Quanto maior a quantidade de cacau na composição, mais saudável para a saúde; melhora o sistema cognitivo, endócrino e cardiovascular
Quanto maior o teor de cacau no chocolate, mais benefícios ele traz para a saúde: é o que dizem os especialistas. Rico em minerais, proteínas e carboidratos, além de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o cacau auxilia no sistema cognitivo, endócrino e cardiovascular, ajudando a eliminar os radicais livres do organismo, bem como atua na melhora da imunidade, estabiliza a pressão, o colesterol e a glicose. Além de tudo isso, ainda aumenta a sensação de bem-estar e de felicidade.
Todavia, mesmo sendo um alimento saudável, a porção diária recomendada de chocolate amargo ou meio amargo é de, no máximo, 30 g (dois quadradinhos), visto que também é um alimento que apresenta grandes quantidades de calorias e gordura saturada. São considerados chocolate meio amargo as porções com mais de 45% de cacau e amargo os que possuem acima de 70% de cacau em sua composição. Quanto maior a quantidade de cacau, menor a quantidade de leite e açúcar entre os ingredientes e cada vez melhor para a saúde.
Veja alguns benefícios que o organismo recebe ao consumir uma pequena quantidade de chocolate amargo todos os dias:
Ajuda a combater o câncer: por conter procianidina em sua composição, o cacau é um excelente antioxidante, cuja função é combater os radicais livres presentes no organismo, principalmente os que podem se tornar cancerígenos. Estudos feitos pela Universidade de Georgetown confirmaram que esse nutriente presente nos chocolates amargos ajuda a combater o câncer de intestino.
Contra hipertensão: alguns estudos comprovaram que as substâncias catequinas e procianidinas encontradas no chocolate amargo ajudam a controlar o fluxo sanguíneo, auxiliando na estabilização da pressão arterial; previne a formação de coágulos ou placas de gordura no sangue, reduzindo o colesterol ruim; e ajuda a melhorar a saúde do coração.
Auxilia no sistema cognitivo: dentre os principais benefícios ao cérebro, já foi descoberto que o cacau pode atuar como um estimulante energético, mas também ajuda a aumentar a sensação de prazer, bem-estar e felicidade, pois o consumo do chocolate aumenta a produção de ocitocina e serotonina no organismo. Outras pesquisas demonstram que os flavonóides presentes no cacau, principalmente a teobromina, uma das substâncias responsáveis por combater o Alzheimer, auxiliam na melhora da memória, na oxigenação cerebral e no fluxo sanguíneo, o que aumenta a velocidade de raciocínio, de aprendizagem e recordação.
Melhora a pele: por ser rico em flavonóides antioxidantes e anti-inflamatórios, o cacau presente nos chocolates amargos também ajuda a manter a pele limpa e sedosa. Aliás, por também proporcionar a produção de hormônios de relaxamento, diminui a sensação de estresse e infelicidade, que são inimigos de uma pele saudável.
É importante lembrar que o chocolate sozinho não resolve todos os problemas de saúde. O consumo deve ser consciente e fazer parte de uma alimentação balanceada. Para quem não gosta de chocolate amargo, existe como alternativa o meio amargo, que, embora tenha menos nutrientes do cacau, ele é menos rico em laticínio e açúcar. Mas, se ainda assim achar difícil o consumo deste alimento, existem algumas alternativas.
Como consumir o chocolate amargo
Para quem não gosta de comer chocolate em tablete, existem diversas formas de consumir esse alimento, seja como sorvete, bombom ou cobertura de bolo. Além de ser muito versátil, é muito rápido de conseguir elaborar outras receitas, principalmente caso a pessoa tenha pouco tempo ou esteja pensando em outras questões, como economizar gás de cozinha.
Derreter o chocolate em banho-maria proporciona vários usos, como montar bombons recheados com alguma geleia de sua preferência; pode virar cobertura para um bolo de cenoura ou mesmo para a pipoca. Pode, ainda, seguir uma receita de flan de chocolate individual ou beber aquela tradicional caneca de chocolate quente, no fim do dia.
Alguns estudos mostram que ingerir uma bebida com chocolate após os treinos ajuda a combater as dores.
É tradição em alguns países colocar dois quadradinhos de chocolate amargo dentro da xícara de café quente, pois ao derreter saboriza o café e o torna mais cremoso. Enfim, são várias formas alternativas de comer chocolate. Basta usar a criatividade e não abusar da quantidade diária.