Futebol não é apenas a modalidade criada na Inglaterra que domina em terras brasileiras. O futebol americano, antes discriminado por aqui, acabou por encontrar novos públicos ao redor do planeta, inclusive no Brasil, onde já tem fanáticos e torcedores, além de praticantes, que não perdem nada do que rola neste fascinante esporte.
Obviamente, existe uma liga nos EUA – a NFL (National Football League) – que reúne as grandes equipes em campeonatos anuais que movimentam milhões de dólares e mexem com a paixão dos fãs. Se você tinha dúvidas sobre como acompanhar esse evento com narradores brasileiros, saiba que, sim, é possível e trazemos aqui todas as alternativas para ver os jogos da NFL.
Como assistir NFL no Brasil?
A onipresente Disney é a empresa que detém os direitos de transmissão dos jogos da NFL, o que torna esses eventos restritos aos canais de TV por assinatura ou plataformas de streaming, como o Star+, onde o material da ESPN é disponibilizado e abrange muitas outras modalidades no catálogo.
Como estamos falando de um esporte com uma base atual de fãs apaixonados, que entendem de regras, chaves e outros meandros do campeonato, é certo que esse nicho de público vai assistir por alguma via. Seja via site oficial, TV paga ou streaming, o importante é acompanhar ao vivo, vibrando e torcendo.
Confira abaixo as três maneiras oficiais de acompanhar a NFL no Brasil.
- Site oficial da NFL;
- TV por assinatura;
- Plataforma de streaming;
Ou seja, é preciso colocar a mão no bolso de qualquer forma, caso você faça questão de qualidade de transmissão e não se permita a contratempos que podem prejudicar sua diversão. Caso já possua um pacote de TV paga, pode ser que já tenha algum canal que transmita esses jogos. Se o seu pacote não possui tal canal, entre em contato com a operadora para conversar sobre essa inclusão avulsa.
Conheça:
Supondo que não seja seu caso e não haja interesse em contratar um plano de TV por assinatura, não há problema. O próprio site da NFL oferece planos para o acesso das transmissões, como também uma plataforma de streaming tem um custo relativamente baixo e você terá acesso a muito mais conteúdo. Em ambos os casos, o cancelamento é muito fácil.
ESPN é a casa da NFL
Caso você possua um plano de TV por assinatura, é bem possível que este inclua pelo menos um dos canais ESPN na grade de programação. Uma das grandes marcas do esporte mundial, ESPN está presente nas ofertas de todas as operadoras no Brasi, garantindo conteúdo de diversas modalidades para contemplar todos os tipos de fãs e admiradores mais ocasionais.
A ESPN exibe todas as partidas do playoff, trazendo também reprises de grandes momentos da temporada. O Super Bowl, final do torneio da NFL, um dos acontecimentos esportivos mais importantes do ano com publicidade milionária, também é transmitido, contando com a narração gabaritada de Matheus Pinheiro, acompanhado pelo comentarista Paulo Mancha.
Qual é o canal ESPN?
Como a ideia é apresentar o máximo de conteúdo esportivo para o público mais amplo possível, existe mais de um canal ESPN à disposição de assinantes. Assim é possível acompanhar o panorama geral do assunto, no Brasil e no mundo.
ESPN na SKY TV | ESPN na Claro TV |
---|---|
Canal 197 | Canal 70 |
198 | 71 |
597 | 72 |
598 | 570 |
599 | 571 |
600 | 572 |
Inclusive, no site oficial da ESPN também é possível encontrar as tabelas de jogos da NFL, com informações detalhadas sobre o campeonato.
Star+ também tem NFL
Conforme já citado, a Disney é dona da marca ESPN, que carrega os direitos de transmissão e uso da imagem da NFL. Além da plataforma de streaming Disney+, a empresa também mantém a Star+ mirando um público mais velho, com espaço grande para o conteúdo esportivo. Com esse recurso, é possível acompanhar os eventos ao vivo ou acessá-los em outro momento, dentro do catálogo da plataforma.
Seja na sua smarTV ou via app no celular ou tablet, o Star+ traz filmes e séries da Fox, empresa absorvida pela Disney, e ainda proporciona muita alegria aos fãs de esportes em geral e da NFL, que não vão perder nenhum lance.
