O poker é categorizado como um esporte da mente. Logo, por tal definição enquanto modalidade, indica que há muito mais do que sorte em uma partida. Na verdade, o poker é um jogo complexo de estratégias mentais organizadas por um conjunto de regras específico e bem definido.
Igual a outras atividades cognitivas como aprender inglês, o poker estimula o cérebro a trabalhar as áreas do pensamento matemático e estratégico. Nesse sentido, torna-se um grande aliado para os profissionais do mundo dos negócios, e neste post nós explicaremos os motivos; confira!
Como funciona o jogo de poker?
As regras do poker definem uma classificação para as cartas e conjuntos de cartas disponíveis no baralho. Uma sequência de 6,7,8 e 9 de copas é mais fraca que quatro áses, por exemplo. Desse modo, os jogadores precisam saber de cor o score de cada combinação para medir a força de sua mão na partida.
O jogo começa com a distribuição de cartas para os participantes da mesa – no geral, 4 cartas. Há diferentes estilos, mas no geral, as rodadas servem para comprar cartas e ‘negociar’ fichas. O objetivo final é ter um conjunto de cartas com maior score na rodada final em que todos mostram sua mão.
Foto: Freepik
Assim, pela própria dinâmica do jogo, até a revelação final das cartas sobre a mesa, muita água passa debaixo desse rio! No início da partida, apenas o jogador sabe o score da sua combinação. A partir desse momento, o poker vira um desafio psicológico em que não é necessário apenas ter uma ‘boa mão na sorte’, mas ‘parecer’ tê-la. E é justamente isso que transforma o esporte em uma verdadeira escola sobre autoconfiança e controle emocional.
Como jogar poker no Brasil?
Nos últimos anos, o Brasil teve uma grande expansão dos locais para se jogar poker no país. Além disso, as marcas têm realizados eventos e torneios em hotéis, restaurantes e até teatros. Porém, em muitas cidades, sobretudo no interior, ainda pode ser difícil encontrar uma boa casa para praticar o esporte. Felizmente, há uma grande oferta de opções para jogar on-line e com qualidade.
Em primeiro lugar, é preciso saber distinguir um site com games de poker online de uma plataforma real de poker pela internet. De fato, há muitos sites que oferecem o esporte como mais um dos tantos jogos disponíveis, como buraco, truco e cacheta. Essa versão não consegue chegar tão próximo das dinâmicas de uma partida real.
Já um site especializado em poker online tem mais ferramentas para produzir digitalmente a ambientação de uma partida real, que envolve tensão e concentração. Não é à toa que a expressão ‘poker face’ é utilizada para designar a frieza de uma pessoa em certas situações. Ao invés de ser apenas um lance de sorte, o poker é um esporte baseado em psicologia e matemática.
O que o jogador pode aprender com o poker?
Há dois cenários principais aos quais o jogador de poker será exposto em uma partida. Ao receber uma boa mão, terá de se controlar. Os outros players na mesa precisarão apostar as próprias fichas e não o farão se a pessoa deixar ‘na cara’ que está melhor que o restante.
Por outro lado, se a mão distribuída não é boa, há de se traçar estratégias. Alguns jogadores preferem ir com mais calma nas apostas das fichas, controlando a decepção e o medo de perder. Outros já são especialistas no blefe e buscam mostrar domínio da situação e ‘intimidar’ os adversários.
Foto: Freepik
De fato, não há uma solução ‘correta’, visto que ambas as escolhas podem dar bons resultados. Logo, dá para se perceber que o poker vai ajudar o jogador a entender os próprios ímpetos e dinâmicas psicológicas. Entender o estilo de ‘investida’ e saber lidar com a dosagem das emoções também são habilidades fundamentais no mundo dos negócios!
Velocidade de raciocínio e pensamento matemático
Há uma lógica matemática no jogo de poker, afinal, o baralho é finito, abrindo a contagem de possibilidades. Ao receber a mão, o jogador sabe do próprio score e consegue calcular – ao menos por feeling e suposição – as combinações possíveis que podem estar sob a posse dos adversários.
E tudo isso deve ser feito muito rápido, afinal, não dá para pegar a calculadora e sair aplicando fórmulas no meio do jogo. Dessa maneira, o esporte ensina muito a ser assertivo e rápido com situações inesperadas, além de treinar a capacidade de cálculo mental do jogador.
Interação social e inteligência emocional
Além de ensinar a controlar as próprias emoções, o poker ajuda a entender as reações dos outros. Ao longo do caminho no esporte, o jogador aprende a identificar os blefes, a compreender as feições de momentos ruins e a ler qualquer microexpressão que traduza um pouco do pensamento alheio.
Por fim, o poker ensina a conhecer as pessoas e a interagir com elas. Tal capacidade social é fundamental para o mundo dos negócios. Para muito além de lidar com números e resultados, um bom empresário precisará estar constantemente próximo das outras pessoas; e um bom jogo de poker é o treinamento ideal!