Quem acompanha cinema com uma dedicação acima do público médio procura saber mais sobre os bastidores das produções, a partir do anúncio das filmagens. Sendo assim, não faltam histórias curiosas que rendem bastante conversa entre os fãs e a discussão fica ainda melhor quando algum ator é inesperadamente substituído. Principalmente se os trabalhos já começaram, pois aí fica inevitável não pensar, quando o filme sai, em como ele teria sido com outro(a) intérprete.
Por isso, separamos aqui alguns casos de produções famosas que trocaram os atores já com o projeto em curso. Confira, reveja-os com essas informações e julgue por si mesmo se a troca foi boa ou não.
1 – Ela – Samantha Morton
Ninguém duvida do gabarito de Samantha Morton, portanto, é uma surpresa descobrir que ela acabou chutada de Ela, de Spike Jonze. A atriz foi contratada como a voz do sistema operacional que se envolve romanticamente com o personagem de Joaquin Phoenix. Mesmo presente em toda a produção, a performance de Samantha não se encaixou com a visão do diretor.
Conheça:
Descartado o trabalho dela, Scarlett Johansson veio como substituta e arrasou, com inúmeros comentários positivos sobre seu desempenho. Menos mal, já que não houve arrependimento dos realizadores no resultado final.
2 – Batman, O Retorno – Annette Benning
Michelle Pfeiffer marcou uma geração com sua Mulher-Gato no segundo filme do Homem-Morcego, comandado por Tim Burton. O acaso sorriu para a atriz, pois quem já havia assinado para viver a vilã foi a conceituada Annette Benning, que precisou sair por conta de uma gravidez inesperada. A troca foi tão às pressas que os figurinos prontos sequer foram trocados, então é óbvio que o manequim dela foi um fator importante para entrar como substituta.
Consegue imaginar Annette Benning, em 1992, mandando um sonoro e sexy “Meow”? Certamente que sim, mas jamais saberemos se ela teria se saído melhor que Michelle Pfeiffer de uma forma geral.
3 – Predador – Jean-Claude Van Damme
🎥 PREDATOR (1987) | Full Movie Trailer in Full HD | 1080p
Década de 1980, auge do cinema Brucutu, e o jovem Jean-Claude Van Damme ralava em Hollywood para fazer seu nome. O baixinho belga, na verdade, estava ali para usar uma roupa que permitia a trucagem de uma substituição com efeitos especiais, mas lembremos que esse era o primeiro design da criatura, muito diferente do definitivo. Para nossa sorte, não funcionou. Van Damme foi retirado da produção em favor do uso de efeitos práticos, o que trouxe o altíssimo Kevin Peter Hall ao filme.
Assim, tivemos um ator com porte físico impressionante, literalmente paramentado como o caçador alienígena e interagindo diretamente com seus oponentes. Os Deuses do Cinema sorriram para nós quando essa decisão foi tomada.
4 – Apocalypse Now – Harvey Keitel
Apocalypse Now (1979) Official Trailer – Martin Sheen, Robert Duvall Drama Movie HD
Harvey Keitel deixou sua marca no cinema visceral e intenso dos anos 1970. Por isso, foi cotado para o papel do Capitão Ben Willard em um dos maiores filmes sobre a Guerra do Vietnã. O diretor, Francis Ford Coppola, não conseguiu ver o personagem nele, considerando que lhe faltava uma intensidade um tanto maníaca que Martin Sheen tinha de sobra. Ninguém duvida que Sheen no papel parece sempre a ponto de ter um colapso, não?
Um marco, sem dúvida, mas quase não aconteceu como o conhecemos. Foi preciso muito jogo de cintura do ator para ajustar a agenda de filmagens no exterior, além de todo um processo quase traumático para Coppola e toda sua equipe.
5 – Aliens – James Remar
Aliens (1986) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers
James Remar era uma cara conhecida e até popular na virada para a década de 1980, pois sua participação em Warriors – Os Selvagens da Noite ainda era recente. Assim, a continuação de Alien, com James Cameron à frente, quase teve Remar em um papel importante, o do fuzileiro Hicks. Meio que substituído sem alarde na época, alegou-se que sua saída seria por diferenças criativas, justificativa padrão nesses casos.
Michael Biehn, colaborador costumeiro do diretor, entrou no lugar, mas depois ficou claro o real motivo da troca. O próprio ator admitiu um problema com drogas e seu afastamento aconteceu pelo porte destas substâncias ilegais.
6 – D de Vingança – James Purefoy
V For Vendetta (2005) Official Trailer #1 – Sc-Fi Thriller HD
Filmagens em curso por seis semanas, com James Purefoy no papel do protagonista V. Ao que parece, o ator tinha problemas em passar a gama de emoções exigida somente na fala, já que o personagem usa máscara o tempo todo. A solução para o diretor James McTeigue foi radical, simplesmente substituindo o intérprete do papel principal. A partir da dentrada de Hugo Weaving, a produção retomou sua agenda e seguiu.
