Certamente você já passou por diferentes situações nas quais seu colégio testava seus conhecimentos. Aqui, podemos citar as provas, dinâmicas, debates e também o simulado escolar, excelentes aliados quando se trata de verificar o nível de aprendizagem.
De toda forma, para desenvolver bons simulados é muito importante que a instituição conte com um banco de questões para professores. Essa iniciativa além de facilitar e agilizar a produção das questões, ajuda no direcionamento do ensino.
Com objetivo de tirar todas as suas dúvidas sibre simulado, preparamos o texto a seguir. Continue acompanhando e boa leitura!.
O que é simulado?
De modo geral, assim como as provas, o simulado é uma ferramenta utilizada por diferentes níveis escolares. Dessa forma, se avalia o grau de aprendizado dos alunos de acordo com os conteúdos apresentados.
Por isso, o ideal é que su aplicação aconteça algumas semanas antes do período de provas. Isso porque o professor será capaz de entender as maiores dificuldades dos alunos e, assim, criar um plano de desenvolvimento até as provas.
Geralmente o simulado carrega um peso menor que as provas bimestrais ou trimestrais, determinando pontos falhos de aprendizagem dos estudantes.
De toda forma, além de formar um estudante capacitado, ao aplicar esse questionário, a escola estimula as habilidades dos alunos.
Benefícios da aplicação do simulado
Agora que você entende o que é simulado é importante conhecer também os principais benefícios que a aplicação desse tipo de avaliação pode proporcionar para o colégio e principalmente para os estudantes.
Certamente o seu grande benefício é identificar e avaliar o desempenho escolar, analisando quais conteúdos necessitam de mais atenção por parte dos professores. Esse resultado tem relação direta com o desenvolvimento de novas estratégias de ensino.
Portanto, o simulado oferece ao corpo docente a possibilidade de alterar estratégias de apresentação do conteúdo e até mesmo cronogramas de ensino. Dessa forma, ele será capaz de criar planos de ensino que sejam mais efetivos para os alunos.
Além disso, em níveis mais avançados como turmas do Ensino Médio, esse compilado de exercícios consegue preparar os estudantes para as provas dos diversos vestibulares, como o ENEM.
Por isso, é muito comum que escolas desenvolvam simulados com as mesmas características e formatação do ENEM para que os alunos possam se ambientar com o estilo de perguntas e respostas do vestibular.
Com isso, o benefício do simulado para essas turmas é preparar fisicamente e psicologicamente os estudantes para as longas horas de provas de vestibular que eles terão que enfrentar para atingirem o ensino superior.
Quando aplicar?
Como qualquer outro método de ensino, a frequência e prática são os melhores aliados. Por isso, para que o simulado surta o efeito desejado e desenvolva os conhecimentos dos alunos, preparando-os para outras provas, a sua aplicação deve ser realizada regularmente.
Com isso, o ideal é aplicar o simulado pelo menos uma vez por bimestre ou trimestre, variando de acordo com a divisão pedagógica da instituição de ensino. Essa prática vai tornar-lo menos assustador aos alunos.
Além disso, pode ser interessante também aplicar o simulado em períodos anteriores a semana de provas para que o professor tenha um tempo razoável para apresentar conteúdos que tiveram um baixo aproveitamento pelos alunos.
Por que o simulado é importante?
Você já conhece os principais benefícios que a aplicação do simulado proporciona para os alunos como melhor aproveitamento e entendimento do conteúdo como uma melhor preparação para vestibulares como o ENEM.
No entanto, o simulado é importante para avaliar o desempenho do próprio corpo docente, ou seja, se eles estão conseguindo passar de maneira clara e objetiva os conteúdos determinados pelos órgãos para cada nível de ensino.
Com isso, provas e simulados além de serem extremamente importantes para o desenvolvimento acadêmico dos alunos também servem para avaliar a qualidade do ensino do colégio.
Conheça os tipos de simulado
Agora que você já sabe o que é simulado e sua importância para o processo de aprendizagem de milhares de estudantes, é preciso conhecer os diferentes tipos que podem ser aplicados. Veja a seguir!
1- Escolar
O primeiro e já abordado pelo texto é o simulado escolar e que geralmente é aplicado em estudantes da educação básica. Com isso, seu objetivo é avaliar o nível de absorção dos conteúdos pelos alunos.
Logo, com os resultados em mãos o corpo docente pode realizar alterações no cronograma de aula. Assim, os estudantes conseguem ter mais tempo para aprender os conteúdos que não tiveram bom aproveitamento.
2- Simulado de vestibular
Esse tipo de simulado é voltado a estudantes do ensino médio que irão prestar provas para os mais variados vestibulares. Contudo, ele pode ser aplicado em cursos especializados em provas para universidades.
Portanto, ele costuma ter um volume maior de questões e, realmente, simular as condições das provas que os estudantes irão realizar, como o ENEM, por exemplo.
3- Simulado para concurso
Assim como o simulado de vestibulares, o que corresponde a concurso, conta com questões que os mais variados concursos públicos podem apresentar. Ou seja, voltado para o público aspirante ao mercado.
Conclusão
Como visto, o simulado tem a função de avaliar a absorção dos conteúdos pelos alunos e preparar jovens estudantes para provas de vestibulares.
Sendo assim, essa é uma maneira do corpo docente ter um controle sobre os pontos fracos e fortes dos estudantes. Fazendo isso, é possível alterar cronogramas pedagógicos para que se obtenha cada vez melhores resultados e mais conhecimento por parte dos alunos.
Com isso, o simulado é muito importante para preparar psicologicamente os alunos para as mais diversas situações em provas e vestibulares.