Confira suas opções para assinar, inclusive com opções de combo com o Disney+. Basta consultar os valores no site oficial da plataforma Star+.
Game Pass é o veículo oficial da NFL
Sabia que existe uma plataforma de streaming oficial da NFL? Isso mesmo, e se chama Game Pass, onde é possível acessar TODOS os jogos, inclusive highlights do ano atual e anteriores, em um produto totalmente feito por e para fãs de uma das maiores febres do esporte mundial.
Uma boa notícia para quem está sem condições de investir agora é que existem conteúdos grátis. Com um simples cadastro no site, o login é liberado para aproveitar esses benefícios. Para usufruir do conteúdo total, quando e onde quiser, é necessário arcar com uma assinatura mensal, mas o plano gratuito já mata um pouco à vontade.
Acesse o Game Pass NFL e decida-se pelo melhor modelo de assinatura, onde varia a quantidade de conteúdo liberado. Começando com um básico de R$30,00, você pode aumentar seu acesso escolhendo depois um plano superior.
A TV aberta recebe o Super Bowl
Não é novidade a transmissão de grandes eventos esportivos dos EUA na TV aberta, sendo que a Band ajudou a popularizar a NBA anos atrás. De olho no potencial comercial da NFL, a Rede TV foi atrás dos direitos de transmissão do Super Bowl, o jogo mais importante do ano. Não somente um esforço para agradar a quem já é fã, mas para trazer mais pessoas para esse universo.
Conteúdos relacionados foram exibidos na semana anterior, preparando o terreno e trazendo informações sobre o esporte com reportagens, curiosidades e até mesmo explicações sobre as regras para quem queria se iniciar no assunto. Trazendo Gabriel Golim como comentarista, dono de um dos maiores canais de futebol americano no país, a emissora inovou em uma iniciativa ousada, que espera-se que renda mais em um futuro próximo.
Como foi o Super Bowl em 2022
O momento culminante de uma jornada de mais de 30 partidas, com vários touchdowns que levam as torcidas ao delírio. Como sempre, momentos inesquecíveis que emocionaram fãs mais antigos e conquistaram novos admiradores. Eis que chega o Super Bowl para coroar mais um ano glorioso para o esporte.
Dois times se encontram para que o vencedor seja coroado como o melhor da temporada, em um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. Uma grande festa em que uma torcida, infelizmente não sairá muito feliz, mas acompanhar essa trajetória não tem preço para os fãs.
No dia 13 de fevereiro de 2022, um domingo, Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams se encontraram em campo para encerrar mais uma temporada. Os brasileiros puderam acompanhar a partir das 20:30, contando com transmissões na RedeTV, ESPN, Star e Game Pass.
Onde aconteceu o Super Bowl 2022?
Não é comum um time jogar em casa no Super Bowl, mas isso aconteceu pela segunda vez no evento de 2022. A disputa ocorreu em Los Angeles, o que já trouxe moral para os Rams, que venceram por 23 a 20. Curiosamente, o ano anterior também teve um time jogando em casa, o Tampa Bay Bucaneers, onde a super estrela Tom Brady fez sua última atuação em campo.
Grandes show no intervalo marcam o Super Bowl
Muito mais do que um simples jogo de final de campeonato, o Super Bowl traz muitas atrações a mais que valorizam o evento. Para se ter uma ideia, os espaços publicitários da transmissão são tradicionalmente os mais disputados, mas outro fator que chama atenção são os shows que acontecem no intervalo.
Nomes de peso na música se apresentam ali. Entre a galeria de estrelas que já passou pelo Super Bowl estão Diana Ross, U2, Michael Jackson e muitos mais. O hip hop dominou o palco em 2022, com Dr. Dre, Eminem , Snoop Dogg e outros nomes de respeito.
Resumindo o Super Bowl
Simplificando bastante, o Super Bowl marca o encerramento da temporada da NFL, com o confronto entre o vencedor da AFC (American Football Conference) e o vitorioso da NFC (National Football Conference). Esse encontro decide um título separado, que se chama Super Bowl.
A NFL comporta 32 times, que se dividem nas já citadas conferências (NFC e AFC). Os seis melhores desempenhos na tabela de pontuação seguem para os playoffs e aí um vai eliminando o outro para chegar às finais. Os vencedores de cada conferência enfim se encontram no Super Bowl.