Você aspira a criar sua própria fortuna milionária no estilo mais puro de Mark Zuckerberg? Para aqueles que ainda não sabem, Zuckerberg é o criador do Facebook, um site (agora também um aplicativo) que o fez faturar milhões de dólares. Se você quiser aprender a vender um aplicativo desenvolvido por você mesmo, é importante saber como fazer o marketing de um aplicativo.
Como fazer o marketing de um aplicativo?
1. Use anúncios pagos nas redes sociais
Publicações patrocinadas nas mídias sociais são uma maneira eficaz de alcançar um público interessado.
Anúncios sociais geram 49% dos downloads de aplicativos móveis.
Dada a constante diminuição do alcance orgânico através das redes sociais, aumentar sua visibilidade por meio de anúncios pagos é essencial para converter usuários.
Todas as plataformas de mídia social oferecem a instalação de aplicativos como uma opção de publicidade, então escolha as plataformas mais alinhadas com o seu público.
Quanto mais detalhado for o seu objetivo, mais orçamento de marketing você economizará e maior será o total de downloads.
2. Explore o marketing de influência
O emparelhamento com pessoas influentes permite que você apresente seu aplicativo a um público já comprometido e responsivo.
O Twitter relata que quase 40% dos usuários fizeram uma compra por recomendação direta de uma pessoa influente.
De acordo com a Pesquisa Global de Influenciadores de 2016, 59% dos micro influenciadores acreditam que o Instagram é o canal mais eficaz para atrair um público.
Para obter os melhores resultados, verifique com o influenciador sobre a melhor maneira de promover sua inscrição.
Influenciadores e micro influenciadores conhecem seu público e têm ideias sobre como ativar seus seguidores.
Prepare suas próprias sugestões, mas ouça-as.
3. Promova a Criação de Conteúdo pelos Usuários
Encoraje os usuários a compartilharem como o seu aplicativo impacta positivamente suas vidas. Incentive-os a enviar fotos e vídeos que realcem as vantagens práticas do seu app. Essas abordagens interativas aumentam o envolvimento dos usuários atuais e abrem portas para que eles convidem amigos e familiares a se juntarem na diversão.
4. Procure avaliações e classificações
Promover suas melhores avaliações nas redes sociais incentivará diretamente os downloads.
Cerca de 60% das pessoas pensam que as classificações e críticas são o fator mais importante ao decidir baixar um aplicativo.
Como apenas 40% dos usuários móveis pesquisam aplicativos na loja de aplicativos, a hospedagem de avaliações permite que você ofereça evidências sociais valiosas que, de outra forma, passariam despercebidas.
Se você receber uma avaliação de um testador beta ou uma conquista da loja de aplicativos, compartilhe este elogio nas redes sociais para aumentar sua visibilidade.
5. Entenda as vantagens de diferentes plataformas de mídia social
Cada plataforma de mídia social oferece vantagens únicas que você pode aproveitar para atrair usuários para o seu aplicativo.
O Facebook incentiva a criação de uma comunidade
Criar uma página no Facebook oferece uma variedade de maneiras de atrair usuários em potencial:
- Promoções, como descontos, ofertas especiais ou presentes por recomendação.
- Organize concursos ou sorteios para licenças e testes gratuitos
- Publique uma mistura atraente de conteúdo de blog especializado, imagens, GIFs e vídeos de alta qualidade
- Participar de grupos relevantes do Facebook permite que você mencione seu aplicativo para um público específico.
Fazer comentários e recomendações em grupos do Facebook mostra que você está disposto a ajudar as pessoas e abre uma oportunidade para mostrar como seu aplicativo pode beneficiá-las.
Quando os membros de um grupo do Facebook encontrarem valor em seus feeds ou receberem uma resposta direta da sua marca, eles estarão preparados e prontos para uma instalação.
Os usuários do Instagram são atraídos por uma estética bem definida
Como uma plataforma visual, o Instagram se destaca na geração de publicidade por meio de um vídeo promocional, uma captura de tela ou um visual do site.
Eles são uma ótima maneira de criar usuários interessados, já que as pessoas adoram esperar o que não podem ter agora.
Para maximizar seu alcance, use até 30 hashtags relevantes e publique algumas vezes ao dia.
Tente encontrar um equilíbrio entre:
- Conteúdo divertido
- Capturas de tela do aplicativo
- Vídeos instrutivos
- Fotos de alta qualidade
- Explicação das características
- Concursos e sorteios
Como o Instagram é uma plataforma visual de alto nível, apoiar um ótimo conteúdo com uma forte estética é essencial para aumentar seus seguidores.
Escolha um tema de marca que atraia espectadores e mantenha o interesse dos usuários atuais.
O Twitter funciona bem para aquisição de usuários
Como o Twitter é baseado na troca de ideias, ele pode ser usado como uma plataforma interativa para adquirir usuários.
Compartilhe conteúdo, atualize seus seguidores com notícias e pergunte sobre suas experiências com o aplicativo.
Promover o diálogo ajudará você a manter o uso do aplicativo e despertar o compromisso.
Você pode pedir aos usuários que enviem seus comentários por Tweet individualmente ou que distribuam uma pesquisa e depois compartilhem os resultados.
Quanto mais compromisso e prova social você gerar, mais usuários você atrairá.
Você também pode promover seu aplicativo usando o Twitter como uma plataforma de atendimento ao cliente.
À medida que você cresce, o incrível suporte ao cliente se traduzirá em um boca a boca positivo.
Mostrar seu atendimento ao cliente no Twitter consolidará seu status como uma empresa solidária cujo aplicativo vale a pena baixar.