Você pode estar se perguntando qual instrumento é o mais difícil de tocar. Neste artigo, mostraremos quais instrumentos precisam ser considerados difíceis de tocar e listamos quais são os instrumentos mais difíceis de tocar.
Porém, isso não significa que o aprendizado deva ser abdicado, mas é interessante conhecer os desafios que o aguardam.
O que o instrumento precisa ter para ser considerado difícil?
Vários fatores tornam um instrumento difícil de aprender. O principal é a estrutura do próprio aparelho. Alguns requerem processamento correto e preciso para produzir um som de alta qualidade.
Até o peso de alguns instrumentos pode ser uma dificuldade para quem quer se desenvolver neles. Outro detalhe que torna certos instrumentos mais difíceis de tocar é encontrar tempo suficiente para estudá-los.
Por fim, muitos dos instrumentos que descreveremos a seguir não são tão populares, sejam vistos em apresentações ou ouvidos em músicas produzidas no Brasil.
Isso acaba afastando as pessoas desses dispositivos, deixando muitos inconscientes de seu som.
A seguir, você verá quais são os instrumentos musicais mais difíceis de tocar.
A gaita de fole
No sul do Brasil, essa gaita é bastante conhecida, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. A maior dificuldade está na força necessária, não necessariamente na complexidade da instrumentação.
Dito isso, você precisará de muita respiração para ter sucesso.
Como tal, é um dos instrumentos com mais “alunos” que desistem rapidamente. Isso porque é natural falhar no começo, mas o som só ficará perfeito depois de muita calma e paciência. Aliás, o som perfeito dura pouco mais de 2 minutos.
Mais do que saber apertar as teclas ou movimentar os braços, a ideia é lidar bem com a respiração, considerada o elemento mais complexo desse tipo de instrumento.
A tuba
Estamos falando de um instrumento da família dos metais, que é um aerofone. Em 1835, a primeira patente para tuba apareceu nos nomes de Johann Moritz e Wilhelm Wieprecht.
Sua forma é um tubo cônico curvo. Pode ter de três a seis pistões e válvulas.
O estranho sobre esse tópico é que existem pelo menos três tipos de tuba, a tuba de marcha, a helicon e sousafone. A propósito, a sousafone é muito rara e tem um formato interessante com um “S” na ponta do tubo.
A bateria
Acredita-se que a bateria seja o instrumento mais fácil de aprender o básico, mas o mais difícil de dominar. Estilos e técnicas de golpes específicos requerem aprendizado adequado, juntamente com impulso e pulso.
Manter os pés e as mãos sincronizados não é tão fácil quanto a maioria das pessoas pensa, porque é difícil manter a parte superior e inferior do corpo em duas batidas completamente diferentes.
Além disso, acertar a altura tanto na braçada quanto no arremesso é uma tarefa difícil. A coordenação independente pode levar muito tempo para aprender.
O saxofone
O saxofone, ou apenas o saxofone, está aqui por um motivo especial: as notas escritas não são iguais às notas que ouvimos. Dito isto, realmente não tem som. Então, principalmente em Si. O instrumento de transposição, como é chamado, foi patenteado por Adolphe Sax.
É feito de metal, geralmente com latão, e é colocado ao lado da flauta e do clarinete pelo seu mecanismo. Tem um tubo cônico com 26 furos.
A abertura é controlada por uma chave lacrada com uma almofada de couro. As boquilhas são feitas de metal ou resina com molas de bambu.
Atualmente, existem vários fornecedores deste instrumento, mas a Yamaha é quem no mercado se destaca pela qualidade dos seus produtos.
O violino
Toda vez que você vai a um casamento ou festa de formatura e vê aqueles profissionais tocando violino, sim, você pode aplaudir.
Pode até parecer fácil pois suas cordas lembram a corda de violão, mas está muito longe de ser simples de tocar.
Para quem não sabe, o violino é considerado o menor instrumento de cordas agudas do mundo. Tem quatro cordas, afinadas em uma quinta perfeita. Tanto que os guitarristas usam arcos para tocar seus instrumentos.
Quanto ao material, eles podem ser feitos de vários tipos de madeira, e quem os faz chama-se luthier. As origens do violino são antigas, e o instrumento é usado em vários gêneros populares, do jazz e folk ao rock and roll.
O acordeão
Também é conhecido como acordeon. É comum em muitas culturas populares. Acontece que é perfeito para criar sons emocionantes. Uma pessoa com sanfona já consegue compor uma música bem interessante sem precisar de uma orquestra inteira.
Aqui temos um aerofone, da Alemanha, composto por um fole, uma palheta livre e duas caixas harmônicas.
Ou seja, é um instrumento de teclado que exige que os profissionais tenham essa habilidade de “fazer duas coisas ao mesmo tempo”.
Apesar de ser da Alemanha, acredita-se que ele seja chinês. Porém, agora existe um acordeon mais portátil por aí, que se toca e é bem diferente dos acordeons que estamos acostumados a ver.
Com isso, você sabe agora quais são os instrumentos musicais mais difíceis de tocar.