Com o verão chegando, a vontade de comer frutos do mar só aumenta dentro das pessoas. Apesar de apreciarmos essas iguarias o ano todo, é quando o sol está mais forte que queremos piscina e mar, e isso faz com que a vontade de comer esses alimentos só aumente.
E sem dúvida nenhuma, uma das iguarias mais apreciadas dentro da classe de frutos do mar é o camarão. Todo mundo adora camarão, feitos das mais diversas formas, desde o coquetel de camarão todo rebuscado, até o clássico empanado que você compra em uma barraca na frente do mar.
Mas será que você já refletiu sobre como muitas outras pessoas ao redor do mundo gostam deste alimento também? Existem algumas coisas que são mais famosas no Brasil que lá fora, como o arroz e o feijão, mas existem coisas que são extremamente populares mundo afora.
O camarão é um desses alimentos, que é comido em todos os cantos do planeta. Mas a questão que fica é: onde ele é mais apreciado? Hoje estamos aqui para falar sobre esse assunto.
Vamos citar aqui onde o camarão é mais consumido, e como um extra ainda vamos contar a onde o Brasil se encontra nesse meio.
Japão
O primeiro país que vamos citar aqui não está em primeiro, não é o país que mais consome camarões no mundo, mas isso acontece mais porque ele fica em um país pequeno. Se a população do Japão fosse maior é bem provável que o país iria sim estar em primeiro, porque praticamente todo mundo que mora lá come esse fruto do mar.
Isso está diretamente ligado ao fato de que a culinária local aprecia muito, e por questões geográficas, já que o Japão é um ótimo lugar para conseguir esse tipo de fruto do mar. E com as muitas receitas, a ilha toda aprecia essa comida desde sempre.
Sabemos que o camarão está na culinária local do oriente a muito tempo, ele é apreciado na China, nas Coreias, mas na terra do sol nascente, tudo é elevado ao extremo, principalmente por ser um dos países com maior fama pelas suas receitas.
E não estamos falando apenas do sushi de camarão, que é bem famoso, mas o Japão tem também uma das receitas de camarão empanado mais famoso que existe. Esse prato é chamado de Ebi Furai, e é replicado no mundo todo por conta de sua tradicional crocância.
Europa Ocidental
Agora falando a segunda colocações sobre os primeiros consumidores de camarão do mundo, temos um empate técnico com praticamente toda uma região da Europa, tamanho é a tradição de comer pescados e frutos do mar naquele lugar.
Se você está confuso, só países que estão no lado ocidental da Europa são: Alemanha, Reino Unido, Bélgica, França, Suíça, Irlanda, e alguns outros. Todos esses países consomem muitos frutos do mar.
Mas um dos detalhes mais impressionantes é que nenhum desses países são grandes produtores de camarão, o que significa que eles são grandes importadores, e fazem a economia em cima de frutos do mar girar muito.
Para se ter uma ideia, o maior produtor de camarões de todo o mundo é a Tailândia, e mesmo sendo a maior produtora do mundo ela não consome camarões iguais esses países citados consomem, mostrando como a cultura do alimento pode ser curiosa.
Estados Unidos
E quem fica com o pódio é outro lugar que tem a produção de camarões extremamente baixa, mas que tem grandes consumidores. Estamos falando é claro da chamada “terra das oportunidades”, os Estados Unidos, que são famosos por fazer diversas receitas diferentes de camarões.
A culinária de camarões é muito apreciada em terras litorâneas nos Estados Unidos, e por mais que possamos pensar em cachorro quente e hambúrgueres quando pensando na comida de lá, eles tem muita coisa boa relacionada a frutos do mar.
Mas claro, pelo fato dos Estados Unidos não ser um grande criador de camarões, apenas um grande importador, o preço desse fruto do mar pode ficar um pouco alto por lá, principalmente dependendo da região onde a pessoa morar.
Geralmente, quanto mais longe das costas, mais caros esses alimentos ficam, algo que pode ser observado mesmo no Brasil, onde estados como Goiás e Mato Grosso registram preços mais altos dessas iguarias, diferentes de lugares como Rio de Janeiro e o litoral paulista.
Menção honrosa
Mesmo não tendo conseguido chegar ao pódio, não podemos deixar de citar o Brasil aqui. O nosso país pode não ter conseguido chegar entre os 3 primeiros, mas é o sexto maior consumidor de camarões de todo o mundo.
E apesar de produzirmos de forma suficiente para nós mesmos, não somos os maiores produtores da américa do Sul, o lugar vai para o Equador, que distribui para vários outros países aqui da parte de sul da América.