As altas temperaturas exigem atenção para que se evite problemas de saúde
As temperaturas mais altas durante o verão afetam o organismo de forma diferente. É preciso ter cuidado redobrado para se manter uma rotina de exercícios durante os dias quentes. Para se evitar a desidratação, a insolação e outros problemas que podem surgir, faz-se necessário se precaver para que a atividade física não cause danos ao corpo.
Ao se exercitar durante o verão, aumenta-se o risco de tonturas e desmaios, além de casos mais graves, como morte por parada cardíaca. A exposição ao sol e os exercícios ao ar livre podem também gerar outros problemas como doenças de pele e aumento do risco do desenvolvimento de câncer de pele.
Assim sendo, a atenção deve ser dada para que se evite ao máximo as consequências de exageros durante o período de altas temperaturas. Pode-se começar estabelecendo um horário onde o clima esteja mais ameno, como antes das 9 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde.
Vale também optar pelo exercício em ambiente fechado, com ar-condicionado. É fundamental o aumento gradual da intensidade da atividade física. Muitos querem ficar em forma para o verão e adotam rotinas de exercícios muito intensas para a capacidade corporal. Os treinos devem ser elaborados por profissionais da área.
Um check-up médico é essencial antes de começar uma rotina de exercícios, especialmente no verão. Avaliam-se os riscos para doenças cardíacas que podem determinar a intensidade possível de exercícios. É preciso entender as condições físicas e os exercícios recomendados para tal indivíduo.
Em caso de exercícios ao ar livre, é imprescindível manter o corpo hidratado. A ingestão de líquidos deve ser feita antes, durante e depois da atividade física. O protetor solar precisa ser aplicado antes e reaplicado após o tempo determinado pelo fabricante para que a pele esteja protegida. Deve-se também usar roupas leves e, se possível, claras. O uso de bonés e viseiras pode ajudar, além de camisetas com proteção UV.
A alimentação também precisa ser levada em conta. Refeições leves e saudáveis ajudam o corpo. Não se deve exercitar logo após as refeições, já que o sangue é direcionado para o estômago nesse momento para a digestão e pode provocar uma congestão. Alimentos leves e refrescantes ajudam o organismo a funcionar melhor, particularmente em tempos de altas temperaturas.
O consumo de suplementos, como a creatina, que potencializa a força e a recuperação muscular, é uma alternativa para complementar a alimentação. Assim, muitas pessoas se perguntam sobre os efeitos colaterais da creatina e demais suplementos, principalmente durante o verão, para entender melhor como utilizar. O importante é seguir as recomendações de profissionais de saúde sobre o consumo equilibrado dos suplementos para determinado fim.