A recente pandemia trouxe várias mudanças na rotina dos mais diversos setores da sociedade atual. E, mesmo com a situação relativamente normalizada mundialmente, algumas dessas mudanças foram tão bem vindas que passaram a se tornar mais permanentes.
E poucas dessas mudanças foram tão significativas e expressivas quanto o home office.
Também conhecido como trabalho remoto ou, simplesmente, trabalhar de casa, o trabalho home office é um modelo de trabalho que já vinha ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e da mobilidade, e também com o aumento da priorização do equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. A pandemia foi responsável apenas por acelerar esse processo, forçando a adaptação até dos que eram mais contra esse tipo de trabalho.
Com isso, o mundo atual se divide, principalmente, em três modelos de trabalho: o trabalho presencial, o trabalho remoto e o trabalho híbrido. Cada um deles tem suas vantagens, desvantagens e particularidades, que se adaptam melhor às diferentes profissões e estilos de vida.
E se você quer descobrir um pouco mais sobre cada um desses modelos, para te ajudar a decidir qual é o melhor para o seu futuro, continue lendo que vamos te contar tudo que você precisa saber! E, no final, você também vai descobrir o que é Galena e como ela também pode ser uma ótima decisão para a sua carreira. Vem com a gente!
No escritório
Como na grande maioria das coisas da vida, tudo tem seu lado bom e seu lado ruim — e isso não seria diferente quando falamos dos diferentes modelos de trabalho.
Vamos começar falando das vantagens do modelo mais tradicional, o trabalho presencial (sim, elas existem!). Apesar da rotina relativamente mais exaustiva que esse modelo de trabalho tem, ele facilita a realização e organização de várias partes do seu dia de trabalho, por causa do contato direto com seus colegas de trabalho. Afinal, é muito fácil você simplesmente ir até a mesa de alguém para fazer uma pergunta rápida, solucionar um problema ou pedir uma ajuda.
Além disso, esse modelo também é favorável para a integração social e cultural, já que no presencial é mais fácil para as pessoas se conhecerem e socializarem entre si, principalmente entre os diferentes departamentos e áreas, e também para se integrarem com o ambiente da empresa, seu funcionamento, hábitos e mais.
Por outro lado, esse é o modelo que exige a maior disponibilidade de tempo do trabalhador, já que, além das horas de trabalho, ele também geralmente demanda tempo e disposição para a locomoção — que nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em centros urbanos.
Além disso, passar o dia inteiro no escritório faz com que a realização de outros tipos de tarefa, como as domésticas, só possam ser realizadas ao fim do dia ou aos finais de semana, aumentando o tempo ativo e diminuindo as oportunidades de descanso.
Em casa
Mas, apesar das vantagens do presencial, o trabalho em home office ainda é o maior campeão no quesito favoritismo. A economia no tempo de deslocamento é um dos maiores fatores, não apenas por eliminar um processo que muitas vezes é bem estressante, mas também por permitir uma rotina mais saudável — quer coisa melhor do que poder dormir até um pouco mais tarde e não ter que pegar ônibus lotado?
Além disso, você acaba por ter mais tempo para dedicar a outras tarefas, como o cuidado da sua casa, prática de exercícios físicos, cursos diversos, e até passar um pouco mais de tempo com sua família ou bichinhos de estimação.
Mas, em compensação, trabalhar de casa também tem seus lados negativos. A falta de estrutura é um dos maiores e mais comuns, já que nem todo mundo pode ter um espaço dedicado ao trabalho ou até mesmo todo um cômodo. Vizinhos barulhentos, família que não respeita seus momentos ocupados ou pets carentes também podem ser empecilhos para um bom desenvolvimento do trabalho em casa.
O melhor dos dois mundos
Com esses pontos estabelecidos, não é difícil entender o motivo do modelo híbrido ser considerado “o melhor dos dois mundos”: ele junta a liberdade do home office com a integração que o trabalho presencial proporciona, e permite que você adapte e crie novas rotinas que se encaixam melhor no seu estilo de vida.
Mas, assim como ele junta os lados positivos de ambos os modelos, ele também junta os pontos negativos, e por isso, nem sempre é realmente a melhor opção.
No fim das contas, não existe um consenso sobre qual opção é a melhor ou pior: cada indivíduo e estilo de vida se adapta melhor a um dos tipos. Além disso, cada empresa também tem o poder de decidir em qual modelo ela funciona melhor, com resultados divergentes em relação a produtividade e resultados.
Uma ótima escolha
Mas, antes mesmo de chegar o momento de decidir qual modelo de trabalho é o melhor para você, existe outra escolha muito importante que precisa ser feita: sua futura profissão.
E nessa, não tem erro! O Programa da Galena é um curso profissionalizante totalmente diferente de tudo que você já viu. Ele é 100% online (olha aí as vantagens do home office!), e é feito de uma maneira que simula o dia a dia de trabalho das empresas na área de Vendas e Sucesso do Cliente, te preparando de maneira completa para um futuro profissional de muito sucesso. Conheça mais sobre a Galena e tudo que ela pode fazer pela sua carreira!