Opções são pautadas em maior segurança para o público feminino
A independência feminina em nossa sociedade pode ser considerada um tanto quanto recente. Nos Estados Unidos, por exemplo, o direito ao voto foi conquistado pelas mulheres em 1920, sendo que no Brasil isso aconteceu em 1932.
Felizmente, esse movimento por direitos iguais tem se tornado cada vez mais comum e, mais que isso, possibilitado que as mulheres tenham mais poder de decisão a respeito de questões como maternidade, matrimônio, emprego e até mesmo lazer — já imaginou poder fazer uma viagem segura para os EUA sozinha?
A possibilidade de viajar sem acompanhantes, seja para dentro ou fora do país, pode ser vista como um exemplo e tanto dessa independência tão sonhada. Além disso, é uma possibilidade de conhecer lugares completamente diferentes, podendo usufruir ainda mais da sua própria companhia.
Como escolher o local ideal?
Viajar só é uma experiência e tanto, especialmente quando você é mulher. Isso porque, além de todos os aspectos sociais que nos são cobrados, ainda temos que lidar com problemas relacionados ao machismo e, principalmente, à violência contra as mulheres.
Nesse sentido, é fundamental escolher lugares mais seguros e com facilidade de acesso aos diversos tipos de transporte locais. Isso significa poder andar de trem, ônibus ou metrô em diferentes horários sem o pavor de ser roubada, por exemplo. E sim, existem cidades onde o índice de criminalidade costuma ser bem baixo.
Além da segurança, o destino ideal para uma mulher deve ser aquele em que ela realmente se encontre. Pode ser um lugar cheio de lojas para fazer compras, com uma praia paradisíaca onde é possível se bronzear ou até mesmo um local com museus, caso a preferência seja por um turismo mais cultural e histórico.
Pensando nisso, selecionamos alguns lugares que unem tais possibilidades para que mais e mais mulheres possam viajar com tranquilidade e aproveitando o que cada um tem de melhor.
Los Angeles (EUA)
Segundo o relatório da Airbnb, dos destinos mais buscados pelo público feminino nos EUA em 2019, Los Angeles conquistou o primeiro lugar no pódio. Não à toa, já que a cidade é considerada a capital do entretenimento. Lá você poderá conhecer a Calçada da Fama, o parque da Universal Studio e o famoso letreiro de Hollywood.
Nova Iorque (EUA)
Para quem viaja pensando em fazer compras, Nova Iorque é um dos lugares mais visados do mundo, especialmente se você gosta de comprar peças de marcas internacionais. Como atrações turísticas, você pode fazer um passeio pelo Central Park e aproveitar uma dos shows glamourosos da Broadway.
Paris (França)
Ainda considerando dados da Airbnb, agora a nível internacional, a capital francesa recebeu o lugar mais alto no ranking. Além de ser uma das cidades mais seguras da Europa, Paris tem muita história e cultura a ser desbravada. As visitas ao Museu do Louvre, à Torre Eiffel e à Praça da Bastilha valem muito a pena.
Cancún (México)
Para quem não abre mão de uma boa praia, Cancún é o destino ideal. A cidade mexicana é marcada ainda por noites badaladas e muita diversão, especialmente no Coco Bongo (sim, a casa noturna do Máskara realmente existe). A gastronomia local é um capítulo a parte que merece ser devidamente apreciado.
Madri (Espanha)
Curte um passeio mais cosmopolita? Uma opção interessante é viajar para Madri. Lá você poderá curtir uma vibe mais agitada, com baladas noturnas, como também passear por museus como os do Prado e Reina Sofia. Outra opção é visitar o Mercado de San Miguel e saborear as famosas tapas espanholas.
Florianópolis (Santa Catarina)
Se sua viagem for nacional, um destino bastante interessante para conhecer é Florianópolis, que chegou a ganhar o título de “cidade mais amigável do mundo”. Além de ser mais segura, a capital catarinense oferece diferentes opções de lazer, desde belas praias até baladas noturnas das mais agitadas.