A arte digital, realizada em computadores, possui diversas vantagens em relação à arte convencional. Uma delas é a acessibilidade, visto que tudo o que é necessário é de um computador e um programa para edição. Diferente da arte tradicional, que exige diversos recursos e materiais (que acabam com o tempo, diferentemente).
Se você deseja entrar nesse mundo dos desenhos para desenhar usando o computador, veja nosso artigo, com todas as informações necessárias para você entender mais antes de colocar em prática.
Como se desenhar no computador?
Para desenhar no computador, existem duas alternativas: usar o mouse e o teclado ou usar uma mesa digitalizadora.
Caso você decida usar o mouse e o teclado, você usará o teclado para fazer certas funções, utilizando as telhas como atalhos, e o mouse como a mão com a qual você pega o lápis, o pincel ou a caneta. Sem dúvidas, não é tão simples quanto segurar um lápis na vida real, mas já ajuda bastante e a prática pode promover mais habilidade.
A outra alternativa, mais indicada, é o investimento em uma mesa digitalizadora. Ela serve basicamente para simular a utilização de uma folha e um lápis. A mesa é como se fosse um tablete, todo preto, que vem com uma caneta, a qual você pode deslizar sobre a mesa. Os movimentos que você faz sobre a mesa são transferidas para o computador, de forma que tudo o que você riscar na mesa digitalizadora será desenhado no seu programa de ilustração ou edição.
Existem várias mesas digitalizadoras no mercado, desde mais simples, custando em média R$ 250,00, até mais caras e profissionais, podendo chegar a R$ 16.000,00.
De início, indicamos fortemente as mais simples. Afinal de contas, não vai adiantar nada adquirir uma super avançada, gastando uma alta quantidade de dinheiro, se você não vai conseguir explorar todas as funcionalidades, dado que são voltadas para ilustradores já profissionais na arte digital.
Benefícios de desenhar pelo computador
Existem diversas vantagens de desenhar pelo computador. Isso, é obvio, se você se acostumar com a ideia, o que envolve vencer as dificuldades iniciais. A prática leva à perfeição, e você irá precisar de bastante prática para se habituar com esse novo tipo de desenho.
No entanto, uma vez superada a dificuldades iniciais, o mundo inteiro se abre diante de você. A seguir, iremos listar alguns dos benefícios de se escolher por desenhar pelo computador.
Grande variedade de cores e materiais
Antes de mais nada, um benefício bem óbvio é a quantidade enorme e ilimitada de cores, tipos de pinceis, pontos de lápis etc. Além das ferramentas disponibilizadas pelos próprios programas de desenho e edição, você pode ainda instalar mais ferramentas, produzidas por usuários.
Ah, além do mais, você pode utilizar e desfrutar à vontade, visto que não é necessário pagar nenhum dos baldes de tinta que você usar.
Liberdade de experimentação
A imensidão de materiais traz ainda outro benefício: a liberdade de experimentação. Isso pois você conseguirá desenhar o que quiser na tela, com os materiais que desejar, sem ficar se preocupando com o resultado, nem com a sujeira. Se não gostar do resultado, basta apagar e partir para a próxima.
Trabalho em camadas
Um dos principais benefícios da arte digital é o trabalho em camadas. Não é necessário se preocupar igual na vida real ao desenhar, ou seja, o medo de fazer algum traço incorreto e estragar o desenho. Seja em razão de você conseguir apagar até mesmo a tinta mais forte, seja por atuar com camadas, guardando cada parte do desenho a uma camada diferente.
Resultado imediato e ampla diversidade de aplicações
Por fim, ao contrário de um desenho em uma tela real, o resultado da arte digital é imediato. Não será necessário esperar vários dias ou semanas até secar. É óbvio que o resultado não é idêntico ao de uma pintura de verdade, apesar de se aproximar muito.
Ademais, existe uma ampla diversidade de aplicações que uma arte digital pode proporcionar. É bem mais simples comercializar uma arte digital para alguma empresa que a utilizará como logo, capa de revista, plano de fundo do que um quadro pintado à mão.