Você tem o intuito de contratar uma empresa de segurança em eventos? Se sim, é bem provável que esteja com algumas dúvidas.
Nesse caso, é vital obter algumas dicas na hora de contratar. Dentre todas elas, podemos citar as seguintes:
1. Atente-se para a escolha do local
A primeira coisa que você precisa levar em consideração é em relação ao local em que o evento irá acontecer.
É vital que o local seja capaz de comportar o número de convidados pretendido, bem como o tipo de público.
Trata-se de uma escolha vital, haja vista que garante que todos os seus convidados fiquem devidamente acomodados no dia do evento.
Tenha em mente que um local pequeno e superlotado acaba oferecendo maiores riscos à segurança dos convidados.
Portanto, respeite a capacidade do espaço. Se ele é capaz de comportar 350 pessoas, por exemplo, não ultrapasse isso.
É válido salientar também que é importante ficar atento em relação a criminalidade que ocorre nas redondezas, histórico de assaltos, iluminação nas vias de acesso, itens de segurança e várias outras coisas semelhantes.
2. Faça análise e identificação de riscos
Fique atento também a todos os possíveis riscos que o local apresenta, como vandalismo, incêndio, roubo, furto, desmoronamento e coisas do gênero.
Por meio de testes feitos antes do evento, é possível identificar os possíveis riscos que o local está propenso.
Então, se for necessário, não deixe de fazer os devidos ajustes prévios, para garantir a segurança de todas as pessoas.
Essa análise também serve para criar um plano de contingência, no caso de ocorrer algum imprevisto, por exemplo.
No caso de algum incêndio, deve-se ter um plano de evacuação e saídas adequadas. Agora, caso haja algum problema de falta de energia, deve-se ter um gerador em diferentes pontos do local.
3. Obtenha todas as autorizações e licenças
É fundamental ter todas as autorizações, mas tenha em mente que cada evento possui um órgão responsável por fiscalizar e emitir autorização para que faça o evento,
Caso falte algum documento, tenha em mente que isso pode acarretar em multas e até o cancelamento do evento.
Então, para que todo o seu esforço não seja em vão, é vital que se saiba todos os documentos que o seu evento requer.
No entanto, de todos os documentos, o mais importante é o Alvará de Funcionamento Temporário, o qual é válido para cada evento.
Porém, cada cidade tem a sua própria exigência em relação à documentação que você precisa apresentar.
4. Atente-se para o credenciamento dos funcionários
A dica é usar pulseira de identificação e crachá para todas as pessoas do evento, tanto funcionários quanto os convidados.
Em relação aos funcionários, identifique todos eles e separe por área de atuação. O crachá deve ficar no pescoço, de forma a facilitar a identificação.
Além disso, obviamente todos eles devem estar devidamente uniformizados, uma vez que essa é uma maneira de identificar mais rapidamente.
5. Tome cuidado com falsificações da identificação do público
Infelizmente, muitas pessoas tentam falsificar a identificação para que possam entrar em festas, mas é importante ficar atento a isso.
Então, reforce a segurança na venda, distribuição e no momento de entrar no evento. Invista em uma portaria que identifique todos os convidados.
O ideal é que a sua equipe tenha habilidade em identificar ingressos que são falsos, haja vista que isso evita o risco de que o organizador tenha prejuízos.
Outra medida preventiva é instalar alguns equipamentos para melhorar a segurança, como identificadores de metal.
6. Contrate uma empresa de segurança patrimonial
O ideal é que você contrate uma empresa de segurança patrimonial. Dizemos isso porque uma empresa como essa tem toda uma estrutura e pessoal qualificado.
Ou seja, tem mais costume em lidar com o público e possíveis acidentes, tudo da forma mais profissional possível.
7. Tenha uma brigada de incêndio
Esse tipo de profissional é o mais apto para fazer evacuação, resgate e ainda e ainda é capaz de combater incêndio e desastres.
Ademais, também pode ajudar em relação a análise do estado de conservação dos extintores que há no local, até providenciar a sua substituição, caso necessário.
8. Tenha um plano de contingência
O plano de contingência é vital para caso ocorra algum problema inesperado, como acidente graves, tumultos, desmoronamentos, incêndios etc.