Listamos quatro dicas infalíveis para te ajudar a treinar sua audição em inglês!
Uma das partes mais complicadas para quem está aprendendo uma nova língua é treinar o ouvido para compreender e de fato manter uma conversa com um nativo ou com outro falante. Exatamente por conta disso, é interessante buscar em fontes culturais pessoas nativas – ou um não nativo que fale bem – para ir pegando a prática de ouvir sons diferentes dos idiomas. Assim, aprender Inglês com música pode ser uma boa estratégia.
Entre dicas e macetes para ajudar a tornar essa missão mais simples, listamos algumas das mais comuns, na torcida para que, além de ‘speaker’, você também se torne um assíduo ouvinte. Confira a seguir.
Ouça alto e cante mais alto ainda
Terapêutica, essa primeira dica é indispensável e infalível! Como sabemos, escutar músicas em inglês faz com que nosso ouvido passe a se acostumar com o idioma, e, para deixar o exercício ainda mais eficaz, é interessante que, além de ouvir, você se esforce para cantar junto de seu artista favorito.
Para que o exercício seja mais eficaz, evite julgamentos e permita-se errar. Frise sempre que essa não é sua língua nativa e que muito mais importante do que falá-la (ou cantá-la) com maestria é se esforçar para praticá-la diariamente.
Com esse exercício, além de treinar seu ouvido, você também estará aplicando exercícios de pronúncia, o que tenderá a tornar o processo de aprendizagem mais gostoso e eficaz.
Séries e filmes são seus maiores aliados
Assim como praticar inglês com música, as séries e filmes também ajudam (e muito) na melhora da audição. Por estarmos vendo e ouvindo nativos conversando, além de observar como é falada cada palavra, também podemos prestar atenção na dinâmica e forma de pronunciá-las.
Nesse formato, o estudante também conta com a ajuda da legenda, a qual serve para que a compreensão fique mais clara e que, por associação, mais palavras sejam adicionadas ao seu vocabulário.
Podcasts: a experiência de ouvir conversas
Em terceiro (e muitíssimo importante), os podcasts são como conversas das quais, além de ouvir histórias sobre um assunto que gostamos, podemos extrair muita informação e, claro, treinar nosso ouvido para o inglês!
Como estamos tratando de um diálogo entre nativos, para melhor compreendê-lo, a dica é que a velocidade de reprodução esteja reduzida e que o assunto escolhido seja de seu conhecimento; assim, além de mais entretido, a tendência é que o exercício seja ainda mais eficaz!
Converse (em inglês!) com quem já domina o idioma
Por último, porém igualmente importante, não podemos ignorar uma das atividades mais dinâmicas e eficazes do processo de aprendizagem, que é a conversação.
Apesar de estarmos focados na melhora do listening, ao conversar, a dinâmica de falar e ouvir pode ser extremamente proveitosa, tendo em vista que essa troca estimula o enriquecimento do vocabulário por contato com a língua.
Esse contato pode ser feito pessoalmente ou de forma virtual. Como complemento da dica, ressaltamos que alguns apps e chats são ótimos ajudantes para aprender inglês online, ambiente no qual, além de dinamismo, você estará em contato com outros falantes e até mesmo pessoas que também querem treinar o inglês.
“Trust yourself and let’s practice!”
Expostas nossas dicas, frisamos que o respeito ao processo é essencial, e ressaltamos que a prática deve ser um exercício constante; com dedicação e vontade, o inglês (principalmente, o listening) deixará de ser um desafio e se tornará parte de sua rotina.
Falar e ouvir em inglês é mais fácil do que você imagina. Let’s practice!