As datas sazonais são oportunidades das empresas de pequeno e médio portes expandir o mercado de atuação e aumentar o lucro de vendas. Muitas empresas fecham parcerias com agências de marketing digital especializadas em campanhas sazonais para adquirir um maior número de vendas neste período.
É preciso estar sempre atento às oportunidades que podem aparecer pois, além das datas comemorativas, o mercado é influenciado por eventos, mudança de estações e outros acontecimentos que impactam diretamente o segmento de atuação.
Para você aproveitar a sazonalidade como uma oportunidade de gerar mais lucro para a sua empresa, criamos este material para te ajudar a preparar uma campanha sazonal. Confira!
A importância de trabalhar com um calendário sazonal
O calendário sazonal é uma ferramenta bastante utilizada por profissionais para adicionar todas as datas e eventos importantes do ano, com o objetivo de estreitar o relacionamento com o consumidor, melhorar a autoridade de marca e gerar mais vendas em uma data comemorativa.
Bares e restaurantes podem aproveitar as oportunidades de datas como o Dia do Churrasco ou Dia da Pizza para promover sua marca e seu produto para atrair novos clientes. Outras podem comemorar o Dia do Professor ou o Dia do Esportista homenageando os profissionais e divulgando conteúdos que rendem engajamento e autoridade de marca através das redes sociais, por exemplo.
Como se preparar para uma data sazonal
Não somente as datas mais populares, mas também as datas de nichos específicos podem ser exploradas de uma maneira estratégica. Para aproveitar uma data sazonal e gerar lucros para o seu negócio, é preciso seguir um passo a passo, que vamos compartilhar logo abaixo.
1- Faça um planejamento da campanha
Para que qualquer estratégia gere resultados, é necessário fazer um ótimo planejamento. Estude o seu produto, saiba quem é o público que você precisará atingir e o melhor canal de comunicação para a campanha ser divulgada. Tendo todas essas informações, é hora de seguir para o próximo passo.
2- Trabalhe a comunicação com o consumidor
Em uma campanha, é preciso que toda a comunicação seja voltada para o cliente, para que gere uma boa experiência de compra. Além das campanhas referentes às datas sazonais, o pós-venda também precisa ter uma boa comunicação, pois fará com que o cliente se sinta mais confiante à marca, voltando a comprar na loja e divulgando o seu produto para outras pessoas.
3- Trabalhe com ferramentas de automação
A demanda costuma ser alta durante o período de campanhas sazonais, por isso, é importante que a sua equipe consiga atender todo o público. Toda a sua estratégia pode ser automatizada com o auxílio da tecnologia.
Aproveite este serviço para disparar e-mails marketing e mensagens via WhatsApp comunicando novidades e ofertas, emissão de nota fiscal, atualização de entrega e até otimizar o serviço interno, como o controle de estoque.
4- Pesquise as ações da concorrência
Analise o que o seu concorrente já fez nos anos anteriores e o que ele não soube aproveitar. Se prepare para superar a expectativa do consumidor tendo uma base do que você pode criar para aproveitar datas sazonais da melhor maneira possível.
Lembrando que a sua empresa não deve copiar as estratégias já feitas pela concorrência, apenas se inspirar e criar suas próprias campanhas. Caso o público identifique que é uma cópia, a sua marca será mal vista no mercado.
Datas sazonais influenciam qualquer negócio. Planeje sua estratégia com antecedência, otimize o atendimento e as campanhas com base nos resultados anteriores e divulgue a sua campanha através das redes sociais para conquistar novos leads e gerar mais vendas!