Você já parou para pensar em quais são os benefícios da vitamina D? Afinal de contas, não é difícil encontrar notícias e artigos mostrando a importância da vitamina e os perigos da hipovitaminose, não é mesmo?
Entretanto, é fácil encontrar textos com informações faltando ou escritos em uma linguagem difícil e técnica. Se esse era o seu medo, estamos felizes por tranquilizá-lo.
Criamos este artigo para que você entenda, de uma vez por todas, quais são os benefícios da vitamina D, o que é esse hormônio e em quais alimentos você pode encontrar esse nutriente no seu dia a dia.
Para isso, criamos um texto completo, abordando diversos temas importantes para a compreensão total do assunto. Dentre esses tópicos, estão:
- o que é vitamina D;
- quais os benefícios da vitamina D no corpo;
- a vitamina D do sol;
- quais são os alimentos que contém vitamina D;
- quando tomar os suplementos alimentares de vitamina D.
Se você gostou deste tema e quer entender tudo sobre a vitamina do Sol, continue com a gente. Já compartilhe este texto com quem você ama e deseja cuidar e faça uma boa leitura
O que é vitamina D?
Antes de falar quais os benefícios da vitamina D, precisamos explicar o que é este nutriente. Ele é, de modo geral, um hormônio. Ele pode ser encontrado em alguns alimentos de origem animal e em cogumelos, mas também é sintetizado pela própria pele humana.
A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, é absorvida pela gordura, e não pela água.
Mas como saber os níveis corretos de vitamina D para você? Abaixo, separamos uma tabela separada por idade. Ela foi desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e também inclui a população de risco, que conta com pessoas com pele negra, obesos e idosos, por exemplo. Confira!
Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia1
Porém, a tabela não substitui a recomendação do seu médico. Por isso, antes de praticar a suplementação, procure um especialista de confiança.
Quais os benefícios da vitamina D?
Agora que você já entendeu o que é a vitamina D, nós já podemos falar sobre para que serve a vitamina D no seu organismo.
Já podemos ressaltar que o nutriente atua em diversas partes do seu corpo, sendo muito importante para o sistema ósseo, muscular, imunológico e muitos outros. Por isso, vamos conferir quais os benefícios da vitamina D para o ser humano!
Vitamina D e absorção de cálcio e ferro
Bem, vamos começar falando sobre os benefícios do hormônio para os ossos. É de conhecimento comum que o cálcio é o principal mineral do osso, sendo necessário para evitar o enfraquecimento ósseo, que pode resultar em fraturas graves e em alguns problemas de saúde, como a osteoporose.
Por conta desta tamanha importância, o corpo precisa absorver grande parte do cálcio consumido por meio da alimentação. Para que isso aconteça, o organismo precisa da vitamina D, que otimiza este processo e evita a descalcificação dos ossos2.
Além do cálcio, o fósforo é outro mineral que é importante para o esqueleto e que também é absorvido por conta da vitamina D2.
Vitamina D e os músculos
A vitamina D é um nutriente conhecido para quem deseja evitar a fraqueza muscular e a perda de massa magra. Isso acontece porque, além de manter o bom funcionamento dos músculos, o hormônio auxilia a liberação de ATP, a principal fonte de energia do sistema muscular para contração e relaxamento3, por meio da absorção do cálcio.
Vitamina D e o sistema imunológico
Além dos sistemas motores, como o muscular e o esquelético, a vitamina D também auxilia a defesa do organismo. Afinal, o nutriente é muito importante para o sistema imunológico, participando da resposta inata e adquirida do corpo contra os invasores4.
Na imunidade inata, a vitamina D ajuda na produção de células chamadas de Natural Killers (NK). Elas são as responsáveis pelo primeiro ataque contra possíveis parasitas, como vírus e bactérias4.
Porém, o hormônio também participa da artilharia do sistema imune, já que ajuda a produção de linfócitos T e linfócitos B, que são alguns dos principais anticorpos. Diferentemente das NK, essas células são criadas para eliminar certos tipos de organismos, garantindo um “ataque” mais certeiro e eficaz4.
Vitamina D e seus efeitos dermatológicos
A vitamina D também é conhecida por ser uma grande amiga da pele, dos cabelos e das unhas. O nutriente pode ajudar para que as unhas e os fios cresçam de maneira adequada, evitando que fiquem quebradiços e sem vida.
Onde encontrar a vitamina D?
Percebeu quais são os benefícios da vitamina D no corpo? É por isso que você deve ficar ligado aos níveis do nutriente em seu organismo, número que pode ser descoberto por exame de sangue.
E, para que você esteja sempre com os níveis corretos de vitamina D no corpo, nada mais justo do que explicar onde você pode encontrar o nutriente. Segue o fio:
- pelo sol. Como já falamos anteriormente, a vitamina D é sintetizada na nossa própria pele por meio das radiações solares. Para ganhar as doses diárias do nutriente, precisamos um banho de sol de até 15 minutos. Entretanto, essa absorção acontece melhor em períodos em que o sol é mais nocivo para a saúde da pele.
- em alimentos. Você sabe quais alimentos contêm vitamina D? Alguns deles são: salmão selvagem, gema do ovo, sardinha, cavala e outros peixes gordos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos frescos ou secos ao sol;
- em suplementos. Quando a exposição ao sol e a alimentação não são suficientes, você pode encontrar a vitamina D em suplementos alimentares. Eles estão disponiveis em doses de até 2 mil UI e, nessa dosagem, podem ser comprados sem receita médica.
Gostou de saber quais os benefícios da vitamina D? A Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no País6, desenvolveu um suplemento alimentar com doses de vitamina D, Cálcio Citrato Malato (CCM), vitamina K2 e magnésio.
Em nosso site, você encontra tanto a Vitamina D Addera Cal 2.000UI quanto a Vitamina D Addera Cal 1.000UI, que varia de acordo com a sua necessidade. Confira!
- Maeda SS, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Endocrinol Metab. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/fddSYzjLXGxMnNHVbj68rYr/?lang=pt. Acesso em julho de 2022.
- LICHTENSTEIN, Arnaldo et al. Vitamina D: ações extraósseas e uso racional. Revista da Associação Médica Brasileira. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0104423013001504. Acesso em: junho de 2022.
- Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. Papel da vitamina D na função neuro-muscular. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/Lzjvc9fV47KFxrDKRSDn5rv/?lang=pt. Acesso em: julho de 2022.
- Revista Brasileira de Reumatologia. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbr/a/5BcvSsQGhJPXXD8Q9Pzff8H/#. Acesso em: junho de 2022.
- Close-up Dezembro/ 2020
- QVIA PMB Dezembro/2020