Muitos consumidores têm dúvida sobre como saber se a nota fiscal é verdadeira após fazer uma compra, seja online ou física.
Todos os empresários ou empreendedores precisam tomar cuidado com as notas de saída e de entrada.
Essa é uma preocupação, pois precisam confirmar se a nota é verdadeira ou não, pois, infelizmente existem muitos espertinhos por aí…
Esta é uma das preocupações dos empreendedores Brasileiros, principalmente para que no momento correto haja o pagamento dos tributos sem erros.
Ou até mesmo para fiscalizar funcionários e se atentar a problemas com notas falsas que podem fazer com que haja prejuízos para seu negócio.
Mas, você sabe quais e como identificar uma nota fiscal como verdadeira? E o que fazer caso encontre uma nota falsa?
O que são notas fiscais falsas?
Todas as operações comerciais, sendo elas compra, venda ou qualquer coisa, como entrega ou recebimento, precisa estar com a DANFe.
Sendo ela em papel impresso ou ela em formato digital sendo entregue.
Sendo assim, tudo que sai ou entra da sua empresa ou negócio é registrado. Não importando se é produto novo no seu estoque sendo emitido por fornecedor, ou por venda para um consumidor pessoa física.
Quando se compra uma mercadoria de um fornecedor, ele deverá gerar uma nota fiscal para a sua empresa.
Ela irá utilizá-la para contabilizar como estoque, e neste momento pode ocorrer fraudes. Há empresas que podem registrar coisas que nunca aconteceram ou fora da negociação acordada.
Há pessoas que infelizmente emitem por um CNPJ falso sem inscrição estadual válida no órgão competente, e isso pode caracterizar uma transação ilegal.
Estas notas emitidas podem compor seu estoque e acobertar mercadorias que foram comercializadas sem a emissão de uma nota real.
Há outros casos muito comuns de acontecerem é de empresas não validarem a nota fiscal. E depois disso encaminhar o documento falso.
Outras fazem isso pois estavam fazendo uma emissão em ambiente teste, e assim pode ocorrer este erro.
Como saber se é a nota fiscal verdadeira?
A validação de uma nota fiscal pode ocorrer dentro de um sistema de emissão de nota fiscal. E assim, o gestor do sistema conseguirá verificar se esta nota emitida está correta, é real e está dentro dos padrões acordados.
Existe o FreeNFe, e quando uma nota é emitida no seu CNPJ, depois de 1 hora ele consegue te mostrar para você fazer o gerenciamento desta nota. Isso irá ocorrer para você ter noção e reconhecer se a operação está correta, se é conhecida ou não, ou se ela foi realizada.
Dessa forma, ter um software que te ajuda a verificar isso, faz com que você esteja protegido contra notas fiscais de entrada na sua empresa, que não são reais.
Se ocorrer de você identificar alguma nota de entrada desconhecida, poderá informar o evento de desconhecimento daquela operação. E assim, ela irá informar ao fisco que aquela nota não está de acordo com o que você fez e ela será verificada.
E assim, você estará se eximindo de qualquer responsabilidade decorrente daquela nota, relação ou transação dentro do sistema da NF-e. A principal arma do governo para te proteger nestes casos, é que você faça a verificação no portal da NFe.
Lá, você poderá verificar as principais notas emitidas no seu CNPJ ou CPF, seja de compra ou tomada de serviços. E para validar também se uma nota que chegou até você tem realmente aquilo que ela está descrevendo.
Quais são as penalidades de falsificar uma nota fiscal?
- Existe algumas penalidades previstas em lei ao se falsificar uma nota fiscal e são elas:
- Pode ocorrer de incorrer em baixa ou inaptidão do CNPJ de ofício pela Receita Federal;
- Cancelamento da inscrição estadual por fraude;
- Multas de até 150% sobre o valor do tributo falsificado;
- Impossibilidade de participar das licitações públicas.
Estes são apenas alguns tipos de sanções econômicas que as empresas envolvidas irão passar a ter. Pois o esquema de emissão de nota falsa também pode caracterizar outros crimes previstos em lei. Isso faz com que haja um devido controle dos seus documentos fiscais.
Sendo assim, sempre tome muito cuidado com os seus documentos fiscais e com quem você coloca para emitir. Isso irá fazer com que você tenha poucos problemas com o fisco, e se bem zelado não terá problema nenhum nem com as mercadorias da sua empresa ou com fornecedores.
Verifique periodicamente notas de entrada ou saída da sua empresa, isso evitará grandes constrangimentos para você ou seu negócio e terceiros.