É importante você saber sobre as verrugas genitais femininas porque essa é uma condição incomum que pode ou não estar relacionada com doenças como gonorreia, vaginite ou clamídia.
Contudo, as verrugas genitais femininas são causadas, quase sempre, pelo papilomavírus humano (HPV), que é um vírus que pode ser transmitido através do contato da pele com uma pessoa infectada.
É possível ter o vírus sem perceber, pois nem todos que foram expostos a ele desenvolvem sintomas. As verrugas genitais também são em si uma doença sexualmente transmissível, também conhecida como condiloma acuminado.
O que são verrugas genitais femininas?
Verrugas é um termo comum usado para descrever um pequeno crescimento ou inchaço na pele. Estes inchaços são tipicamente benignos e podem ser encontrados em várias áreas diferentes do corpo, incluindo ao redor da boca, dedos e pés.
As verrugas genitais parecem inchaços esbranquiçados ou da cor da pele. Essas verrugas têm uma textura de superfície áspera e, geralmente, assumem a aparência de uma couve-flor.
Na maioria dos casos, elas são inofensivas, mas podem se tornar desconfortáveis ou dolorosas se estiverem irritadas ou sujeitas a fricção. Às vezes, as verrugas podem se desenvolver nos pequenos lábios da vagina.
As verrugas genitais são causadas frequentemente por um vírus chamado papilomavírus humano (HPV), um vírus sexualmente transmissível. As verrugas genitais podem causar um ou mais pequenos inchaços nas partes íntimas femininas.
Algumas pessoas não desenvolvem sintomas mesmo depois de terem contraído o HPV; isso torna possível espalhar o vírus sem saber que você o possui. Uma grande parte dos homens e mulheres sexualmente ativos são expostos ao HPV durante suas vidas, entretanto poucos apresentam sintomas.
Quais são os sintomas de verrugas genitais femininas?
Os sintomas das verrugas genitais femininas podem variar dependendo do indivíduo. O sintoma mais conhecido é a sua aparência – as verrugas genitais, geralmente, se apresentam em um único ponto e, às vezes, como um conjunto de múltiplos crescimentos.
Na maioria das vezes, as verrugas genitais são indolores. Em alguns casos, as verrugas causam algum grau de coceira, ardor ao urinar e dor vaginal, principalmente se houver fricção.
Esses sintomas de verrugas genitais são de natureza leve a moderada e podem ir e vir ao longo do tempo. No entanto, existem outros sintomas potenciais que podem ocorrer como resultado desta infecção.
Por exemplo, verrugas genitais podem causar sangramento após o sexo. Este sintoma é menos comum do que outros, mas ainda é uma possibilidade. Se você estiver enfrentando esses sintomas, você pode ter verrugas genitais:
- Caroços cor de pele ou cinza ao redor da vagina, ânus ou parte superior das coxas;
- Os caroços também podem ser internos;
- Coceira ou sangramento da vagina ou ânus;
- Alterações no fluxo de urina.
Agende uma consulta com um especialista
Se você estiver experimentando algum dos sintomas associados às verrugas genitais femininas, é importante procurar tratamento médico o mais rápido possível. Também é importante que mulheres sexualmente ativas realizem o teste para HPV regularmente, especialmente se tiverem vários parceiros sexuais.