Conheça os tipos de investimentos e qual mais se adequa ao seu perfil de investidor
Muitas pessoas, ao se aposentar, têm uma redução drástica no padrão de vida, isso porque o valor da aposentadoria em muitos casos é bem menor que o valor do salário recebido anteriormente. Uma das opções para complementar a aposentadoria são os fundos previdenciários privados. Um fundo de previdência privada consiste em um plano de aposentadoria administrado por uma empresa privada.
A sua estrutura funciona de forma semelhante à aposentadoria convencional, onde cada trabalhador aplica um montante de recursos, com o objetivo de receber uma futura aposentadoria. A frequência das contribuições depende da política do fundo contratado. Existem fundos com aplicações periódicas e também de aplicação única. Esse tipo de investimento é oferecido no Brasil por diversas instituições financeiras, como corretoras de investimentos, seguradoras e bancos.
Existem duas fases durante a vigência do fundo de previdência privada:
A primeira é a fase de acumulação, que é onde o indivíduo aporta seus recursos, a fim de construir o seu patrimônio previdenciário. Quanto maior o valor investido, maior tende a ser o benefício futuro.
A fase de usufruto é quando o usuário irá usufruir do patrimônio acumulado ao longo da vida. Nesta fase, não existe mais o pagamento dos aportes.
Tipos de fundos de previdência
No Brasil, é possível escolher entre dois tipos de investimentos nos fundos de previdência privada:
- Programa Gerador de Benefício Livre (PGBL): Esse modelo possui um benefício fiscal que abate 12% na declaração da renda bruta mensal do indivíduo. É mais indicado para quem declara o Imposto de Renda no modelo completo.
- Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL): Esse modelo não oferece reduções no Imposto de Renda, mas, diferentemente do PGBL, a cobrança ocorre somente sobre os rendimentos, e não em todo o montante.
Além disso, é preciso levar em conta que os fundos de investimento possuem a cobrança de taxas de administração e taxa de carregamento, que também precisam ser levadas em consideração na avaliação da rentabilidade do montante aplicado.
Os fundos previdenciários são ótimas opções para pessoas que desejam contar com uma equipe profissional e de confiança cuidando dos seus ativos. Apesar disso, comparado a outros investimentos, tem menor rentabilidade. O investidor vai receber a renda passiva somente durante a aposentadoria, e não precisa se preocupar com alocação de ativos, diversificação de investimentos, entre outros.
Além disso, esse tipo de investimento possui flexibilidade de portabilidade para outras instituições financeiras, alta liquidez, sendo possível resgatar os valores antes do prazo com algumas perdas, isenção de imposto sobre herança e forte diversificação de produtos, sendo um excelente modelo de investimento para investidores com perfis conservador, moderado e arrojado.