Depois de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, é hora de começar a pensar na decoração. Afinal, é por meio dela que você irá personalizar sua casa, tornando-a mais aconchegante, confortável e garantindo melhor qualidade de vida.
A sala é um dos principais cômodos do imóvel e por isso merece muita atenção com a escolha dos elementos que irão compor o local. Um dos principais é a poltrona, sendo ideal para momentos de relaxamento, para conversar ou ler um livro.
No entanto, por mais que seja um item importante, nem todo mundo sabe como escolher a ideal. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para te ajudar na compra de sua poltrona para sala. Vamos lá?
1. Considere o tamanho do ambiente
O primeiro passo é analisar sua sala e as medidas disponíveis do espaço. Isso porque, ela precisa manter o equilíbrio entre todos os elementos presentes. Ou seja, caso o apartamento seja pequeno, não faz sentido você incluir um sofá grande mais uma poltrona, certo? Isso porque, acessórios e móveis em excesso tornam o espaço menor do que ele já é, dificultando a circulação e o conforto no local.
Mas, se medidas não são o problema, é hora de analisar seu próprio tamanho. Por exemplo, se você é grande, procure uma peça que seja proporcional à sua estatura e proporções.
2. Conheça os diferentes modelos
Confira abaixo os principais tipos de poltrona disponíveis no mercado e o tipo de ambiente que mais combinam:
Poltronas assinadas
Para salas estilosas e modernas, poltronas assinadas, como a Charles Eames, são excelentes. Contudo, ela será o centro das atenções, mas se esse não é seu desejo, deve optar por outro modelo.
Poltronas em veludo
A poltrona de veludo é sofisticada e elegante, trazendo luxo para sua sala. Mas, ainda que pareça muito confortável, ela não é indicada para lugares muito quentes, assim como as de couro.
Poltronas estreitas ou sem braço
Indicadas para ambientes menores ou salas que permitam combinar duas poltronas iguais, elas atuam como assentos convidativos. Ou seja, são perfeitas para lugares que precisam de movimento, mas que não possuem tanto espaço livre.
Poltronas giratórias
Indicadas para salas modernas e ambientes corporativos, as poltronas giratórias oferecem maior visão de espaço, além de facilitar o delicioso bate papo por horas com seus convidados ou até mesmo colaboradores.
Poltronas com apoios para os pés
Outro modelo muito bonito, mas que exige espaço é a poltrona com apoio para os pés, sendo extremamente confortáveis. Além disso, são perfeitas para quem costuma ter um momento de relaxamento durante o dia, seja assistindo TV ou lendo um bom livro.
Poltronas de madeira e polipropileno
Por fim, na maior parte dos casos, esse tipo de poltrona é mais decorativo, mas nada impede de ser usado para receber visitas. Ela é indicada para salas grandes, onde não há problema em ocupar espaço e não irá afetar a circulação.
3. Pense nas cores e material
É fato que o mercado moveleiro está em constante mudança, criando poltronas funcionais, bonitas e cheias de estilo. Sendo assim, você irá encontrar os mais diferentes modelos, tecidos, estampas e cores disponíveis, atendendo a todos os gostos e bolsos.
É importante lembrar que a poltrona não precisa combinar com o sofá, podendo escolher uma com cores, tecido e material totalmente diferente. Contudo, é primordial considerar a proposta decorativa da sala, a fim de garantir harmonia e sofisticação.
4. Observe o estilo do ambiente
Como falamos, para que o ambiente tenha um resultado bonito, elegante e sofisticado, é importante que você analise qual será o estilo de decoração de sua sala. Dessa forma, você consegue escolher uma poltrona que se adeque ao espaço, sem muito esforço. Portanto, não há necessidade de se preocupar em encontrar um modelo que combine somente com o sofá, mas sim com toda a sala.
Por exemplo, para uma sala em estilo praiano ou para ambientes externos, a poltrona de vime é ideal. Mas, se estiver em dúvida e quiser algo mais clássico, as poltronas de couro são certeiras.
5. Peso também importa
Por fim, mas não menos importante, se você costuma trocar a poltrona de lugar com frequência, o peso do móvel também deve ser analisado. Dessa forma, você pode levá-la para todos os cantos sem grande esforço. Inclusive, a poltrona de vime é mais leve, sendo a mais indicada para esse tipo de situação. Mas, se você não tem esse costume e gosta de assistir TV, o peso não será algo tão importante assim.
Então, agora que você sabe como escolher a poltrona ideal para seu novo lar, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas, não se esqueça de ter um bom planejamento, pensando em todo o contexto do ambiente para garantir maior beleza e harmonia para o cômodo. Além disso, pense na funcionalidade e facilidade de limpeza, pois isso também é algo que irá impactar seu dia a dia.