Saiba quais são os estádios mais famosos e com mais história da América do Sul
A Libertadores da América é a competição mais importante da América do Sul, mas não é só isso que chama a atenção dos amantes do futebol. Os estádios também são de grande importância e contam histórias de vitórias, derrotas, lágrimas e sorrisos, às vezes contribuindo até mesmo para a formação do caráter do torcedor, que cria ali uma identidade com o seu clube.
Você, com certeza, já pensou em como seria estar no meio da multidão, torcendo e vibrando, sentindo a energia que só quem vive sabe descrever. Pegue seus tênis e chuteiras, porque nós vamos falar dos estádios mais famosos da América do Sul, e como eles carregam tradição e história.
La Bombonera
Fundada em 25 de maio de 1940, La Bombonera (oficialmente Estádio Alberto J. Armando) tem esse “apelido” devido à forma retangular, que lembra muito uma caixa de bombons, e isso se deve também ao espaço reduzido que foi disponibilizado para a construção. La Bombonera pode ser considerado um estádio histórico, palco de vários jogos importantes onde craques deram início às suas carreiras, usando a camisa do Boca Juniors. Além disso, o estádio virou um ponto turístico quase que obrigatório para quem vai à Argentina, você com certeza já quis sentir toda aquela energia de perto. Curiosidade: uma das frases mais conhecidas para descrever o estádio é La Bombonera no tiembla, late, que diz que o estádio não treme, pulsa.
Monumental do Núñez
Considerado um dos mais importantes estádios da Argentina, ele é a casa do River Plate e também da Seleção Argentina em jogos no país. Foi inaugurado em 25 de maio de 1938, no dia do aniversário do River, e contou com a presença de 8 mil pessoas. Ao longo dos anos o estádio foi se tornando casa de jogos importantes, sendo escolhido como palco nos Jogos Pan-Americanos de 1951. Atualmente está passando por uma reforma, que visa ampliar a capacidade do estádio.
Morumbi
O estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi, é a casa do São Paulo e foi inaugurado em 2 de outubro de 1960. O estádio é considerado um dos maiores do Brasil, e já foi palco de decisões da Libertadores da América, inclusive foi lá que o São Paulo ganhou sua primeira partida, em junho de 1992, contra o Newell ‘s Old Boys, da Argentina.
Maracanã
O Estádio do Maracanã é um dos mais famosos do mundo. Essa fama não veio do nada, ele foi casa de muitos jogos importantes e decisivos. Foi inaugurado no dia 16 de junho de 1950. Oficialmente Estádio Mário Filho, o Maracanã passou por diversas reformas até se tornar o que é hoje, e se tornou também um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro. O espaço já recebeu duas finais de Copa do Mundo, e em 2020 foi escolhido para a final da Libertadores entre Palmeiras e Santos, que aconteceu em 2021 devido à pandemia da Covid-19.
Nacional do Chile
O Estádio Nacional do Chile foi inaugurado em 3 de dezembro de 1938, e tem muita história para contar. O espaço tem capacidade para aproximadamente 48 mil pessoas, e se você gosta de futebol, com certeza vale a pena conhecer o estádio. Uma das curiosidades sobre o nacional é que ele recebeu a Copa do Mundo de 1962, tendo a estrutura toda refeita para que a capacidade aumentasse para 95 mil pessoas. O estádio também já passou por momentos difíceis, durante a ditadura no Chile o lugar era usado como campo de concentração, com mais de 40 mil prisioneiros.
Centenário do Uruguai
Não podíamos deixar de colocar na lista o Centenário do Uruguai, que tem capacidade para 60 mil pessoas. O estádio foi inaugurado em 18 de julho de 1930 e é mundialmente conhecido por ter recebido jogos da primeira Copa do Mundo, onde a seleção ganhadora foi a do Uruguai. Além disso, foi palco da final da Libertadores de 2021, recebendo Palmeiras e Flamengo. O centenário também é declarado Patrimônio Histórico de Futebol pela FIFA.