A competição acirrada trazida pela globalização do mercado exige que as empresas formem equipes mais eficientes.
No entanto, entender como montar uma equipe qualificada e comprometida com os resultados organizacionais nem sempre é uma tarefa fácil para os gestores de RH.
Uma cultura organizacional mal gerida pode ser um dos principais fatores que impedem que as equipes de trabalho saibam exatamente quais são seus papéis na empresa, causando prejuízos tanto para os profissionais quanto para a empresa.
Acompanhe a equipe
O primeiro passo para alcançar uma força de trabalho efetiva é mapear o perfil comportamental de cada colaborador e traçar um plano de crescimento profissional baseado em suas competências e habilidades, alinhando-o aos objetivos estratégicos da organização.
Nesse plano, deve-se identificar o potencial de cada colaborador e como ele pode ser desenvolvido e utilizado para alcançar melhores resultados.
As empresas que utilizam esse tipo de gestão de pessoas obtêm melhores resultados e confiança na construção de equipes, pois conseguem combinar competências complementares ou diferenciadas, dependendo dos objetivos almejados, estimulando o trabalho em equipe e valorizando o crescimento profissional de cada colaborador.
Faça a equipe focar no objetivo comum
As melhores equipes são formadas por pessoas com diferentes características comportamentais, possuindo uma variedade de competências e habilidades, trabalhando em prol de um objetivo comum.
Para tanto, é fundamental a comunicação contínua sobre os objetivos estratégicos da organização e seus projetos, dificuldades e avanços.
Os funcionários precisam entender seu papel na empresa e as expectativas dos gerentes para o desenvolvimento de seu trabalho e refletir essas necessidades em seus relacionamentos com outros membros da equipe.
Quando todos estão indo na mesma direção, os resultados da equipe são aprimorados e mais fáceis de alcançar.
Gerencie o tempo
A gestão do tempo é um princípio fundamental da gestão de uma equipa. Além de desmotivada pelo estresse gerado pelo acúmulo de atividades, uma equipe sobrecarregada costuma entregar com atraso.
Da mesma forma, a gestão do tempo auxilia no monitoramento da produtividade coletiva e individual, tornando-se uma aliada dos gestores na gestão de suas equipes.
Promova incentivos
Todos os funcionários gostam de ser recompensados por se saírem bem no trabalho.
Desenvolver campanhas de marketing, vendas e resultados com foco em motivação e recompensas pode melhorar o desempenho profissional dos colaboradores e fazê-los sentirem-se motivados a perceber benefícios, além de melhorar os resultados da produção.
Promover incentivos significa mais do que distribuir prêmios ou benefícios. Muitas vezes, avaliar os funcionários por meio de cursos, contratar um palestrante para empresas, participar de seminários e participar de projetos especiais já representa um incentivo necessário para que os funcionários e suas equipes trabalhem com mais eficiência.
Tenha um líder
Outro fator crucial na formação de uma equipe eficaz é o papel do líder, que ganha destaque especial nesse processo por estar em contato direto com seus subordinados e ser capaz de motivá-los para o alcance de melhores resultados. Para isso, os gestores de RH precisam formar líderes para serem ferramentas auxiliares para o engajamento da equipe.
Para ter uma equipe coesa e leal, um líder precisa seguir alguns princípios, como: saber ouvir e entender seus colaboradores, atribuir tarefas e saber cobrar de acordo com as habilidades de cada um e os objetivos da empresa , tendo controle sobre o processo Feedback, saber treinar novos líderes e ser modelo de boas práticas e comportamento no trabalho.
Ofereça feedbacks
Também é função do líder mostrar aos membros da equipe seus pontos fortes e fracos. Isso é fundamental para que os funcionários melhorem continuamente, o que reflete na produtividade.
Ligue para cada funcionário individualmente e fale sobre as áreas que podem ser melhoradas. É ideal fornecer exemplos que ajudem a reforçar suas observações. Forneça instruções e deixe claro que os funcionários podem contar com sua ajuda e equipe para melhorar suas habilidades profissionais.
Também é importante que seus funcionários saibam que são reconhecidos por seus talentos e esforços individuais.
Use feedback positivo para destacar os pontos fortes de cada colaborador, e isso pode ser feito em uma reunião de grupo ou e-mail, se preferir. Os elogios são excelentes ferramentas motivacionais e devem ser usados com frequência!
Alinhe a gestão de equipes à gestão de tarefas
Outro aspecto importante para garantir o engajamento da equipe e o gerenciamento eficaz da equipe é manter todos informados sobre as tarefas de seus colegas e o status de cada atividade.
Assim, além de toda a equipe ter uma ideia clara de quanto falta para atingir seus objetivos, uma pessoa pode oferecer ajuda à outra quando necessário. Isso também é útil para os gerentes controlarem o progresso da tarefa e do processo.
Para isso, utilize um quadro físico, como aquele onde todos podem anotar suas tarefas, ou um software de controle de missão digital, escolha aquele que garanta uma equipe mais ágil, pois todos os registros podem ser atualizados, compartilhados e criados com mais facilidade.
Com isso, agora você sabe como ter uma equipe mais eficiente na sua empresa.