Durante a escolha de uma mesa de escritório, você deve considerar alguns fatores como a ergonomia, tamanho do ambiente, funcionalidade e design. Se você quer comprar, ou trocar sua mesa de escritório, mas não sabe como fazer uma compra assertiva para garantir conforto e qualidade durante o trabalho ou estudo, vamos te dar algumas dicas de como deve ser uma mesa de escritório.
Ergonomia
Um dos principais fatores a se considerar durante a compra de uma mesa de escritório, é se ela é capaz de promover conforto e qualidade quando você estiver usando-a. O tamanho é um dos principais fatores que influenciam diretamente no seu conforto, evitando problemas na coluna e dores nas costas.
Qual a altura ideal de uma mesa de escritório?
Prevista nas leis trabalhistas pelo PCMSO para garantir maior produtividade, conforto e segurança para os funcionários, existe uma altura ideal para a mesa de escritório. Baseado na altura média da população brasileira que para mulheres é de 1,60m e para homens 1,73m. Desse modo, de acordo com as normas de ergonomia, a mesa de escritório para as mulheres deve ter 65 cm para ser considerada ideal. Isso porque, essa ergonomia evita que as mulheres tenham a postura prejudicada e possíveis problemas de saúde. Por fim, podemos ressaltar também que, além das mesas, é recomendado que a medida do assento da cadeira seja de 43 cm até o chão e 24 cm para apoio de braço.
Para homens, o ideal é que a mesa tenha 70cm de altura para garantir conforto e segurança ao trabalhador. Além disso, como vimos anteriormente, não só a mesa mas a cadeira também possui ergonomia recomendada sendo, 47 cm do assento até o chão e 23 cm para apoio de braço.
É importante seguir a altura recomendada pelas leis trabalhistas, pois ela evita que a qualidade de vida e a produtividade do trabalhador seja prejudicada. Além disso, uma boa ergonomia reduz o estresse diário que influencia diretamente no desempenho do colaborador.
Como escolher a mesa de escritório ideal?
Como vimos, a altura da mesa ideal possui de 54 a 74 cm de altura, para que seja possível a garantia de postura adequada durante o uso. Além disso, o cotovelo deve estar sempre posicionado abaixo da superfície, com no mínimo 20 cm de distância da mesa. Outro fator importante durante a escolha é a altura da bancada, que deve ter altura padrão de cerca de 70 a 75 cm que garante encaixe perfeito para cadeira. Ademais, você também deve escolher um móvel que caiba no seu escritório de forma que não atrapalhe a circulação no ambiente. Ainda, é necessário que você considere quais são os objetos e aparelhos que você deseja colocar na escrivaninha, para fazer uma compra assertiva que cumpra todas as suas necessidades diárias.
Você também deve considerar modelos com multi funcionalidades, como nichos, gavetas, prateleiras, etc. Isso é bastante útil se você precisa de um pouco mais de espaço para armazenamento.
Como garantir uma boa postura?
Para manter a posição correta da coluna, você deve ter em mente que precisa alinhar sua espinha em três curvas anatômicas como, lombar, cervical e caixa torácica. Além disso, você deve garantir que o peso do seu corpo está sendo distribuído uniformemente ao sentar, visto que, isso evita que algumas articulações sejam sobrecarregadas. Você deve evitar cruzar as pernas, pois isso sobrecarrega um lado do quadril. Respeitar a curvatura da lombar também é bastante importante para garantir uma boa postura. Você também pode afastar as pernas para garantir o alinhamento do corpo e não forçar as articulações. Mantenha os ombros sempre alinhados para que não haja tensões e dores na região do pescoço. Outra dica é olhar o centro do monitor, por isso, você deve garantir que o computador esteja centralizado na linha dos seus olhos. Por fim, levante-se de vez em quando, alongue, movimente-se. Isso ajuda a prevenir dores e até mesmo estresse.
Como escolher o material de uma mesa de escritório?
Existem alguns tipos de materiais para uma mesa de escritório e você deve escolher qual deles é melhor para o seu dia a dia.
MDF
Um dos materiais mais usados para mesas de escritório é o MDF. O material é composto por pedaços e lascas de madeira e serragem. Com cor natural que varia de marrom claro para escuro e pode ser facilmente colorido. Uma das principais vantagens do MDF é que o material possui um excelente custo-benefício, visto que possui preço baixo e alta durabilidade. Outra vantagem do material, é que ele é ecologicamente correto, ou seja, sua composição é feita de madeira reciclada. Por fim, o material não sofre com mudanças de temperaturas, diferentes de outros materiais que tendem a expandir ou encolher quando expostos a temperaturas muito altas ou baixas.
MDP
O MDP, assemelha-se bastante com o MDF. Todavia, ao invés de utilizar madeira triturada, no MDP utiliza-se partículas de madeira maciça e resinas. A mesa de escritório com MDP, quando comparada ao MDF, possui maior durabilidade, visto que contém composição de madeira maciça. O material é excelente para quem muda-se com frequência.
Madeira Maciça
Esse material é uma peça natural que não possui acréscimo de fibras sintéticas. Normalmente, a madeira maciça é bastante utilizada em móveis que exigem maior resistência e durabilidade, como móveis que terão que suportar bastante peso. Desse modo, a madeira maciça pode durar bastante tempo.