Acabar com a ferrugem em portões e janelas pode ser mais simples do que você imagina. Veja as dicas e dê o primeiro passo
Que atire a primeira pedra o morador que nunca sofreu com a ferrugem. Muito comum em alguns itens, esse fenômeno é resultado do contato direto das estruturas de aço ou de metal com os chamados átomos de oxigênio. A partir disso, acontece a famosa oxidação, responsável por causar a ferrugem, que conhecemos por ser uma camada vermelha, composta por hidróxido de ferro.
Bastante incômodo e esteticamente desagradável, esse visual leva muitas pessoas a recorrer a uma série de atitudes para tentar reverter a situação, indo desde a pintura de metais até, em último caso, a substituição completa do portão, das janelas ou de outros utensílios feitos em ferro.
Porém, nada de preocupação! Como uma forma de driblar esse cenário, listamos várias informações especiais para combater e tratar a ferrugem. Confira a leitura abaixo e descubra, em poucos passos, quais medidas tomar. Vamos lá!
Os malefícios da ferrugem
Muito além de ser um problema estético, a ferrugem é responsável por provocar uma série de outros incômodos para os moradores de um lar. Espia só quais são eles.
- Esse efeito compromete a estrutura e a resistência do utensílio.
- A ferrugem prejudica o visual de um objeto, deixando-o com o aspecto de velho e descuidado.
- Se não tratada adequadamente, a ferrugem inviabiliza a restauração da peça.
- Tal situação interfere na saúde humana, causando irritação, tosse e até problemas no sistema respiratório.
O que fazer para prevenir o aparecimento da ferrugem
Já diria o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. Sabendo disso, uma boa dica é sempre proteger as suas estruturas e, com isso, evitar o aparecimento das incômodas ferrugens.
Nessa etapa, a recomendação é manter os utensílios de ferro longe da umidade e do contato direto com a água. Caso isso não possa ser evitado, nada de se desesperar. Como alternativa, considere secar muito bem tais superfícies, utilizando um pano seco e macio.
Obviamente, não terminamos por aí. Para quem vive em regiões do litoral, é sempre bom adotar medidas para minimizar os efeitos da maresia. Nessas circunstâncias, recomendamos limpar as estruturas metálicas constantemente, sempre com muito cuidado. De acordo com os especialistas, o ideal é realizar essa higienização, em média, a cada 15 dias.
Eliminando a ferrugem de portões, janelas e demais objetos
Felizmente, nem tudo está perdido. Se mesmo seguindo as recomendações acima a ferrugem acabou atingindo os seus portões, janelas e demais utensílios, saiba que existem algumas medidas a serem tomadas.
A primeira delas é investir em uma solução caseira — e superacessível — que consiste em utilizar uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Ao misturar esses dois componentes, você criará uma pastinha, que pode ser aplicada, com a ajuda de uma escova, no local enferrujado. Deixe a mistura agir por, no mínimo, 12 horas para limpar a área comprometida.
Existe ainda outra dica que não pode ser descartada: a pintura. Se houver ferrugem, o ideal é tirar antes de pintar ou usar esmalte próprio para ferrugem. Atualmente, existe uma infinidade de tintas que podem ser aplicadas nessas superfícies a fim de proteger o metal e, de quebra, garantir um visual agradável. Você ainda pode escolher a cor de acordo com o restante do seu lar, promovendo, assim, uma decoração completa e estilosa. Pense nisso!
E então, após conferir essas dicas você já sabe como cuidar da ferrugem em portões e janelas? Esperamos que sim! Agora, aproveite o momento para compartilhar o link deste artigo com os seus amigos e ajudá-los a se atualizar sobre o assunto. Nos vemos em breve!