Embora a internet, e principalmente quando estamos nos referindo às redes sociais, possa parecer uma terra sem lei, essa não é a realidade dos fatos. Tudo o que fazemos no âmbito digital precisa seguir um código de ética. E, quando falamos sobre marketing digital em odontologia, esse “código de conduta” está escrito no Código de Ética dos dentistas.
Essa é uma disciplina ensinada em qualquer faculdade e que deve ser colocada em prática durante toda a carreira profissional do dentista.
Entretanto, também sabemos que é difícil elaborar um código de ética em algo que está em constante evolução. Esse é o caso do marketing odontológico, que precisa se reinventar a cada atualização das plataformas de redes sociais.
Com o passar dos anos, um ramo no marketing digital para clínica odontológica cresceu extraordinariamente: as estratégias com influenciadores. Afinal de contas, seja em âmbito nacional, estadual, regional ou municipal, os influencers engajam com milhares de pessoas, alcançando um público que pode estar carente de serviços odontológicos.
Mas, como já falamos anteriormente, internet não é bagunça. Portanto, o código de ética prevê algumas ações que não devem ser feitas em uma estratégia de marketing com influenciadores digitais.
Neste texto, nós separamos algumas delas para você. São elas:
1. Oferecer cupom de desconto
É muito comum que os influenciadores utilizem de “cupons de desconto” para fazer com que os seus seguidores escolham o local que está sendo divulgado. É o famoso: “Consegui um descontinho muito legal para os meus seguidores”.
Porém, essa prática é extremamente proibida! Vale lembrar que você pode oferecer os seus serviços como permuta para o influenciador, mas isso não significa que você possa oferecer desconto para os seguidores.
2. Divulgar valor do procedimento
Outro ponto muito importante é que, no briefing, você deixe claro que o influenciador não pode falar o valor do procedimento. Isso é contra as normas do código de ética do marketing digital para dentistas.
O que o influencer pode fazer é divulgar o trabalho, falando que fez tal procedimento, como uma limpeza, e que gostou do trabalho. Entretanto, não podemos incluir o valor da consulta nas publicações.
3. Prometer resultados
Você já deve ter visto alguns influenciadores digitais incentivando seus seguidores a optar por um serviço para ter o mesmo resultado que eles. Isso, mais uma vez, é proibido dentro do marketing digital em odontologia.
Isso acontece porque cada resultado é único, o que torna impossível o ato de prometer um resultado igual ou superior para seus clientes. Esse é um dos motivos que o código de ética dos dentistas proíbe o uso de fotos “antes e depois” nas redes sociais.
Bônus: o que fazer?
Bem, então, o que um influenciador digital pode fazer para divulgar a sua clínica? Bem, existem diversas estratégias de marketing que permitem uma boa visibilidade para você e, ao mesmo tempo, respeita as regras do código de ética.
Você pode, por exemplo, citar a importância do procedimento e explicando como é feito o passo a passo. Além disso, você pode conscientizar os seguidores em relação à saúde bucal.
Com essa tática, você estará conversando diretamente com os seguidores do influencer e, além disso, irá mostrar sua autoridade no assunto.
Viu só como existem outros meios de fazer o marketing digital em odontologia sem infringir as regras? Então, compartilhe esse texto com seus outros amigos influencers ou dentistas e fiquem ligado em nossas publicações!