Por mais que a ideia de home office esteja cada vez mais dentro da mente das pessoas que trabalham até com vendas, muita gente ainda prefere trabalhar pessoalmente, olho no olho, negociando e tudo mais.
Claro que para isso existe um pouco mais de trabalho, a pessoa vai precisar de um local físico, e se ela está começando-a provavelmente não vai ter dinheiro para chegar e comprar um lugar, ela vai precisar começar alugando um.
E mesmo só na base do aluguel, a pessoa ainda vai ter muitas dificuldades para começar, e é por isso que o investimento do seu local físico de aluguel deve ser certeiro. Para ter certeza de que vai fazer isso direito, ela precisa se atentar a algumas coisas, mesmo que você alugue com profissionais como na Líder Imobiliária.
E para ajudar nisso, hoje vamos listar aqui algumas dicas do que se observar primeiro na hora de alugar um imóvel comercial.
A localização
Antes de alugar um local, você precisa ter certeza de que ele está em um local bom para você e para o que você quer. Temos que lembrar que você está alugando um lugar comercial, e quão longe ele fica de centros urbanos para que os clientes venham?
Ou melhor, se você tem um comércio que vai fazer com que muitas pessoas circulem, tem lugar para estacionar por perto? O transporte público passa aí por perto? É fácil chegar aí de bicicleta ou a pé?
A isso tudo, além de perguntas como se o bairro é seguro, se você vai ter que ficar lidando com fortuitos, se o local em volta é perigoso demais para as pessoas querem transitar por aí. O local é fundamental, e você deve ter certeza de tudo citado antes.
A estrutura
Agora é hora de olhar para ter certeza se a estrutura que o local tem vai suprir aquilo que você precisa. Você tem que pensar primeiro o que seu modelo de comércio vai precisar. Ele vai receber pessoas? Ele vai precisar de uma cozinha? Você vai ter lugares para sentar ali dentro?
Tudo isso requer espaço, e espaço organizado com alguns cômodos, então você precisa pensar a longo prazo. Se aquele lugar não parece tudo o que você precisa, você pode reformar? Pode fazer obras? Vale a pena fazer isso aqui? É melhor fazer uma obra ou procurar outro lugar?
São todas coisas que você precisa parar para pensar antes de finalmente fechar o acordo, só assim você vai ter certeza de que não está assinada logo só para se arrepender algum tempo depois por não ter pensado em tudo.
Se informe sobre os valores locais
Naturalmente existem bairros onde os imóveis são mais caros, seja comercial, ou seja, residencial. E pior de tudo é que muitas vezes o bairro tem imóveis mais caros, mas isso não necessariamente faz dele melhor, principalmente quando o assunto é ter clientes para você.
É exatamente por conta disso que você precisa se informar sobre o preço dos bairros, sobre onde existem lugares mais baratos, e como é que os comércios, se existem, funcionam, ali por perto.
Assim você vai ter sempre a certeza de que alugou um local onde as pessoas realmente passam, e podem acabar entrando ali, ao invés de estar pagando apenas por um local caro, onde vai ter pouca circulação e seu negócio vai acabar sendo prejudicado.
Tenha sempre uma vistoria
Agora é importante dizer que por mais que você possa ficar de olho no imóvel antes de fechar, é muito provável que você não seja nenhum profissional no assunto, e por isso a importância de ter alguém que entenda disso por perto.
O que a pessoa vai fazer é vistoriar por você, olhar para saber se o local está batendo totalmente com o preço que está sendo cobrado. Se não existem falhas que podem fazer com que ele na verdade esteja inflacionado.
Isso também ajuda a identificar direito problemas que você deve reportar e colocar no contratado, mostrando que aquilo não é algo que é sua responsabilidade consertar caso um dia você precise entregar o lugar.
Leia atentamente o contrato
E por fim, a coisa que você mais precisa observar na hora de alugar um imóvel comercial é o contrato. Acredite, contratos podem conter grandes bizarrices que você não espera, e às vezes você só sabe disso quando ler o contrato.
Veja se existem problemas, multas, se existe algo que permita que o aluguel aumente. Tudo que possa gerar problemas legais para você, tudo o que possa te dar algum tipo de dor de cabeça depois.
De preferência, tenha um advogado para te ajudar nessa, já que ele vai saber identificar com mais facilidade coisas estranhas que não deveriam de forma nenhuma estar ali, e te livrar de uma enrascada.