O tráfego constante, a imprudência de outros veículos e a velocidade podem despertar o medo de quem não está habituado a enfrentar o trânsito
De um lado, adolescentes ansiosos para atingir a maioridade e, finalmente, iniciar o processo para obter a CNH. Do outro, adultos que possuem carteira de habilitação, mas têm medo de dirigir. Ambos os grupos são compostos por centenas de pessoas que se encontram no trânsito todos os dias.
Alguns hábitos, como usar capacete, sinalizar as manobras e andar em uma velocidade prudente, podem ajudar a diminuir a insegurança. Mas, afinal, como perder o medo de dirigir? Abaixo, é possível conferir algumas dicas.
Perceba o medo ao dirigir
A preocupação e a atenção fazem parte da direção, já que é preciso estar antenado ao trânsito. No entanto, não é comum sentir ansiedade, batimentos cardíacos acelerados e até mesmo tentar evitar dirigir ou pilotar.
Quando esses sentimentos tomam conta do condutor, é importante identificá-los. É só depois de perceber o medo que é possível tomar decisões assertivas para combatê-lo.
Treine a direção
A frase pode parecer clichê, mas a melhor forma de perder o medo é enfrentando-o. Com a direção, não seria diferente. A dica é treinar o máximo possível ou dirigir no dia a dia.
Para começar, não é necessário percorrer longas distâncias ou trafegar em ruas e avenidas movimentadas. Encontrar um ambiente seguro e com pouco movimento pode ajudar o condutor a ter mais segurança na hora de dirigir ou pilotar. Com o passar do tempo, o motorista já estará pronto e mais confiante para enfrentar o trânsito do dia a dia.
Planeje o trajeto
Os trajetos possuem diferentes percepções por parte dos condutores, passageiros e pedestres. Para quem não está acostumado a dirigir, é importante planejar o caminho até o destino desejado antes de sair de casa.
Dessa maneira, é possível estudar as ruas e evitar ambientes de maior movimento ou com condições desfavoráveis ao tráfego. Esse hábito simples é capaz de passar segurança ao condutor, diminuindo o medo na hora de efetivamente dirigir.
Busque um parceiro de direção
Um parente, um amigo ou um namorado. É comum ter uma pessoa de confiança que também saiba dirigir e esteja disposta a ajudar durante o processo de perder o medo da direção.
A dica é inserir essa pessoa nos treinos, assim é possível ter mais confiança durante o trajeto. Mas fique atento, é importante não se tornar dependente de um parceiro de direção e evitar companhias que possam causar distração durante o trajeto.
Não esqueça da segurança
As aulas teóricas de direção são obrigatórias por um motivo: elas ensinam os condutores a dirigir de forma prudente e a utilizar os equipamentos de segurança. Relembrar esse aprendizado e dirigir de forma defensiva pode ajudar a diminuir o medo do condutor.
Procure as aulas novamente
Para muitos, a aula de direção é o primeiro contato com um carro ou moto. Entretanto, não é preciso abandonar esse modelo de aprendizado após tirar a CNH. Atualmente, existem diversas autoescolas no mercado que oferecem aulas para recém-habilitados e pessoas que possuem medo de dirigir.
Nesse modelo, o condutor escolhe o número de aulas que julgar necessário e não precisa passar por uma avaliação final. É uma espécie de treino guiado, com profissionais capacitados na direção.
Recorra à ajuda profissional
Mesmo colocando todas as dicas acima em prática, é possível que o medo ainda persista. Isso acontece porque algumas pessoas possuem fobia de dirigir e precisam de uma ajuda direcionada para lidar com esse problema.
Buscar o atendimento de um terapeuta e de outros profissionais da saúde é a melhor opção nesses casos. Junto ao profissional, é possível desenvolver novas maneiras de enxergar o trânsito e elaborar formas de enfrentar o medo de acordo com cada indivíduo. O importante é dar o primeiro passo.