis pela limpeza e manutenção, segurança, vendas, estoque e outras áreas de produção e gerenciamento precisam entender completamente os protocolos e entender sua importância.
Dessa forma, eles aprenderão a evitar perdas e a incorporar naturalmente boas práticas em seu dia a dia.
Organize a gestão de estoque
Não é incomum encontrar locais onde as mercadorias foram perdidas por completa falta de organização. Portanto, os produtos devem ser alocados logicamente no armazém.
A tecnologia é uma aliada no processo de recebimento, cadastro, localização e reposição de produtos de uma organização. Isso porque cria um processo claro e integrado, além de facilitar o acesso às informações.
Essa automação otimiza principalmente a logística, permitindo que as empresas mantenham menos estoques e reduzam as perdas.
Outra dica valiosa nesse sentido é utilizar a tecnologia PEPS (ou FIFO). O método se resume à lógica “primeiro a entrar, primeiro a sair”.
Em outras palavras, todas as atividades de armazenamento e reposição são ajustadas para evitar que produtos antigos fiquem escondidos em armazéns ou prateleiras.
Um melhor controle de estoque também reduz o risco de comprar muitos itens para vender, ou o risco de comprar menos produtos e deixar “furos” nas prateleiras.
Com dados de estoque detalhados, o gerenciamento de compras será aprimorado. Com isso, a gestão financeira também se beneficia, aumentando a lucratividade.
Vale lembrar que um erro comum no varejo é o estoque virtual. Isso acontece quando um produto está disponível no sistema, mas não existe mais fisicamente. Isso acontece em caso de roubo, falha operacional, itens vencidos ou até mesmo erros de checkout.
As contagens virtuais podem ser evitadas fazendo contagens regulares e também podem ser controladas pela tecnologia. Portanto, não importa o tamanho do seu inventário, o rastreamento acontece em tempo real.
Invista também em um sistema de gestão online, assim o seu supermercado contará com diversas facilidades, além de segurança e controle do dinheiro que entra e sai.
Realize inventários cíclicos
O inventário cíclico permite a identificação mais rápida de perdas. É por isso que eles são muito importantes para lidar com essa situação.
Eles são realizados com maior frequência durante um determinado período, de modo que as inconsistências entre o estoque esperado e o existente na prateleira sejam identificadas em menos tempo.
Assim, permite que ações mais eficientes sejam realizadas. Esta medida por si só não ajuda diretamente a evitar a perda do produto. No entanto, ajuda a entender a causa principal do problema.
Controle o consumo interno
Setores como cozinhas, lanchonetes e padarias normalmente utilizam produtos da horticultura, frios e laticínios para sua produção. Não é incomum que o uso desses itens seja feito sem o registro do funcionário durante a correria do dia a dia.
Nesse caso, devem ser estabelecidas práticas que auxiliem no controle. Além de ter um forte impacto no estoque, essas falhas também dificultam a mensuração dos custos por departamento.
Fiscalize a qualidade dos fornecedores
Este aspecto é especialmente importante no campo da horticultura, pois a qualidade dos produtos pode variar muito. Perdas por falta de qualidade são mais comuns do que você imagina.
Procure saber mais sobre os procedimentos dos produtores para armazenamento, manuseio e transporte de frutas e hortaliças. Não pense apenas no preço. Estabelecer padrões de qualidade e impor uma série de exigências aos fornecedores.
Invista em segurança
Investimentos seguros são considerados essenciais para empresas de qualquer área. No caso dos supermercados, operar sem um sistema de vigilância por câmeras eficaz pode levar a grandes prejuízos.
O uso de câmeras em várias partes de uma empresa pode evitar pequenos furtos por parte de clientes e funcionários. Isso porque os sinais de que o site está sendo monitorado acabarão por deter esses criminosos.
Também é interessante criar uma equipe de prevenção de perdas. Esses funcionários vão andar pelos corredores do supermercado e observar atitudes suspeitas.
Existe até tecnologia que combina sistemas de imagem com registros de caixa para procurar desvios da norma. Isso permite o mapeamento de possíveis casos de fraude.