O ator substituto era um velho conhecido das irmãs Wachowski, responsáveis pela produção de V de Vingança, que já o conheciam da trilogia Matrix. Contatos e bons relacionamentos sempre beneficiam carreiras.
7 – Todo Dinheiro do Mundo – Kevin Spacey
ALL THE MONEY IN THE WORLD – Official Trailer (HD)
A pior coisa em torno de uma produção é um escândalo envolvendo alguém do elenco, trazendo péssima publicidade para o filme e possíveis boicotes. Kevin Spacey se tornou uma maldição para os projetos em que estava no momento em que as acusações de assédio começaram. Já com várias cenas prontas, interpretando o magnata da vida real J. Paul Getty, quando seu nome se tornou sinônimo de fracasso de bilheteria, o diretor Ridley Scott o dispensou e precisou refilmar muita coisa, trazendo Christopher Plummer em seu lugar.
Em termo de capacidade dramática, Spacey provou seu valor em inúmeras ocasiões. Um desfecho amargo para uma grande carreira, abrindo a vaga para um dos últimos papéis de Christopher Plummer, que viria a falecer em 2021.
8 – O Quarto do Pãnico – Nicole Kidman
Panic Room (2002) Official Trailer 1 – Jodie Foster Movie
Às vezes, nem é um mau desempenho que gera uma substituição, afinal, acidentes acontecem e o show não pode parar. Nicole Kidman era a atriz principal no filme de David Fincher, mas uma contusão no joelho a tirou de cena. Ela já tinha se lesionado no mesmo lugar enquanto filmava Moulin Rouge, o que piorou sensivelmente o quadro, causando sua substituição por Jodie Foster.
Pensando bem, talvez a troca tenha valorizado o filme. Ambas são ótimas, mas Jodie Foster parece mais adequada para um papel em que a personagem precisa lidar com um tensão extrema.
9 – X-Men – Dougray Scott
X-Men (2000) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers
O mutante canadense da Marvel fez a carreira de Hugh Jackman, sem dúvida. Na vida real, talvez o ator tenha a sorte como seu verdadeiro superpoder, afinal, foi por um detalhe técnico que o papel não acabou nas mãos de outro. Com o contrato já assinado, Dougray Scott teve que desistir por estar comprometido como vilão em Missão: Impossível 2, o que deve ter causado um desgosto enorme quando o primeiro filme de X-Men inaugurou a moda de super-heróis no cinema.
Será que Dougray Scott seria tão famoso e bem sucedido quanto Hugh Jackman se tivesse feito o papel? Difícil responder, mas não podemos esquecer que a franquia X-Men começou tão bem graças, em parte, ao carisma do ator australiano.
10 – Um Tira da Pesada – Sylvester Stallone
BEVERLY HILLS COP | Official Trailer | Paramount Movies
Neste caso, não existe a menor dúvida de que teria sido um filme completamente diferente. Já na condição de estrela por Rocky e Rambo, Sylvester Stallone já podia se dar ao luxo de escolher seus papéis e fazer exigências no set. Contratado para viver o policial Axel Foley, decidiu que o filme deveria ter a sua cara, portanto, começou a pedir mais cenas heróicas e tentou mudar o tom cômico que o diretor Martin Brest buscava. O resultado é que ele foi dispensado, o que ajudou bastante a carreira de seu substituto, Eddie Murphy.
Nem é preciso explicar que essa é uma das substituições mais felizes da história do cinema, não? Stallone é um figura querida entre o público, mas os relatos de ingerência nas produções em que apareceu mostram que, muitas vezes, é melhor ignorar a personalidade dos ídolos.
11- De Volta para o Futuro – Eric Stoltz
Back To The Future (1985) Theatrical Trailer – Michael J. Fox Movie HD
Michael J. Fox é uma figura que lembra automaticamente De Volta Para o Futuro, tamanho entrosamento do ator na produção. O curioso em torno do filme é que ele já estava confirmado, mas precisou voltar atrás por conta de compromissos com a série Family Ties, Cara e Caretas no Brasil. Encontraram alguém muito parecido e com algum prestígio naquele momento, Eric Stoltz. Infelizmente, o substituto também foi substituído, com Fox retornando e fazendo seu papel mais icônico.
O motivo é que Stoltz não tinha o mesmo timing para comédia, quebrando o clima proposto pelo filme em vários momentos. Com algumas cenas gravadas, ele foi obrigado a ceder o lugar e negociações entre estúdio e o canal de TV possibilitaram a participação de Fox no filme. Sucesso estrondoso, mas como será que fica a cabeça de alguém que esteve tão perto de fazer parte disso?