A moda recebe constante influência do que está em alta na cultura pop no momento, incluindo produções cinematográficas e televisivas. A ligação entre essa indústria e a moda é muito grande, já que ela foi utilizada como temática em diversos filmes e séries, mas não somente essas obras podem ser lembradas por eternizar looks icônicos e tendências, já que produções dos mais variados temas tiveram figurinos que marcaram história.
Em uma produção audiovisual, o figurino é um elemento de extrema importância, sendo essencial para ambientação e representação de forma correta de diferentes aspectos do enredo, seja contribuindo para a contextualizar um período histórico em uma obra de época até ajudando a composição de características da personalidade de um personagem. Um figurino bem desenvolvido além de enriquecer a dramatização, é capaz de inspirar inúmeros espectadores, que se identificam com a trama e os personagens de alguma forma.
Há pouco tempo, tivemos a volta da tendência barbiecore que está por toda parte desde que a adaptação, com data de lançamento apenas para 2023, ganhou destaque com as primeiras imagens promocionais e das gravações divulgadas. Outros exemplos recentes são o retorno da estética retrô dos anos 80 graças ao sucesso da série Stranger Things ou a ascensão do estilo rengencycore inspirado na moda do período regencial britânico retratada em Bridgerton.
No entanto, existem casos em que essas obras não simplesmente influenciaram no aspecto estético das tendências, como também contribuíram para quebra de paradigmas que ajudaram a moldar a moda como ela é hoje. Com a lista a seguir, confira algumas produções audiovisuais que mais impactaram a indústria do vestuário com seus figurinos.
Juventude Transviada (1955)
Essa obra da década de 1950, foi responsável por promover o modo de vestir despojado e irreverente, fazendo da combinação jeans, t-shirt e jaqueta de couro um verdadeiro clássico, que se mantém atual até os dias de hoje. Além disso, durante essa época o tecido denim ainda era visto como vulgar por alguns e ver artistas de sucesso como James Dean utilizá-lo nas telas de cinema ajudaram a popularizar o material, que hoje se faz tão presente em nossos guarda-roupas.
O item já passou por diversas reinvenções e releituras desde esse período, sendo que hoje em dia há modelos para agradar todos os gostos e estilos, indo dos mais ajustados como a calça jeans skinny até aos mais larguinhos como uma wide leg.
O Pecado Mora ao Lado (1955)
Um dos looks mais lembrados de todos os tempos, o vestido branco usado por Marilyn Monroe, faz parte do figurino dessa produção. A cena em que a peça é levantada pelo vento é tão icônica que se tornou a imagem que todos pensam ao rememorar a atriz que foi símbolo da década de 1950, por vezes até sem saber que tem origem nesse filme.
Além do famoso vestido, o figurino da obra conta com outros belos looks utilizados por Marilyn que foram considerados um pouco ousados pelos conservadores da época. Seja pelo uso de calças femininas, que ainda eram um item polêmico, ou vestidos audaciosos, o figurino do filme ajudou as mulheres a terem menos tabus na hora de se vestir.
Com o lançamento em breve de Blonde, filme que conta a história da atriz, o estilo inconfundível de Monroe que influenciou gerações promete ficar super em alta.
Bonequinha de Luxo (1961)
Um dos itens mais atemporais do guarda-roupa feminino, o vestido preto, virou essa peça indispensável para as mulheres desde o lançamento do filme que apresenta Audrey Hepburn utilizando o modelo assinado pela grife francesa Givenchy.
O estilo sofisticado e elegante da personagem Holly Golightly ainda é uma fonte de inspiração para muitos designers no mundo da moda, tendo não somente o icônico vestido se mantido com uma estética contemporânea, como também outros itens utilizados no filme, o trench coat bege e o suéter de gola alta são exemplos de peças que facilmente poderiam estar em um look usado nos dias atuais.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Não tão comentado no universo da moda quanto as produções anteriores, o figurino desse filme trouxesse destaque para o visual andrógeno quando a moda genderless não era um assunto com a relevância que tem nos dias de hoje. O personagem Annie Hall, interpretado por Diane Keaton, utilizou itens que até então eram apenas comuns no guarda-roupa masculino, como gravatas, coletes, calças e camisas sociais.
Ao ver esse estilo ser retratado nas telas do cinema, muitas mulheres que o apreciavam mas tinham receio de utilizá-lo se sentiram livres dos paradigmas vigentes e que continuam tendo que ser quebrados até hoje em dia mesmo com a grande evolução que tivemos em relação a isso.
As patricinhas de Beverly Hills (1995)
Esse filme é a síntese perfeita do que foi a moda jovem feminina dos anos 90, com o figurino utilizado por Cher e suas amigas. Os looks com conjunto blazer e saia xadrezes já foram diversas vezes reproduzidos ao longo tempo.
Contudo, não são apenas eles que influenciaram o estilo de muitas mulheres, outras tendências que estão sempre retornando a ficar em alta podem ser vistas na obra. Entre elas estão croppeds, camisas com transparência, minissaias com abotoamento e meias acima do joelho.
Sex and The City (1998 – 2004)
É uma série totalmente ligada ao mundo da moda, podendo ser creditada por contribuir para o sucesso de várias trends. As quatro amigas possuem estilos bem marcantes e distintos que não só inspiraram muitas mulheres como também ensinaram aquelas que não entendiam muito do assunto a ousar um pouco mais.
Os visuais por vezes um pouco exagerados precisam ser adaptados quando utilizados como referência para composições reais. No entanto, é inegável a enorme influência que a série teve para a indústria da moda, tanto que diversos estilistas famosos a utilizaram como plataforma para divulgar as suas marcas.
Além da série original, a história foi continuada com três filmes e atualmente com o reboot intitulado And Just Like that que já teve sua primeira temporada lançada e foi renovado para uma segunda. Com isso, podemos esperar muitos outros looks interessantes e glamourosos de Carrie e suas amigas para utilizarmos como inspiração.