Entenda os benefícios de utilizar uma cama hospitalar, saiba como escolher e quais as vantagens de alugar.
Seja em razão de uma fratura, lesão, doença crônica, pós-operatório ou até algum tipo de deficiência, são vários os motivos que levam alguém a passar um tempo acamados. E embora seja bem mais cômodo se recuperar dentro de casa, é preciso todo um cuidado especial para assegurar a eficácia do tratamento e a recuperação do paciente.
Uma cama comum pode até ter conforto, inclusive no aspecto familiar com o local, mas está longe de ser uma alternativa saudável e segura como a cama hospitalar.
A opção é escolher pelo uso da cama hospitalar, no entanto, diversas pessoas ainda têm um certo preconceito com o equipamento, que possui um descrédito associado ao ambiente de hospitais e em relação a aparência.
Quando comprar e quando alugar?
Alguns especialistas relatam que alugar camas hospitalares é mais vantajoso quando a necessidade é de curto a médio prazo. Adquirir, em contrapartida, pode ser a melhor opção em períodos maiores. Camas hospitalares são objetos caros, o preço varia entre R$7.000 e R$12.000. O investimento deve ser levado em consideração em relação ao tempo que o paciente irá precisar de assistência frequente.
Alugar a cama hospitalar, em contrapartida, se torna mais acessível a curto prazo. Se o paciente tiver previsão de retorno às atividades rotineiras em pouco tempo, por exemplo, essa é a melhor alternativa. Fazendo um orçamento detalhado de aluguel de cama hospitalar no rj, também é possível oferecer maior conforto por um menor preço com o aluguel.
Preparamos alguns bons motivos que vão te convencer a utilizar uma cama hospitalar no lugar de uma cama comum, vamos lá?
Alternativa mais saudável
Com certeza, o aspecto mais importante a se considerar são os benefícios à saúde, como: evitar problemas na coluna vertebral e riscos de complicações por pressão (feridas e escaras), auxiliar nos movimentos respiratórios, diminuir problemas de refluxo e o risco de engasgo.
Ainda com relação à saúde, as camas hospitalares ajudam na atuação das equipes multidisciplinares. Pois, dessa forma se torna possível posicionar da melhor forma o equipamento conforme o procedimento a ser feito, facilitando desde a alimentação e administração de medicamentos até sessões de fisioterapia, etc. Garantindo maior sucesso nos tratamentos e processos de recuperação.
Passa mais segurança
As camas hospitalares contam com proteções laterais, que ajudam a evitar diversos acidentes, seja um deslocamento acidental ou até possíveis quedas. Além disso, alguns modelos oferecem apoio para subir e descer da cama, facilitando a mobilidade do paciente de maneira segura.
Facilidade para higienizar
A higienização é uma das questões mais importantes no tratamento domiciliar, sendo preciso desinfetar todos os objetos e móveis do quarto, pois isso ajuda a evitar infecções e contaminações provocadas por bactérias e germes. Por esse motivo, a estrutura das camas hospitalares, normalmente em aço, é planejada para facilitar a higienização.
Maior conforto
Aparentemente, a cama comum parece ser mais confortável. Contudo, as funcionalidades de ajuste de altura e posição da cama hospitalar possibilitam a curto e longo prazo bem mais comodidade ao usuário. Realizar a alternação da elevação da cabeça, por exemplo, permite que o paciente se alimente de maneira mais tranquila e segura. Isso sem citar as atividades de rotina, como ler, conversar e ver tv.
E não traz mais conforto apenas para o paciente, como também para os cuidadores. Além de tornar o dia a dia mais fácil, dando agilidade aos procedimentos, regular a cama na altura apropriada para trabalhar evita complicações como dor nas costas, lesões por esforço repetitivo etc.
Facilidade de locomoção
É normal, que durante a rotina domiciliar, seja preciso mover a cama para locais diferentes. Ou ainda, curtas locomoções para facilitar os cuidados com o paciente. Por esse motivo, as camas hospitalares possuem rodinhas, proporcionando uma movimentação mais fácil. Diferente das camas comuns, que precisam de bastante esforço e às vezes mais de uma pessoa para serem movidas.
Agora que você já está levando em consideração utilizar uma cama hospitalar, entenda quais os quesitos devem ser observados:
Estado clínico: o grau de complexidade dos cuidados envolvendo o paciente pode exigir um modelo específico de cama hospitalar.
Espaço disponível no local de instalação: a cama hospitalar deve ser posicionada de uma forma que tenha um espaço nas laterais para que facilite os procedimentos e a movimentação dos cuidadores.
- Peso: apesar de suportarem mais peso que as camas comuns, cada tipo de cama hospitalar tem um limite específico a ser analisado;
- Idade: as limitações provocadas pela idade do paciente, somadas as complicações motoras, são muito relevantes na seleção do equipamento.
Onde alugar camas hospitalares?
Muitas pessoas buscam onde alugar camas hospitalares. Afinal, a compra de uma cama hospitalar não é acessível para a maioria das pessoas.
Além disso, saiba que existem normas a serem seguidas na fabricação de camas hospitalares.Se você tem interesse em algo de qualidade, o aluguel de cama hospitalar RJ pode ser uma solução. Para isso, a Medfort é uma referência na área.