A rotina de trabalho de um profissional seja qual for a sua área de atuação exige que seja extremamente empenhado mas não só em sua função mas também em diversas outras áreas que podem ou não estar relacionadas com as suas obrigações internas.
O mercado de trabalho brasileiro não anda muito bem, tendo em vista todo o cenário é possível notar que, são diversos fatores que geram esta situação, primeiro que o país enfrenta uma crise há um bom tempo, e a cada dia que se passa mais e mais pessoas ficam desempregadas.
A chegada do coronavírus não é nem de longe o único fator que gerou desemprego, o lockdown e insegurança econômica fazem sim, parte do cenário, mas o seu verdadeiro problema do mercado de trabalho é muito mais estrutural e anterior à covid.
E como resultado, quem acaba pagando o preço é o trabalhador, que precisa enfrentar um mercado repleto de exigências completamente descabidas além de uma disputa absurda por cada uma das vagas disponíveis.
Consequência disso é que o que antes era desejável ou um diferencial hoje é regra, na qual em sua ausência não há a contratação, vagas e oportunidades cada vez mais básicas, porém, que exigem de todos formações e capacidades muito além do normal.
Como se não bastasse a concorrência e exigência o pior ainda está por vir, estamos na era da informação, onde tudo deve ser instantâneo e preciso, com informações circulando o globo em poucos minutos sendo assim, é necessário estar sempre por dentro das novas tendências, e quem não compreende isso certamente ficará para trás.
Estamos passando atualmente por uma das mais importantes mudanças de todo o globo, a revolução industrial da tecnologia, por mais que já tenham ocorridos outras revoluções antes, esta carrega consigo um grande risco para qualquer trabalhador tradicional que está preso aos modelos atuais de trabalho.
A revolução 4.0 é completamente baseada no que há de mais novo na tecnologia como por exemplo, metaverso, internet das coisas, 5g, inteligência artificial, dados e muito mais, nem todo notam isso, mas esse é o principal que pesa a favor da atualização profissional, a cada dia que se passa mais e mais essas tecnologias vão tomar lugar das pessoas.
Correndo risco inclusive de pessoas que se atualizam perderem o seu trabalho e ramo de atuação por conta da tecnologia, é preciso estar sempre a frente e ser único em seu trabalho, hoje, a inteligência artificial é capaz de desenhar, escrever, analisar dados, identificar pessoas e compor músicas. Sendo assim, se atualizar é crucial para se manter ativo no trabalho.
Entender toda esta situação não é nada simples, e fica claro que se capacitar é a saída para tais mudanças, por isso, separamos as melhores formas de se atualizar profissionalmente.
Entenda o seu nicho de atuação
A primeira coisa que deve ser feita é compreender as peculiaridades de sua profissão, há funções que jamais serão substituídas como por exemplo, enfermeiros, médicos e outras da saúde que necessitam de cuidado humano.
Mas há diversas que serão impactadas nos próximos anos, como motoristas, vendedores, frentistas e muito mais, por isso entenda como a tecnologia está impactando no seu ramo de atuação para somente assim, se preparar para ser indispensável.
Graças a volatilidade e o processo de mudanças e alterações, é preciso estar sempre buscando novas capacidades e funções dentro de uma empresa, não visando estar a frente de seus concorrentes, mas procurando se atualizar para não se tornar obsoleto comparado a si mesmo.
Esteja um passo à frente
A grande maioria das pessoas só começam a agir quando são afetadas, por esta razão, começar a se atualizar antes de ser afetado negativamente é a saída para por um fim na situação, vá ao mercado e pesquise sobre as tecnologias de sua área, quais são as mudanças, o que seus concorrentes estão fazendo para só então criar sua trilha de aprendizagem.
Que vise se adaptar às novas tecnologias que vão impactar a sua vida profissional e estar à frente da concorrência.
Seja o especialista
Um ponto que nem todos notam é que as máquinas e tecnologias jamais vão conseguir substituir aqueles que são especialistas e referência em seu mercado de atuação, sendo uma das saídas mais rápidas e básicas para qualquer profissional.
Com isso, não tenha nem um pouco de receio em investir em sua formação, seja com um MBA, uma pós ou até mesmo doutorado, o conhecimento que se possui é para sempre e se tornar um especialista vai diminuir muito as chances de ser substituído, uma vez que as tecnologias focam muito mais em atividades repetitivas que podem ser programadas.
Para isso, é preciso pensar fora da caixa, com estudos e capacidades que sejam fora da curva, independentemente de sua função.